Análises, arte, destaque, fique de olho, música, quadrinhos
Comentários 4

Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele?

Tá vendo a arte que ilustra este post? Bem, ela é de Andre LeRoy Davis. Ela não tem proporção, ela não tem equilíbrio, ela é pintada com lápis de cor. Ou seja, eu e você poderíamos fazer, ou até seu filho ou sobrinho de cinco anos faria melhor. Então eu fui pesquisar e tentar entender porque LeRoy está fazendo meia dúzia de capas variantes da Marvel.

DERleroycapa

LeRoy Davis não possui um verbete na wikipédia, então, as informações sobre ele na internet são escassas. Encontrei uma entrevista que abre com a seguinte descrição: “Andre LeRoy Davis é ilustrador icônico do hip hop. Durante um período de 16 anos que começou em 1990, as caricaturas topográficas de artistas, rappers, DJs e figuras da indústria do Brooklyn, mantiveram a página de encerramento da revista The Source”.

xmen-camplo

Capa dos All-New X-Men fazendo homenagem a capa do álbum Uptown Saturday Night.

Em 2015, por conta dos seus 25 anos ilustrando pra The Source, Andre ganhou uma exposição de seus cartuns no The Harlem’s Art Gallery. No ano seguinte, a Marvel lançou uma onda de capas variantes homenageando inúmeros discos de hip-hop desde os anos 70. Essas capas foram compiladas em um livro lançado pela Marvel. Em 2 de outubro de 2016, Andre LeRoy Davis publicou na página oficial de seus trabalhos artísticos do Facebook, uma ilustração de uma figura da cena hip-hop trajado como o Homem-Pássaro,e  os dizeres: “Então tem gente vibrando pelas capas variantes de hip-hop da Marvel Comics… combinando o hip-hop e os super-heróis. Bem, isso não é nada de novo! Hummm, eu tenho feito isso por mais de 25 anos! Super-Heróis do Hip-Hop por André LeRoy Davis. Vá dizer a alguém…”

E pelo jeito alguém disse a alguém, que disse a alguém e isso chegou nos ouvidos de um alguém da Marvel. Esse alguém, achou interessante ter LeRoy Davis como capista da Marvel em uma nova onda de capas de Hip-Hop. Bem, eu vou ser sincero com vocês. Eu não entendo patavinas de Hip-Hop. Nem assisti àquela série da HBO que está na moda. Só dançava Nelly, Eminem, MJ Blidge e Black Eyed Peas nos idos de 2005. Entretanto, para mim, diferente das capas que homenageavam discos de hip-hop, em que eu podia até captar alguma referência, as capas de LeRoy Davis não fazem sentido.

wolverine-dmx

Capa da Wolverine fazendo homenagem ao álbum de DMX.

Explico. Os desenhos de LeRoy funcionavam na The Source por serem ao mesmo tempo caricaturas de personagens famosos e utilizarem o estilo cartunesco para isso. O mesmo efeito não acontece nas capas da Marvel porque os personagens já são cartuns. Será que poderia se fazer cartuns de cartuns? Bem, talvez se poderia. Se houvesse alguma gag – uma piada visual, um diálogo engraçado. É apenas o estilo dele. Aqui, a mistura do realismo com o cartum não funciona, forçando a amizade com os leitores. Engraçado que vendo os trabalhos dele para a The Source, como você pode conferir na galeria abaixo, tudo funciona perfeitamente bem e, sim, é muito legal.

O problema, meus caros, parece ser o mesmo das capas de Milo Manara que causaram tantas e tantas polêmicas há alguns anos atrás. Má-orientação editorial e falta de adequação. Se os editores da Marvel tivessem orientado o artista a usar gags nas suas capas, talvez metade do problema estivesse resolvido. Falta de adequação é o mesmo que aconteceu com Manara: ele é um artista erótico e não de quadrinhos de heróis. É claro que suas capas sairiam sexualizadas. Da mesma forma que as capas de LeRoy saíram esquisitas, debochadas, toscas, porque é isso que ele faz.

Andre-LeRoy-Davis
Se pedíssemos para um cartunista de charges do The New York Times fazer as capas da Marvel, elas sairiam no estilo dele, totalmente rebuscadas, se atendo ao traços essenciais da figura humana, como um smiley. Que tal um dos nossos cartunistas brasileiros fazendo uma capa da Marvel? Certamente a Mulher-Aranha de Angeli seria uma Rê Bordosa com os mamilos de fora. Ou o Capitão América estaria cheio de seringas espocando a cibrilina. A Gata-Negra seria um dos gatos da Laerte. E assim vai. Mais uma vez não ponham a culpa no artista. Blame Canada! Opa, pera… Culpem a Marvel!

Anúncios

4 comentários

  1. Celso diz

    O problema, gravíssimo da internet, são pessoa que escrevem sem o devido conhecimento do assunto que decidem opinar!
    Você desenha melhor? Desenha porcaria nenhuma! Uma criança desenha melhor? Talvez pra um cara que não entende porcaria nenhuma de arte e não respeita nada que não bata com suas ideias, sim, uma criança de 5 anos desenha melhor!
    A Marvel, infelizmente, tem uns editores com merda na cabeça, que estão prestando um serviço dos piores a sociedade! E só tende a piorar, uma vez que não é o caso de existir muita gente estúpida com falta de raciocínio, mas sim o fato do mundo estar sendo, a força, transformado e idiotizado por todos os lados.

    Não teria problema se você pensasse antes de escrever, mas o problema mesmo é a falta de respeito e pior, falta de conhecimento em relação ao que escreve. Acha que porque lançou uma porcaria ou outra, se aproveitando do mundo atual, em que qualquer imbecil brinca de ser autor, pode ficar faltando com respeito com todo mundo que não tem a mesma merda de pensamento que você possui!

    E o pior? Só tende a piorar.

    *não ache que sou um hater, invejoso de seu trabalho, apenas li quem é você e fui atrás pra ver qualé e o óbvio aconteceu: mais um autorzinho, sem talento algum, metido a besta! Não é porque lançou uns trabalhinhos e os babacas do seu círculo apoiaram, que você é bom! Só mostra o quanto é metido e lança algo quando nem ao menos começou a aprender! Típico do politicamente correto que infesta o nosso planeta!

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Amigo, não entendi porque você se ofendeu dessa maneira em um post que tenta entender a razão do uso de capas inadequadas pela Marvel.
      Se você concorda comigo que o problema da Marvel são os editores que não não conhecem o trabalho dos outros direito (como eu, mas eu tentei entender e justificar minha ignorância), porque veio aqui no meu espaço me ofender?
      Bem, talvez porque isso te incomodou de certa forma. E aí temos o retorno do recalcado. A frase “não pense que sou um hater” poderia ficar boa também como “não tenho preconceito, mas…”.
      Se você realmente não fosse um hater, poderia ter explicado as qualidades do desenho de LeRoy, sua importância para o mundo da música, do jornalismo e do hip-hop, esclarecido e ajudado a entender as razões dessa escolha. Mas partiu para a ignorância, né?!
      Bem, eu não tenho nenhuma ilusão de importância, de grande autor ou o diabaquatro – mas preciso vender o meu peixe -, se você me conhecesse, mas não me conhece, saberia que eu tenho grandes dúvidas sobre a minha vida, o universo e tudo mais.
      Agora, na próxima vez que vier depositar comentários como esse, lembre-se que a internet é livre, o “cholo” é livre e, nas tuas palavras: “em que qualquer imbecil brinca de ser autor, pode ficar faltando com respeito com todo mundo que não tem a mesma merda de pensamento que você possui! E o pior? Só tende a piorar.”. Inclusive você.
      Aliás você conseguiu me ofender bem mais do que eu falando que o desenho de LeRoy é de uma criança de 5 anos. Quem é o troll aqui? Hein, hein? Reflita, não tenha medo de virar espelho! Bjos!

      Curtir

  2. Celso diz

    **quando disse da Marvel, não me referi as capas, mas sim a muita merda que vem fazendo nos últimos tempos! Aviso, pois pelo visto, ia custar a perceber do que eu tava falando Se é que ia perceber…

    Curtir

  3. Pingback: Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele? | ╠ GeekTrooper ╣

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s