arte, de carona na capa, destaque, fique de olho, internet, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentários 4

Que Quadrinhos Inspiraram a Famigerada Fonte Comic Sans?

Talvez a Comic Sans seja a fonte mais usada e mais odiada do mundo. Ela se tornou exemplo de design mau feito, pois as pessoas achavam a fonte bonitinha e queriam usar em tudo que se aplicasse à sua vida. Mas é inegável que sua inspiração veio dos quadrinhos. Mas, afinal, quais quadrinhos inspiraram a famigerada fonte Comic Sans?

Era o ano de 1994 e a Microsoft havia desenvolvido um programa para crianças chamado Microsoft Bob. Entretanto, as falas dos personagens, descritas em um balão eram escritas com a fonte Times. Achando aquilo um pouco deslocado e inapropriado, o designer e tipógrafo Vincent Connare, resolveu criar uma fonte que se aproximasse mais dos quadrinhos e do gosto infantil. Para isso ele se inspirou em dois quadrinhos que possuía no seu escritório: Batman: O Cavaleiro das Trevas (letreirado por John Constanza) e Watchmen (letreirado por Dave Gibbons), dois quadrinhos que, podemos dizer, não se enquadram muito bem na categoria “infantil”, mas tudo bem. Apesar da fonte não ter sido usada  no MS Bob, ela foi incluída no pacote do Windows 95 e também foi usada no Microsoft Comic Chat, que foi lançado com o Internet Explorer em 1996.

COM1986A popularidade da Comic Sans foi tanta que na Holanda se comemora o Dia da Comic Sans, em primeiro de junho, desde 2009. A fonte chegou a ser a mais recomendada para se redigir curriculum vitaes. Entretanto, gerou controvérsias, pois a fonte foi usada desde alarmes de incêndio, passando por memoriais de guerra na Holanda a panfletos sobre o abuso de mulheres. Os designers criticavam o seu uso generalizado e defendiam que cada tipo de fonte deve ser usado para um tipo de propósito. Dave e Holly Combs chegaram a criar um site chamado “Ban Comics Sans”.

COMcriador

Vincent Connare em palestra para a Wired.

Vincent Connare, o criador da Comic Sans, chegou a declarar em evento da revista Wired de que a fonte que ele havia criado era “a melhor fonte do mundo!”. Mas, como a história só conta o lado do vencedor, Dave Gibbons, que pouco tempo antes havia criado a sua própria fonte, chamada Dave Gibbons Font, ficou extremamente chateado com as ações de Connare e da Microsoft por terem praticamente copiado a sua fonte. Em uma entrevista para o podcast do site Creative Bloq, Gibbons deu sua opinião sobre a Comic Sans e essa “infeliz coincidência”:

“Eu acho que a fonte Comic Sans é terrível. O cara que a fez disse que a terminou em uma tarde, e você não pode projetar uma fonte decente, mesmo uma espécie de informal, escrito à mão, em uma tarde. Eu aperfeiçoei certamente minha fonte sobre muitos anos olhando outros letterings. Steve Parkhouse é um cara que aparece em todo o lugar em questão de quadrinhos, e eu, literalmente, aprendi a fazer letras de quadrinhos, olhando por cima do ombro dele e aprendi algumas coisas. Então eu conheci um letrista americano chamado John Costanza e ele tomei algumas coisas de sua fonte como ele havia tomado de pessoas antes dele. Quero dizer, afinal, há muito o que você pode fazer com um alfabeto”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dave Gibbons, um dos criadores de Watchmen.

“Acho que o que ele [Connare] trouxe era certamente muito inferior, do que as letras de John Costanza e eu acho também, do que as minhas. Eu preferiria que eles viessem a John ou a mim e dissessem: “Olha, você pode fazer algumas letras estilo handwritten para nós?” Eu tenho certeza que teríamos feito isso realmente, de um jeito muito barato e tenho certeza de que o que está por aí, ficaria muito mais limpo e muito melhor. Além disso, você pode obter tantas fontes muito melhores do que Comic Sans, eu acho que ela só se tornou um sucesso porque veio empacotada com cada PC, o que significava que era a única escolha quando você queria fazer algo engraçadinho ou feito à mão. Mas, oh, é uma fonte horrível”

Dave Gibbons também tem uma opinião que combina com a minha quando se discute fontes usadas para letreirar quadrinhos:

“O que realmente me incomoda é a letra “I”, porque nos quadrinhos você usa apenas a letra maiúscula “I”, que é a que tem as barras transversais, para o pronome da primeira pessoa [em inglês]. Você nunca irá usá-lo como uma capitalização de uma palavra ou dentro de uma palavra, mas eu acho que na Comis Sans essa é a única letra “I” que está disponível. Então a coisa toda sempre parece errado para mim. Eu acho que é uma praga, uma praga absoluta na cultura moderna.”

COMwatchfont

E você? Concorda conosco que devemos banir a Comic Sans dos computadores? Deixe sua opinião! Eu bem que gostaria!

 

4 comentários

    • Guilherme Smee diz

      Oi Anderson! A Astro City é da Comicraft, uma empresa que dominava o mercado de letreiramento digital nos anos 90, tendo muito contribuído com a WildStorm, onde começou Astro City. Badaboom, se não me engano é da Blambot, outro serviço de tipologia muito popular nos anos 90. Já a Clobbering Time, que é Creative Commons, e sim, tem a ver com o Coisa, dado o seu formato craquelado, eu já não tenho certeza, mas é da mesma empresa que criou a WildWords, que é a fonte que a Panini usa nas suas revistas. Abraços!

      Curtir

  1. Não acho que é uma fonte ruim, mas ela foi “vulgarizada”, usada em excesso e todo o mundo que a usava achava que estava sendo original. Ela também reinou plenamente no famigerado MSN, de uma maneira tão inquisitiva que os não-adeptos recebiam estranheza dos seguidores da CS.
    Na minha humilde opinião, a fonte é boa, sim. Lembra sua origem quadrinesca. Mas tudo que é demais faz mal. E a CS está saturada, isso é fato.

    Curtir

Deixe um comentário

