destaque, fique de olho, quadrinhos, Resenhas
Deixe um comentário

Lumberjanes: Cuidado Com o Sagrado Gatinho, de Noelle Stevenson, Grace Ellis, Shannon Waters e Brooke Allen

Que tal um quadrinho produzido apenas por mulheres com o intuito de mirar garotas adolescentes como público? Assim é Lumberjanes, que conta as divertidas histórias de um grupo de garotas escoteiras em um acampamento de verão nos Estados Unidos. Com personagens cativantes e desenhos enérgicos, Lumberjanes conquista a cada página.

122coverNoelle Stevenson é uma premiada quadrinista americana, ela já escreveu e desenhou a websérie Nimona, que virou graphic novel mais tarde. Você pode ler uma resenha completa de Nimona nesse link. Foi o seu trabalho com essa HQ que me levou a procurar Lumberjanes, em que trabalha como roteirista. Assim como Nimona, a HQ ficou na minha pilha por dias e dias até que, finalmente eu resolvi dar uma chance. E quando eu fiz isso, meus olhinhos brilharam, minha boca afrouxou e eu não parei de gargalhar.

As personagens de Lumberjanes são Jo, April, Mal, Molly e Ripley, que, durante uma noite ouvem gritos fora de sua cabana e vão averiguar. Se deparam com uma mulher que vira urso e um bando de raposas de três olhos que, após uma luta, deixam uma mensagem: “Cuidado com o Sagrado Gatinho”. Alguma coisa de certamente muito podre estava acontecendo naquele acampamento e nas redondezas. Com as meninas investigando, mais estranhezas começam a surgir por onde passam, e elas acabam embarcando em uma jornada para desvendar esse grande mistério.

122interior

Para mostrar como as autoras são antenadas na cultura femininas, as meninas estão sempre gritando exclamações com nome de grandes personagens femininas da História. Já sua monitora, que é negra, grita interjeições com nomes de grandes mulheres afro-americanas. O álbum de Lumberjanes também é um storytelling em si. Ele é montado como se fosse o Guia das Lumberjanes e mostra como as meninas que treinam para esse posto devem seguir determinadas regras para conquistarem alguns distintivos de escoteiros.

Um dos distintivos que eu gostei foi o Distintilho Trocadivo, que, se eu fosse Lumberjane, certamente seria o primeiro que ganharia. Já fui agraciado com o apelido de “Rei dos Trocadalhos”, embora pessoas sem graça não saibam reconhecer a importância de um bom trocadilho. No álbum das Lumberjanes, existe um texto explicando a importância do trocadilho e como jogos de palavras afiam a nossa mente e nos deixam mais preparados para o raciocínio rápido. Tomou, cara-pálida?

122scott

Bem, não podia acabar essa resenha sem mencionar o belo trabalho de tradução e adaptação do Érico Assis neste álbum, que deve ter exigido dias e dias de pesquisa, tanto em nomes da fauna, flora e nomenclaturas escoteiras, como seu trabalho nos anagramas e adaptações de expressões e trocadalhos do carilho. Isso acabou resultando em boas risadas para as situações que ele resolveu do nosso jeitinho brasileiro. Também o desenho de Brooke Allen é muito agradável de se “ler”, aliado as belas cores de Maarta Laiho.

Então, seja você menino ou menina, Lumberjanes é uma boa pedida pra se divertir e curtir uma bela aventura sem grandes pretensões, mas que com certeza vai te deixar fascinado de alguma maneira. E não se esqueça: Amizade é TOPS!

122capa

Anúncios
Este post foi publicado em: destaque, fique de olho, quadrinhos, Resenhas

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É mestrando em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. Publicou em 2014 a HQ Fratura Exposta e sua primeira narrativa longa, Loja de Conveniências. Em 2015 lançou a antologia FUGA, de HQs com seu roteiro. Em 2016 lançou a HQ coletiva Lady Horror Show e a HQ "muda" Esperando o Mundo Mudar. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s