Esqueça Seus Julgamentos. Nimona, de Noelle Stevenson

Noelle Stevenson é hoje conhecida pela aclamada série independente Lumberjanes. Mas antes dela, Noelle publicou a websérie Nimona, que conta a história de uma garota com o mesmo nome, que possui poderes transmorfos. Tudo que ela mais quer é ser a comparsa do maior vilão do reino, o Lorde Coração Negro. Mas nem tudo é o que parece nesse quadrinho que possui uma narrativa inovadora e revigorante nas formas de encarar certos paradigmas de personagens.

untitledA graphic novel está saindo no Brasil pela Editora Intrinseca. O álbum ganhou um Eisner Award, foi finalista do National Book Award e venceu o Slate Cartoonist Studio Prize de Melhor Web Comic. Noelle Stevenson é autora, ilustradora e quadrinista. Com Nimona, se tornou autora best-seller do New York Times e ganhou diversos prêmios. Formada pelo Maryland Institute College of Art, ela é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Atualmente, Noelle mora em Los Angeles.Originalmente lançada on-line, a história teve seus direitos de adaptação para o cinema vendidos para a 20th Century Fox Animation.

Nimona é um quadrinho que traz uma série de paradoxos dentro de paradigmas bem estabelecidos. Para começar, o cenário é medieval, mas está intrinsecamente relacionado com o nosso mundo atual. O mal, aqui, não é bem o mal. E o bem, bem, também não é o bem. Tudo não passa de uma manipulação das massas, feita através de instituições corruptas que precisavam de um bode expiatório para colocar todas as culpas. Essas culpas sobrecaíram sobre o tido supervilão Lorde Coração Negro, que tudo que que fazer é derrotar o reino e a Instituição e expor suas falhas e corrupções. È com ele que Nimona, uma inocente e super esperta menininha quer se aliar e ser sua capanga número um.

nimnoelleO arquiinimigo do Lorde Coração Negro é o Sir Ouropelvis, mas que nem Coração Negro e nem Ouropelvis tem condições de matar um ao outro por conta de um relacionamento que tiveram no passado. Sim, é isso mesmo que você está pensando. E assim, o status quo se mantinha até a chegada de Nimona. O relacionamento entre os dois cavaleiros é trabalhado de uma maneira muito bonita, em momento nenhum fica piegas, ou exagerado ou sexualizado demais. Ele trabalha o amor quando é desafiado por nossos sentidos éticos e morais de fazer o que é certo ou errado em benefício próprio.

Da mesma forma, Nimona acaba se tornando um aliado que não é capanga de Coração Negro. Ela acaba forçando-o e a todos a uma situação limite que acaba por aprisioná-la, revelando sua natureza bestial. Seria Nimona uma besta em forma de menina ou uma menina em forma de besta? Todos estes questionamentos de que a real natureza das coisas está além da superfície e que, muitas vezes, precisamos no questionar muito para saber quem realmente é aliado e quem é inimigo são os principais fatores que norteiam esse quadrinho.

nimplano

Tanto Coração Negro como a Instituição sabem que a massa pode ser manipulada, mas um é visto como o vilão e outro como mocinho. O que diferencia os dois, ao fim e ao cabo, não é suas táticas de manipulação, mas sim, o uso que fazem da moral e da ética na busca de seus objetivos. Talvez seja dessa maneira que podemos separar os aliados dos inimigos. Da mesma forma, essa graphic novel tem o mesmo efeito paradoxal. Se, a princípio, seu visual e temáticas levam a serem encarados com algo infanto-juvenil ou young adult, seus questionamentos nos levam para um lado bastante adulto dos quadrinhos. Uma baita leitura, que compensa a cada virada de página e a cada reviravolta, garantindo muitas gargalhadas e aventuras para quem a lê.

nimpreview

Anúncios

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s