Análises, destaque, fique de olho, quadrinhos, Resenhas
Deixe um comentário

Da “Morte do X” a “Inumanos vs. X-Men”

Muitos, como eu, achavam que seria o fim da franquia X na Marvel. Mas as megassagas que seguiram às Guerras Secretas envolvendo mutantes estão aí para provar o contrário. A Morte do X e Inumanos vs. X-Men abrem caminho não só para novas revistas dos mutantes como também dos habitantes de Attilan. E é sobre essas duas megassagas que vamos falar neste artigo.

Para começar, A Morte do X se passa no gap de oito meses entre as Guerras Secretas e a Totalmente Nova e Diferente Marvel, estabelecendo alguns contrastes entre mutantes e inumanos. A névoa liberada na saga Infinito está matando os mutantes e, ao mesmo tempo está criando novos Inumanos. Isso é comprovado com uma visita da equipe revolucionária de Ciclope à Ilha Muir, onde Jamie Madrox, o Homem-Múltiplo comanda pesquisas sobre mutantes. A equipe encontra muitos cadáveres de Madrox, bem como o próprio convalescendo. Emma Frost e Ciclope logo concluem que se trata da névoa terrígena. Ao adentrar os laboratórios da Ilha, Scott e Emma começam a tossir e caem vítima da névoa. Assim conclui a primeira edição.

ivxmadrox

Como será morrer múltiplas vezes?

Por mais que eu adore e admire o trabalho de Charles Soule e de Jeff Lemire (os escritores das duas sagas em questão), os dois escorregaram no tomate na hora de pesquisar os mutantes. Jamie Madrox não é um mutante, mas como Peter David atestou em seu X-Factor, Madrox seria algo como um proto-mutante de uma raça ancestral. Outro resvalo dos autores foi incluir Bobby Drake, o Homem de Gelo na equipe de Ciclope. Pois, a última vez que vimos, em Uncanny X-Men #600, Bobby estava na Escola Jean Grey.

ivxalchemy

A primeira aparição do Au Que Mia.

Entretanto, no segundo números, eles mostram que sim, pesquisaram um pouco da história dos mutantes trazendo de volta um mutante bastante esquecido, o inglês Alquimia, que havia aparecido somente em histórias do X-Factor Original, do Excalibur e do Legião. O plano da equipe de Ciclope é usar o mutante inglês para transmutar a nuvem de névoa terrígena em outro elemento. Tudo poderia ter dado certo, não fosse um confronto entre equipes de X-Men e de Inumanos  na cidade de Madrid na Espanha, no velho esquema atire seu raio laser das mãos primeiro, pergunte depois.

ivxwarning

Chamando Sala de Justiça! Chamando Sala de Justiça!

Nesse ínterim, Ciclope manda uma mensagem para todas as mentes do mundo através de Emma Frost e das Gêmeas Stepford: os mutantes acabaram de declarar guerra aos Inumanos, por estarem matando os mutantes. Batalha vai, batalha vem, Ciclope acaba caindo. É a primeira baixa de guerra, morto por causa de um golpe do rei Inumano, Raio Negro. Ciclope acaba se tornando um mártir, é enterrado e venerado por todos mutantes, que prometem se vingar de Raio Negro, Medusa e os Inumanos.

ivxdeath

Palavras de Morte

Mas é aí que vem o golpe de mestre dos dois roteiristas: a morte de Ciclope e sua subsequente transformação em mártir não passava de um plano nefasto e bem bolado de Emma Frost. Ao conversar com Alex Summers, o Destrutor, irmão de Ciclope, ela diz que Ciclope havia morrido ainda no Centro de Pesquisas da Ilha Muir e todas as ações do mutante, a partir de então, foi pura manipulação mental de Emma e das Gêmeas Stepford aliadas psiquicamente, inclusive a declaração de guerra de Ciclope. Dessa forma, Emma Frost se torna novamente uma vilã, retomando seu papel de importância no universo dos mutantes desde os dias em que encarou uma enlouquecida Fênix frente a frente.

ivxcover

“Ideias nunca morrem!”

“Ideias nunca morrem”, passou a ser o mote da revolução de Ciclope e Emma Frost, talvez inspirado e parafraseando a frase “Ideias são á prova de balas”, do V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd. Em Inumanos vs. X-Men #0, nós vemos como os dois lados da guerra estão se preparando. Enquanto o Fera, pesquisando a névoa em Nova Attilan, começa a ver que as coisas estão encrespando para o lado dos mutantes, Emma Frost está fazendo um passeio para angariar o maior número de aliados mutantes o quanto for possível. O Fera liga para Tempestade solicitando uma reunião com todo líder de equipe mutante na Ilha Muir e as notícias não são boas. Enquanto isso, Medusa diz a seus aliados que não irão começar uma guerra, mas que estarão preparados para vencê-la!

De toda essa Guerra virão coisas boas, que irão enriquecer  as linhas e as mitologias dos Inumanos e dos X-Men, que passarão a ter cinco revistas em cada linha, isso sem falar naquelas relacionadas ao Velho Logan e a Novíssima Wolverine, Laura Kinney, a X-23, já que os dois vão abrilhantar as telas no ano que vem no filme Logan, da Fox. Já os Inumanos, terão um filme live-action nos cinemas e uma série no canal ABC, nos Estados Unidos, o mesmo que produz Agents of SHIELD. Então, aquele como eu, que acreditavam no fim, quebraram a cara. FUÈ!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s