Os Quadrinhos Mais Vendidos em Livrarias de 2016

O ano (quase) acabou! Então é o hora de conferirmos no site de informações editoriais Publish News quais foram os quadrinhos mais vendidos do ano de 2016. Vale lembrar que a lista aqui vale apenas para vendas em livrarias físicas, excetuando-se as vendas por meio digital, e aqui são computadas apenas as grandes redes de livrarias como Cultura, Saraiva, Travessa e FNAC. De qualquer forma dá para traçar algumas análises. A lista das 30 mais vendidas e a análise estão a seguir.

 

# Título Natureza Editora Exemplares Vendidos
1 Batman: A Piada Mortal DC Comics Panini 4.954
2 Guerra Civil Marvel Panini 2.737
3 FullMetal Alchemist #3 Mangá JBC 1.385
4 FullMetal Alchemist #1 Mangá JBC 1.350
5 One-Punch Man #1 Mangá Panini 1.056
6 Demolidor por Frank Miller e Klaus Janson – Volume 3 Marvel ‘Panini 844
7 Esquadrão Suicida: Chute na Cara DC Comics Panini 813
8 Naruto Gaiden Mangá Panini 793
9 Sandman Definitivo – Volume 1 Vertigo Panini 760
10 Vagabond #9 Mangá Panini 744
11 One-Punch Man #2 Mangá Panini 686
12 MAUS Graphic Novel Companhia das Letras 623
13 Vagabond #4 Mangá Panini 615
14 Vagabond #8 Mangá Panini 602
15 Preacher: Rumo Ao Texas Vertigo Panini 582
16 Gavião Arqueiro: Pequenos Acertos Marvel Panini 570
17 FullMetal Alchemist #5 Mangá JBC 555
18 Crise nas Infinitas Terras DC Comics Panini 550
19 Mulher-Maravilha: Sangue DC Comics Panini 504
20 Batman: O Que Aconteceu Com o Cavaleiro das Trevas? DC Comics Panini 498
21 Vagabond #1 Mangá Panini 480
22 Capitão América: A Ameaça Vermelha Marvel Panini 468
23 Grandes Astros Superman DC Comics Panini 446
24 Batman: Ano Um DC Comics Panini 436
25 Batman: A Morte da Família DC Comics Panini 430
26 A Morte do Superman: Volume 2 DC Comics Panini 429
27 Deadpool: Presidentes Mortos Marvel Panini 427
28 Miss Marvel: Nada Normal Marvel Panini 422
29 Vagabond #3 Mangá Panini 385
30 V de Vingança Vertigo Panini 346

Já havíamos feito uma lista parcial na metade do ano, mas apenas com os materiais da Panini. Entretanto, desta vez, fomos atrás de incluir todo o tipo de quadrinho e todo o tipo de editora. O resultado foi que os mangás são, disparados, o material que mais vende em livrarias. Diferente dos quadrinhos de super-heróis, cujas revistas são vendidas apenas em bancas, os mangás ocupam esse filão das prateleiras. O destaque fica para Vagabond, que passou a ser publicado pela Panini. A produção tem uma história de publicação bem lendária no Brasil, da mesma forma que Preacher tem. Muito se deve a demora do autor japonês para concluir a série. Talvez isso explique porque os números tão salteados de Vagabond estão em diferentes posições no ranking. Além disso, o mangá sensação One-Punch Man garante aos mangás mais duas colocações. E FullMetal Alchemist faz com que a editora JBC apareça no ranking – uma das poucas que compete com a Panini, ao lado de Maus, da Companhia das Letras, a única graphic novel que foge dos padrões super-heróis.

123livrariaApesar da DC Comics estar na liderança, com nove colocações, é interessante notar que quadrinhos mais de vanguarda com heróis menos tradicionais como Gavião Arqueiro, Miss Marvel e Deadpool se encontram no ranking como representantes da Marvel NOW! Também é legal ver que Os Novos 52 também tem um bom espaço com outros personagens nada tradicionais de rankings: Esquadrão Suicida e Mulher-Maravilha. Nesse caso, reparamos a influência dos filmes no comportamento de consumo do público dos quadrinhos.


MAS, E NAS BANCAS?

O ótimo blog Planeta Gibi fez um apanhado sobre tiragens e circulação de gibis no Brasil, em um post desta semana. Lá eles comparam os números de 2015 (revista Meio&Mensagem) com os de 1975 (IVC) e a diferença é gritante. Enquanto a revista mais vendida no Brasil, Tio Patinhas, tinha uma circulação de 469 mil exemplares por mês, hoje ela tem 40 mil. Outras coisas que podemos notar é que as revistas da linha Mauricio de Sousa mantém praticamente a mesma circulação desde a década de 70, ou seja, 50 anos de vendas consolidadas.

123bancaPor outro lado, os super-heróis amargaram uma derrota bem patente. Não temos números de 1975, mas sabemos que a circulação dos super-heróis na década de 80 foi de 200 mil exemplares – seu auge. Hoje, a revista com maior circulação é a do Batman com uma tiragem de 28 mil revistas. A revista com menor tiragem da DC Comics em 2015 eram Universo DC e Constantine, respectivamente com 12 mil exemplares. Já na Marvel, a revista com maior tiragem é Homem-Aranha, com  26 mil exemplares, a com menos é Avante, Vingadores!, com 12 mil exemplares.

Não temos números de 2016, mas como bem apontou o Planeta Gibi, estamos atravessando uma crise sem precedentes para o mercado editorial – e para o país – então, provavelmente estes números estejam ainda mais baixos. Além disso, o blog contou sobre uma citação de um editor que são impressos três exemplares para cada venda que se pretenda fazer.

123leituraO mercado de quadrinhos, apesar de mais diverso, está cada vez se tornando de um mercado de massa para um mercado de nicho, com tiragens cada vez mais exíguas. Em breve será instaurado algum sistema sob demanda  no mercado brasileiro como é feito no mercado direto americanos, em que as lojas encomendam uma tiragem x de revistas para as editoras de quadrinhos. É complicado, mas a crise econômica aliada com o desinteresse brasileiro na leitura estão aí para deixar tudo ainda pior. Esperamos que este cenário mude. Abraços e votos de um feliz 2017! Que seja um ano de superação para todos nós!

Anúncios

7 Comments

  1. Se somar as vendas de todos os gibis de super-heróis dessa lista de 30 mais com as dos mangás, quem fica disparado na frente são os super-heróis…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s