Quem é Laura Kinney, a Novíssima Wolverine?

Caso você não saiba, na Marvel pós-Guerras Secretas, tem um novo Wolverine na cidade. E não, não é o Velho Logan. Na verdade é uma WolverinA. Ela é Laura Kinney, a X-23. E caso você não saiba também, ela será um dos personagens principais no filme Logan, que sairá em março de 2017 nos cinemas brasileiros. Então, por que você não aproveita e dá uma olhada na história e na carreira dessa personagem que surgiu primeiro nos desenhos animados?

023evoLaura Kinney foi criada no desenho animado X-Men Evolution, temporada 3, episódio 11, intitulado “X-23”. A personagem, a 23ª tentativa de se criar um clone de Logan, foi uma ferramenta que os criadores Christopher Yost e Craig Kyle utilizaram para aproximar Wolverine dos alunos mais novos do Instituto Xavier. Kyle também comparou X-23 como Pinóquio para a Marvel Comics. Um dos diferencias da X-23, é que ela foi criada sensível a uma fragrância, um gatilho olfativo, que quando Laura o sente no ar, entra em fúria berserker e sai matando tudo e todos em seu caminho.

X-23 foi parar nos quadrinhos em NYX, minissérie escrita pelo chefão da Marvel na época, Joe Quesada. Ela apareceu como uma prostituta que marcava seu corpo com cortes de garras em NYX#3, de 2004. A minissérie teve uma continuação, então sem Laura, que foi chamada de NYX: Sem Volta e foi escrita por Marjorie Liu. X-23 foi parar nos X-Men em Uncanny X-Men#450, por Chris Claremont e Alan Davis, em uma história em que Laura trabalhava como garçonete para o Clube do Inferno e, mais tarde, ela e os X-Men vão parar na Terra Selvagem. Nesse arco ela usava o uniforme de Garra, um ser lupino que participa da Guarda Imperial de Shiar e que foi inspirado no personagem Lobo Cinzento da Legião dos Super-Heróis.

Nossa personagem teve duas minisséries: Inocência Perdida e Alvo X, Na primeira delas, X-23 descobre sua origem no programa Arma X. Ela sofre muito nas mãos do doutor Martin Sutter e pelo doutor Zander Rice e é ajudada pela Dra. Sarah Kinney, que acaba se tornando a mãe adotiva de Laura. É ela quem apresenta a X-23, quem são Wolverine, Charles Xavier e o Instituto X. A segunda minissérie tem a participação de Demolidor, Capitão América e Wolverine e é nela que X-23 tenta evitar que a sua nêmese, Kimura, assassine Debbie e Megan Kinney, respectivamente, sua tia e prima adotivas. As duas minisséries são escritas por seus criadores, Craig Kyle e Christopher Yost.

Além de ter se tornado Capitã Universo por um Breve tempo, X-23 também participou da Liga dos Perdedores, na revista Marvel Team-Up, escrita por Robert Kirkman. Depois dos eventos de Dizimação, X-23 é “promovida” para a equipe dos Novos X-Men, que na época também era escrita pelos criadores da personagem. Então, quando Ciclope precisa criar uma equipe sem escrúpulos, X-23 é chamada para compor uma nova X-Force, o time de assassinos dos X-Men. Isso aconteceu durante a saga Complexo de Messias. A partir daí a equipe ganha revista própria também escrita pelos criadores de X-23.

Em 2011, Laura Kinney ganha uma revista solo escrita por Marjorie Liu e desenhada por Phil Noto. Entre suas aventuras, ela faz parcerias com Gambit e Jubileu, além de participar de um crossover contra Daken: Wolverine Sombrio, o filho verdadeiro de Wolverine em disputa pelo controle da ilha de Madripoor. Em 2012, Laura Kinney vai parar no segundo semestre da Academia dos Vingadores (estas histórias permanecem inéditas no Brasil). Então, depois dos eventos de Vingadores vs. X-Men, X-23 vai parar na Arena dos Vingadores, um mundo virtual preparado pelo vilão Arcade para que os Vingadores em treinamento matem uns aos outros. Muita inspiração para a série veio de Jogos Vorazes e Battle Royale.

023arena

Durante a Novíssima Marvel, Laura Kinney fez parte dos Novíssimos X-Men num relacionamento com Warren Worthington III, o Anjo. Após a morte de seu mentor Wolverine, X-23 participou da equipe dos Wolverines, que tinha como função combater a equipe da Arma X e os desmandos do Senhor Sinistro para o corpo de Logan. Após as Guerras Secretas, X-23 se tornou a Novíssima Wolverine e recebeu o antigo uniforme de Logan das mãos de Fantomelle, que havia roubado-o.

023allnew

Durante seu primeiro arco, X-23 descobre a existência de outras clones suas pelo mundo, bem como de que sua nêmese, Kimura, ainda está viva. Depois de um embate, Belona, a clone adulta acaba ficando do lado de Kimura e Gabby, a clone criança, se torna uma espécie de protegida de X-23. A revista é escrita por Tom Taylor (Injustiça: Deuses Entre Nós) e desenhada por David Lopez (Capitã Marvel). O novo arco que se inicia agora apresenta Inimigo do Estado 2, em que X-23 é obrigada a matar toda uma cidade através do gatilho olfativo, o que coloca a SHIELD em seu encalço.

023enemy

Além de ser a Novíssima Wolverine, em março de 2017, sua versão live action estreará no filme Logan, sendo encarnada por Dafne Keen. No filme, o Velho Logan precisa proteger a garota do alcance de uma instituição maligna enquanto atravessa um futuro pós-apocalíptico. Bem, os motivos estão dados. Acho que não teria momento melhor para acompanhar as desventuras de Laura Kinney, não é mesmo? Excelsior!.
023logan

Anúncios

11 Comments

  1. Ótimo post! Conheço bem pouco da personagem, só as aparições no X-Men Evolution e dei uma lida nessa solo dela na Novíssima Marvel. Parei no início desse arco do Inimigo do Estado 2, mas pretendo retomar a leitura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s