Os Quadrinhos de Arquivo X. Arquivo X: Clássicos – Vol.1, de Stefan Petrucha e Charlie Adlard

A série de TV Arquivo X foi um imenso sucesso nos anos 90. Criada por Chris Carter, ela abordava principalmente fenômenos alienígenas, mas todo o rol de mistérios do mundo estavam incluídos. Com uma abordagem investigativa, tinha na figura dos personagens Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), o volúvel e a cética, num interessante embate. A editora New Order trouxe ao Brasil o compêndio em questão que traz as nove primeiras histórias da série.

xficapahqNão é a primeira vez que a série é trazida ao Brasil. No final dos anos 90, a Mythos Editora publicou os quatro primeiros números da série alguns materiais esparsos, porém, um arco ficou em hiato. A primeira série em quadrinhos de Arquivo X foi publicada em 1995 pela Topps Comics, uma editora surgida no boom dos quadrinhos nos anos 90, advinda de uma companhia que vendia diversos cards de quadrinhos. A editora publicava, entre outros materiais, os quadrinhos de Jurassic Park e Xena: A Princesa Guerreira. A série de Arquivo X durou menos de 50 edições. Seus direitos foram comprados pela IDW Publishing que agora publica uma nova revista da série.

A equipe criativa por trás da revista em quadrinhos de Arquivo X contava com Stefan Petrucha nos roteiros e Charlie Adlard nos desenhos. Stefan Petrucha é mais conhecidos por quadrinhos de ficção especulativa e nos traz um roteiro muito instigante com fenômenos ocorridos ao redor do mundo recheado de curiosidades e significados ocultos, citações desconcertantes, além de explorar bastante a dicotomia entre Mulder e Scully, bem ao estilo Arquivo X.

xfialaska

Já o desenhista Charlie Adlard acabou mais conhecido por ser o desenhista regular da incrivelmente famosa série em quadrinhos The Walking Dead, tendo iniciado seu trabalho na 2000 a.D. com Juiz Dredd e Nikolai Dante. Entretanto o trabalho de Adlard na revista de Arquivo X ainda é bem precário, com alguns problemas de continuidade, bem diferente de seu trabalho mais maduro em The Walking Dead. Para fechar o trabalho de arte, temos as capas incrivelmente realistas de Miran Kim.

xfi06Os roteiros de Stefah Petrucha são sensacionais, que me fizeram ficar lendo o enorme encadernado de nove edições do início ao fim. Plots instigantes que envolvem os três mistérios de Fátima, o incidente em Tunguska, trepanação, a área 51 e o hábito de devorar seres humanos para adquirir seu conhecimento e o mistério da Atlântida. Sensacional mesmo para quem gosta de mistérios bem embasados e conspirações mundiais. Além disso, Petrucha conhece muito bem os personagens colocando em xeque as suas convicções várias e várias vezes.

Eu nunca fui um grande fã de Arquivo X, vi alguns episódios aqui e ali e o filme dos anos 2000, fui atraído a esse encadernado pelos quadrinhos mesmo. A editora New Order faz um bom trabalho, ainda que escorregue na revisão, como palavras sem acento e problemas com há e a. No encadernado que comprei também vinha como brinde o pôster “I WANT TO BELIEVE”, que está no escritório de Mulder. Os quadrinhos de Arquivo X foram uma grata surpresa e uma das melhores leituras do mês, quiçá do ano.

xfifirebird

Anúncios

4 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s