Heróis da Era de Ouro Reaproveitados Pela Marvel

Você sabe que muitos heróis da Era de Ouro, como o Flash e o Lanterna Verde, foram reaproveitados pela DC Comics na Era de Prata. Entretanto, alguns heróis mais obscuros da Era de Ouro nos dias de hoje, também foram reaproveitados pela Marvel. E não necessariamente vindos da Timely ou da Atlas, nomes anteriores da Casa da Ideias. Aqui, fizemos uma listinha desses heróis.


yelyellowJAQUETA-AMARELA (YELLOWJACKET)

Yellowjacket era um personagem da finada Charlton Comics, que estrelava sua prórpia revista, a Yellowjacket Comics. A revista foi publicada de 1944 a 1946, e as histórias seguiam as aventuras de Vince Harley, um escritor de histórias de crime, que ganha a habilidade de controlar insetos. Então ele veste uma capa amarelo e preta, para lembrar o inseto de mesmo nome. Nos anos 1960, Roy Thomas e  John Buscema, transformavam o Gigante, Hank Pym, em Jaqueta Amarela, que se casava com a Vespa e voltava a fazer parte da equipe dos Vingadores. Na série Multiversidade da DC Comics, ele aparece em Pax Americana, como pai do Presidente dos Estados Unidos.


yelblack

GATA NEGRA (BLACK CAT)

A Gata Negra dos anos 40, apareceu pela primeira vez em Pocket Comics#1, da Harvey Comics, criada por Al Gabriele. Apesar de ter sido criada em 1941, ela foi ranqueada como uma das 100 Mulheres Mais Sexies dos Quadrinhos. Ela era Linda Turner, filha de um ator de filmes mudos de western e uma ex-dublê. A Gata Negra original lutava contra espiões nazistas. Já, a Gata negra que se conhece hoje em dia é Felícia Hardy, ora parceira, ora adversária do Homem-Aranha. Criada por Keith Pollard e Marv Wolfman em 1979, ela tem poderes relacionados com sorte e azar. Felícia foi muito importante nos anos 90, quando era o interesse romântico de Peter Parker no seu desenho animado da época.


yeldaredevil

DEMOLIDOR (DAREDEVIL)

Antes de ser o advogado cego da Cozinha do Inferno criado por Stan Lee e Bill Everett em 1963, Daredevil era a alcunha de um malabarista que lutava contra os nazistas nos anos 40. Criado por Charles Biro em 1940, ele pertencia a editora Lev Gleason’s, uma editora especializada em quadrinhos de crime. O detalhe é que, semelhante a Matt Murdock, o Daredevil da Era de Ouro também tinha uma deficiência física: ele era mudo. Quando foi comprado pela Dynamite seu nome mudou para The Death Defying Devil.

Para ler uma matéria completa sobre o Daredevil da Era de Ouro, você pode clicar aqui.


yeljackJACK FROST

O primeiro personagem Jack Frost, foi introduzido pela Avon Comics (não, não era um personagem que borrifava perfume) nos anos 40 e era baseado na lenda de contos de fada baseados no personagem: um duende que controlava o gelo. Ele era o Little Jack Frost e era voltado para as crianças. Já Jack Q. (Quick) Frost, era um herói da Harvey Comics, nos anos 1960. Era vendido como “the coolest hero of the comics”, uma brincadeira com o duplo significado da palavra Cool, que pode ser “legal” ou “gelado”. Seu criadores foram Otto Binder e Jack Sparling. Já na Marvel, Jack Frost foi um integrante da Legião da Liberdade e de Os Invasores, duas equipes introduzidas retroativamente na continuidade da editora. Ele foi criado nos tempos da Timely Comics, e apareceu pela primeira vez na revista USA Comics, criado pelo adolescente Stan Lee, nos anos 40. Claro, todos esses Jacks tinham poderes relacionados com gelo. O Jack Frost da Marvel serviu de inspiração para o Homem de Gelo dos X-Men.

yeljackmarvel
O Jack Frost de Stan Lee!

yelhydro

HOMEM-HÍDRICO (HYDROMAN)

Criado por Bill Everertt, Hydroman apareceu pela primeira vez em 1940, na revista Reg’lar Fellers Heroic Comics#1, da Editora Eastern Color Printing. Um jovem engenheiro químico chamado Harrry Thruston que criou acidentalmente um composto químico que tornava a carne humana em água. O composto acabou caindo em sua mão. Harry chamou seu amigo Bob Blake para experimentar o composto, mas uma superdosagem o transformou em “água-humana”. Uma curiosidade é que o parceiro de Hydroman era o Garoto Arco-Íris. Já o Homem-Hídrico (Morris Bench), inimigo do Homem-Aranha, foi criado em 1981 por Dennis O’Neil e John Romita Jr. Ele ganhou poderes após uma luta do Homem-Aranha com Namor. A origem de seus poderes envolvem um gerador, radiação e bactérias do fundo do oceano. Ou seja, uma origem quase tão absurda quanto a de seu predecessor.


yelskull

CAVEIRA FLAMEJANTE (BLAZING SKULL)

Durante a cobertura jornalística que fazia de segunda guerra Sino-Japonesa, o repórter Mark Todd acabou se encontrando com o Povo-Caveira, com quem foi treinado e era destinado a ser o campeão da raça. Entre suas muitas habilidades incluem o poder de ser imune ao fogo. Voltando para os EUA, ele resolveu combater os nazistas com uma máscara flamejante de caveira. Mais tarde, ele é convidado pelos Invasores a fazer parte da equipe. Tendo aparecido pela primeira vez em 1941, na revista Mystic Comics #5, o Blazing Skull inspirou outro super-herói da Marvel, o Motoqueiro Fantasma. Ainda que não possa ser confundido com ele, pois são personagens diferentes.


yelphanthomÁGUIA FANTASMA (PHANTHOM EAGLE)

O primeiro Água Fantasma apareceu pela primeira vez em 1940 em uma revista chamada Wow Comics,  da Fawcett Comics (a mesma editora do Capitão Marvel Shazam!). O segundo, apareceu na Marvel Comics dos anos 60. Ironicamente, os dois personagens são aviadores da Primeira Guerra Mundial. Nos dias de hoje, o Águia Fantasma ganhou duas minisséries escritas por Garth Ennis para o selo Marvel MAX. Ele também foi destaque da minissérie Where Monsters Dwell, também escrita por Ennis durante o megaevento Secret Wars (Guerras Secretas) de 2015. Embora escrita por Ennis, a minissérie não tem previsão de lançamento pela Panini Comics no Brasil.

 

yeldwell
O Águia Fantasma de Garth Ennis!

Você pode ver outra lista de heróis da Marvel inspirados em outros heróis da Marvel da Era de Ouro.

Agradeço ao Renegado Primeiro e Único, que indicou os personagens usados nessa matéria.

yelcapa

Anúncios

4 Comments

  1. Não, só um pouquinho… então yellowjacket é o nome de um inseto?! ok, sempre fui leitor da marvel e tudo mais… mas nunca me dei o trabalho de saber por que Jaqueta Amarela tinha esse nome tão estranho. sempre achei que era um daqueles casos de tradução desastrosa.

    Curtir

    1. Sim, sim. É um inseto tipo um marimbondo ou uma vespa que tem a carapaça listrada de preto e amarelo. Não é porque ele teve que fazer uma jaqueta no seus dentes amarelos, huhuh! Abs!

      Curtir

  2. Quando a matéria é boa, a gente comenta duas vezes. Essa Black Cat motoqueira deve ter servido de inspiração para aquela personagem gay de Astro City (Image Comics) que eu associava à Caçadora (DC Comics). Ah, e tem um Jack Frost nos Invisíveis também (e só agora entendi o nome, pois não conhecia o conto)! Que bela pesquisa! Obrigado mesmo. Aprendo bastante aqui e me estimula a aprender mais.

    Curtir

    1. Sim, a Black Cat inspirou a Raposa Voadora mesmo. E a revista, incrivelmente, tempos depois, virou de terror com uma capa bem chocante com um cara fumando uma pilha e o rosto derretendo. Sim, tem um Jack Frost nos invisíveis (o novo Buda), o Elliot Snow do Planetary também é baseado nele e tem o da lenda que está no Fábulas. Abs e valeu pelos elogios! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s