destaque, fique de olho, História dos Quadrinhos, quadrinhos
Comentários 2

A Última História dos Campeões Originais

A Marvel relançou a equipe dos Campeões. Fazem parte dela Miss Marvel, Homem-Aranha, Nova, Hulk, Viv Visão e Ciclope. Mas antes dela existir, nos anos 70 houve a equipe original dos Campeões. É sobre ela que vamos falar e entender por que a equipe se desfez. Está tudo neste post.

chaheroisA equipe original dos Campeões foi criada em 1975 por Tony Isabella e Don Heck. A equipe sempre foi muito heterogênea. Formada para enfrentar o deus grego dos Infernos, Plutão, ela contava com a liderança da Viúva Negra. Outros membros da equipe eram o Anjo, o Homem de Gelo, Hercules e o Motoqueiro Fantasma. A origem de bastidores da equipe é que os executivos da Marvel queria criar uma equipe da Costa Oeste dos X-Men, como você pode ler neste post. Entretanto, a empreitada não deu certo, mas como resquício dessa ideia, a base da equipe ficou sendo em Los Angeles.

A revista durou 17 edições e acompanhou os heróis enfrentando inimigos tanto dos mutantes quanto da Viúva, de Hércules e do Motoqueiro Fantasma. Durante algumas edições a heroína russa Estrela Negra se juntou ao grupo, quando ela e Bobby Drake tiveram um romance. A derradeira missão dos Campeões foi contra Magneto e os Sentinelas, no número 17 de sua revista.

Mas a história que mostra como os Campeões debandaram foi publicada nos números 17 e 18 da revista Peter Parker: Spider-Man. Peter é enviado por J. Jonah Jameson para cobrir o final da equipe dos Campeões de Los Angeles, mas quase é esmagado por vidraças da sede do grupo que caiam do prédio. Assim, Peter conhece o Anjo, mas os dois são atacados por Stuart Clarke – um homem alquebrado que culpa os Campeões por sua desgraça – e o seu minion, o Fúria.

chateiaEm meio ao combate é revelado que o Fúria é, na verdade, Bobby Drake, o Homem de Gelo controlado mentalmente por Clarke. Aranha e Anjo ajudam ao Homem de Gelo recuperar o controle e derrotam Clarke. Dando um fim ao Campeões. É explicado na história que a equipe debandou exatamente por serem muitos diferente e cada um ter um interesse específico. Homem de Gelo e Anjo foram, então, para os Novos Defensores e, depois, para o X-Factor original.

A equipe dos Campeões foi reunida novamente em 1998 no anual X-Force/The Champions em que a equipe de heróis se unia aos adolescentes mutantes para mais uma vez enfrentar Plutão. Após a primeira Guerra Civil, a Marvel tinha intenção de trazer os Campeões de volta como uma equipe do estado da Califórnia dentro da Iniciativa Vingadores. Entretanto, um problema com marcas registradas e direitos autorais com a Heroic Publishing, que publicava um jogo de RPG com o mesmo nome, impediu a Marvel de nomear a revista escrita por Matt Fraction com o nome Os Campeões. A série passou a ser conhecida como The Order, e permanece inédita no Brasil.

cha1998Por falar em Brasil, pouca coisa dos Campeões originais foi publicada por aqui. As três primeiras histórias da equipe foram trazidas aos leitores tupiniquins em Heróis da TV #2, 3, 18, 19, 32 e 33. Também saiu uma história da equipe no número 2 da Coleção Histórica Marvel: Supervilões Unidos #2, dedicada ao Magneto. A história citada aqui, com o Homem-Aranha, foi publicada no Brasil em A Teia do Aranha #43.

chaorderSegundo meu amigo JP, dois heróis que estavam em voga no começo dos anos 70, o Golias Negro e o Valete de Copas, estavam destinados a integrar a equipe mas, infelizmente, o título foi cancelado antes que os dois pudessem entrar para o bando. De qualquer forma, era uma equipe mucho loca, que não tinha nenhuma razão para estar reunida junta, a não ser por mero acaso do destino e vontade editorial. As histórias eram divertidas, sim, mas nem só de histórias divertidas vivem as revistas de super-heróis, como bem sabemos. Agora temos a nova equipe dos Campeões da Marvel que vem bem em vendas e conquistando o coração dos leitores. Longa vida aos Novos Campeões!

2 comentários

    • Guilherme Smee diz

      Pior que seria, Will, mas não sei por que a Marvel batizou o personagem de Plutão. Afinal ele é inimgo de Hercules, filho de Zeus. =P Abs!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s