10 Motivos, destaque, fique de olho, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentários 6

10 Roteiristas e Desenhistas Negros dos Quadrinhos

Quadrinhos podem ser paradoxais para criadores negros. Afinal, quando você lê um quadrinho, não sabe que cara tem a pessoa que fez ele. E isso pode ser bom ou ruim. Se por um lado atenua os preconceitos, por outro, invisibiliza o trabalho de uma etnia. Entretanto separei aqui uma lista com dez criadores  negros de quadrinhos e mais duas autoras bônus. Sigam-me os bons!

123coipelOLIVIER COIPEL

Olivier  é um dos desenhistas favorito dos fãs, ele é francês e também joga no time colorido dos desenhistas. Ficou notório pelos desenhos da polêmica saga Dinastia M, com Brian Michael Bendis. Mais tarde foi responsável pelos desenhos fase do Thor com J. Michael Straczynski e mais tarde, a minissérie O Cerco. Olivier possui um traço único e é famoso por fazer homens e mulheres sexies sem serem vulgares. Ele também é um dos desenhistas do crossover Vingadores versus X-Men.


123dwayneDWAYNE MCDUFFIE

Dwayne é um dos grandes roteiristas negros de quadrinhos. Ele foi um dos responsáveis pela criação da editora Milestone, que depois virou um selo da DC Comics. Na Milestone ele criou o super-herói Super Choque, que veio a se tornar desenho animado nos anos 2000. Dwayne também teve uma passagem marcante pelo desenho da Liga da Justiça Sem Limites, de onde veio a trabalhar no próprio título da Liga da Justiça, mais tarde. Após o fim de sua passagem no título da Liga, Dwayne veio a falecer, deixando um vácuo na indústria de quadrinhos.


123denys

DENYS COWAN

Cowan é um dos pioneiros negros na indústria dos quadrinhos, tendo ido trabalhar para a Marvel nos anos 70. Dono de um estilo bastante próprio, Denys trabalhou com o Batman e o Homem-Aranha. Ele também é um dos criadores da Milestone Comics ao lado de Dwayne McDuffie. Lá ele criou o super-herói Hardware. Ao lado de Denny O’Neil criou uma das mais famosas fases do super-herói vigilante, O Questão.

Leia mais sobre a Milestone Comics.

Leia uma declaração de Denys Cowan sobre os negros e o mercado de quadrinhos.


123reginald

REGINALD HUDLIN

Reginald Hudlin veio do cinema, onde dirigiu filmes como O Príncipe das Mulheres, com Eddie Murphy. Reginald foi chamado para escrever uma nova revista do Pantera Negra em 2006, onde retratou T’Challa como um príncipe cheio de marra, arrogante e orgulhoso. Essa caracterização me afastou do personagem. Hudlin também foi responsável pelo casamento de Tempestade com o Pantera Negra. A ideia não deu certo e os dois se separaram durante os eventos de Vingadores versus X-Men.


123priest

CHRISTOPHER PRIEST

Priest é um dos mais aclamados roteiristas negros dos quadrinhos americanos. Sob o pseudônimo de James Owsley, Priest trabalhou na Marvel em título como Conan, Power Man and Iron Fist e na primeira minissérie solo do Falcão. Na DC Comics, ele escreveu histórias backup da Action Comics retratando o personagem John Stewart, da Tropa dos Lanternas Verdes. Nos anos 2000, ele escreveu Deadpool e Pantera Negra, fazendo a fase do herói mais aclamada até então e criando uma série derivada chamada The Crew, que trazia um novo Pantera ao lado de Máquina de Combate e do Capitão América negro.


123dougDOUG BRAITHWAITE

Doug Braithwaite é um excelente desenhista britânico, cujo trabalho de maior destaque foi fazer os traços da minissérie Justiça de Jim Krueger e Alex Ross, enquanto este último providenciava as cores de guache. Mas Doug jpa havia trabalhado com a dupla em séries como Universo X e Paraíso X, sequências da famosa minissérie Terra X. Doug também teve longas passagens pelos títulos Batman e os Renegados e Wolverine: Origem. Ele possui o título de Desenhista Mais Rápido dos Quadrinhos, credenciado pelo Guinness, o Livro dos Recordes.


123kevinKEVIN GREVIOUX

Vindo do cinema, Kevin é ostensivamente conhecido como diretor e produtor da série de filmes Anjos da Noite, estrelados por Kate Beckinsale. Ele também é ator, tendo atuado em filmes como Congo, Planeta dos Macacos, Aço e O Máskara, além da trilogia dos Anjos da Noite. Nos quadrinhos, ele trabalhou com séries como a nova formação dos Novos Guerreiros e é o criador do personagem negro Marvel Azul, encaixado retroativamente na cronologia da Marvel. Kevin está trabalhando em uma minissérie para a DC Comics sobre o passado das Amazonas em face da estreia do filme da Mulher-Maravilha.

Leia aqui um post sobre os personagens negros esquecidos da Marvel, incluindo o Marvel Azul.


123larryLARRY STROMAN

Stroman atraiu a atenção do público pela primeira vez, desenhando o título Legião Alien, do selo Epic Comics, da Marvel. Foi muito popular nos anos 90, tendo trabalhado em títulos como Motoqueiro Fantasma e Uncanny X-Men. Mas a série mais marcante que  Stroman trabalhou naquela época foi o hilário X-Factor de Peter David, que era uma equipe governamental de mutantes. Além desses títulos Larry Stroman marcou presença em Wolverine, Justiceiro e Darkstars.


123igleJAMAL IGLE

Jamal é mais conhecido por seu trabalho nas revistas da família do Superman, mais precisamente nas histórias da Supergirl, pela DC Comics. Na Marvel, seu trabalho mais notório são os Novos Guerreiros em parceria com Kevin Grevioux, aqui citado também. Seu último trabalho foi o título Ray, dos Novos 52, da DC Comics, lançado primeiramente em formato digital. Ele também trabalhou com animação na Sony Pictures em desenhos animados como Max Steel e outros trabalhos em formato CG.


123tanehisiTA-NEHISI COATES

Para uma nova revista do príncipe de Wakanda, o Pantera Negra, a Marvel resolveu escolher um autor de renome nas questões negras. Ele é o escritor best-seller do The New York Times, Ta-Nehisi Coates, autor do livro O Mundo e Eu, em que explica a violência contra os negros nos Estados Unidos para seu filho de cinco anos. Ta-Nehisi é um estreante nos quadrinhos, mas é fã confesso da fase de Priest no Pantera. Tanto é que ele vem trazendo elementos daquela época, como o grupo The Crew, que se tornou uma nova revista da Marvel só com heróis negros.

Leia aqui um pouco mais sobre Ta-Nehisi e seu Pantera Negra.


– BÔNUS TRACK –


123abouletMARGUERITE ABOULET

Uma das grandes convidadas do FIQ 2015, Marguerite Aboulet é uma das principais representantes das mulheres negras nos quadrinhos. Africana, de Costa do Marfim, Aboulet escreveu uma série de quadrinhos autobiográficos sobre a sua realidade naquele país enquanto era adolescente. Aqui no Brasil saíram dois álbuns dela intitulados Aya de Yougupon, pela editora L&PM. Ela nada tem a ver com os comics americanos, mas é o grande nome quando se trata de mulheres negras quadrinistas.


123gayROXANE GAY

A ativista pelos direitos negros e femininos, Roxane Gay, foi contratada pela Marvel para escrever o segundo título do Pantera Negra, Mundo de Wakanda, que trata dos personagens periféricos daquela nação. Roxane é a primeira mulher negra a escrever um título regular pela Marvel Comics. Gay é mundialmente conhecida pelo seu livro de ensaios chamado Bad Feminist. Ela deu uma entrevista dizendo ao The New York Times que “esta é a coisa mais bizarra que podia ter me acontecido”, e completou “e digo isso de uma maneira positiva”.


Bem, se você não conhecia estes criadores negros de quadrinhos, agora teve a oportunidade de conhecer. Se você já conhecia, teve a oportunidade de vê-los reconhecidos. Abraços submersos!

123creators

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s