10 Super-Heróis Com Necessidades Especiais

Como nossos atletas nas paralimpíadas mostraram, superação de obstáculos e de recordes está no sangue de quem nasceu ou possui necessidades especiais. Vamos conhecer 10 heróis que além de combaterem o crime e ajudar os fracos e oprimidos, também encaram os desafios que a vida colocou na sua frente.


supdare

DEMOLIDOR

O grande astro do momento das séries da Netflix possui uma peculiaridade: ele é deficiente visual. Matt Murdock ficou cego após salvar um velhinho que ia ser atropelado por um caminhão. Durante o acontecido, o caminhão derruba latas de lixo tóxico que acabam cegando o garoto. Entretanto esse material acabou tirando um dos sentidos de Matt, mas lhe conferiu outro: um sentido de radar e ampliou outros sentidos, como o olfato e a audição. Assim, após seu pai, o boxeador Jack Batalhador Murdock ser morto por um cartel de apostas, Matt jurou defender a justiça. Anos depois, ele se tornou o defensor mascarado conhecido como Demolidor.


suporacle

ORÁCULO

Bárbara Gordon, por vezes dita como filha e por vezes dita como sobrinha do Comissário Gordon, a maior autoridade policial de Gotham City, começou na carreira do combate ao crime como Batgirl. Primeiramente desassociada ao Batman, mais a frente ela veio a se tornar um grande apoio ao Homem-Morcego, mantendo inclusive um relacionamento com o primeiro Robin, Dick Grayson. Mas foi numa fatídica noite em que sua casa foi invadida pelo Coringa e sua gangue que tudo mudou. Bárbara foi estuprada e baleada pelo Palhaço do Crime, tornando-se paraplégica. Seu status no Universo Super-heróico mudou: agora ela se tornava Oráculo, a grande informante e hacker dos super-heróis e principalmente da Liga da Justiça. Seu poderia não estava mais nos seus músculos, mas no seu cérebro. Com a iniciativa dos Novos 52, Barbara voltou a andar novamente e voltou a vestir o manto de Batgirl.


Convergence_Week1_fnl.indd

BATGIRL (CASSANDRA CAIN)

Outra Batgirl importante, Cassandra Cain é filha dos assassinos David Cain e Lady Shiva. Para aumentar suas habilidades de luta, Cassandra foi privada do contato humano e da fala por muitos anos desde seu nascimento. Dessa forma, ela permanecia muda até que começou a ter contato com Batman e Oráculo. Cassie estreou nas páginas da maxissérie Terra de Ninguém, e logo ganhou uma série própria, sendo uma das Batgirls que mais conquistaram a aceitação do público. Na iniciativa dos Novos 52, Cassandra não se tornou Batgirl, mas atua sob a identidade de Órfã, auxiliando Batman e seus aliados.


supecho

ECHO

Maya Lopez é uma artista marcial surda, que primeiramente foi apresentada como inimiga do Demolidor, tendo se tornado, com o passar do tempo, sua aliada. Assim, durante a formação da equipe dos Novos Vingadores, Maya esteve por trás da identidade de Ronin, que depois foi usada pelo Gavião Arqueiro. Foi nas histórias do Cavaleiro da Lua que Echo acabou morrendo, mas ela retornou recentemente em uma edição anual do Demolidor. Sua origem remonta o assassinato de seu pai, o criminoso chamado Cavalo Louco. Quando o pai morreu, ele deixou seu rosto com uma marca de mão sangrenta, o que a deixou surda por trauma. Mandada para uma escola especial, lá ela aperfeiçoou suas técnicas de luta.


supbox

BOX

Roger Bochs era um brilhante engenheiro mecânico que perdeu suas pernas. Ele criou um exoesqueleto mecânico comandado por controle remoto que poderia sustentá-lo e carregá-lo. Vendo o potencial de Bochs, James Hudson, o Guardião da Tropa Alfa, chamou-o para a Tropa Beta. Ao decorrer das histórias da Tropa Alfa, Bochs foi fundido com Lionel Jeffries formando o vilão Omega, Madison Jeffries foi forçado a matar Omega durante uma batalha.


supxavier

PROFESSOR XAVIER

Charles Francis Xavier, ou o Professor X, é o líder e fundador dos X-Men. Ele possuía um vasto poder mental, mas durante uma luta contra o alienígena Lúcifer, Xavier teve suas pernas esmagadas e passou a usar uma cadeira de rodas. Stan Lee queria passar uma certa ironia em um personagem com dificuldade de locomoção, mas que ao mesmo tempo poderia acessar todas as mentes terrestres. Após os eventos de Vingadores Vs. X-Men, o Professor Xavier acabou morto por Ciclope em posse do poder da Fênix. Meses depois, o Caveira vermelha roubou seu cérebro para si e para se tornar o vilão Massacre. O Professor Xavier deixou como legado os X-Men e o sonho de convivência pacífica entre humanos e mutantes.


supmarveljr

CAPITÃO MARVEL JR.

Após ter sido atingido durante uma luta entre o Capitão Marvel e o Capitão Nazista, o garoto Freddie Freeman, se tornou alquebrado e dependente do uso de muletas para caminhar. Apiedado do garoto, Billy Batson, o Capitão Marvel, levou Freddie para o mago Shazam! que retirou parte dos poderes de Billy e os depositou em Freddie, que em seguida se tornou o Capitão Marvel Jr. . Diferente de Billy, porém, ele não revertia à idade adulta quando transformado. O superstar Elvis Presley gostava tanto do Capitão Marvel Jr. que chegou a se inspirar no uniforme dele para compor seus visuais em show.


supmidnite

DOUTOR MEIA-NOITE

Houve três Doutores Meia-Noite, todos eles com algum grau de deficiência visual. Apesar de sua deficiência, todos utilizavam lentes especiais que lhes permitam uma excelente visão noturna através de infravermelhos. Todos os Doutores tiveram como companheiros familiares, corujas, símbolos da medicina e da sabedoria, já que todos eles ou possuíam doutorado ou eram médicos. Os Doutores Meia-Noite fizeram parte da Sociedade da Justiça, da Corporação Infinito e do Esquadrão Vitorioso.


supsuperior

SUPERIOR

Criado por Mark Millar e Leinil Francis Yu, em seu Millarworld, o Superior é o alter-ego de Simon Pooni, um garoto de 12 anos. Simon era um garoto popular, cheio de amigos, campeão do time de basquete de sua escola, mas de repente, Simon se viu sem o uso de suas pernas. Descobriu-se diagnosticado com esclerose múltipla. Isso deixou Simon amargo e revoltado contra o mundo. Com a visita de um macaco alienígena chamado Ormon (na verdade um demònio encarnado), Simon precisa decidir em 24 horas se quer se tornar o herói Superior ou retornar ao seu corpo.


supcyborg

CIBORGUE

A origem mais atual de Victor Stone, o Ciborgue, remonta a batalha que formou a Liga da Justiça. Os heróis da Terra lutaram pela primeira vez contra o ataque dos parademônios de Darkseid. Durante a luta, Victor acabou tendo seu corpo dilacerado, mas seu pai, um exímio cientista, acabou recuperando suas funções conferindo a ele membros e parte do corpo cibernético, além de recursos tecnológicos impossíveis para um corpo humano normal. Após mostrar seu valor em combate, Ciborgue se tornou um valioso membro da Liga da Justiça. Apesar dessa origem, Ciborgue foi por muitos anos associado com a equipe juvenil dos Novos Titãs.


Exemplos de superação não estão apenas nas histórias, mas muito próximo de cada um de nós. Basta olhar para o lado e nos deixar surpreender com a força das pessoas com necessidades especiais, cujo maior poder é conviver dia a dia com suas limitações.

Anúncios

2 Comments

  1. Caaaaara, vou ser o “diferent ão do Português”. Mas, “houveram” está errado. Não se usa quando “houver” indica tempo decorrido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s