A Mitologia da Mulher-Maravilha: Deuses e Armas

Além de ser um símbolo das mulheres e do feminismo, a Mulher-Maravilha também é uma das criações do universo dos super-heróis que mais possui raízes com a mitologia dita clássica, a greco-romana. Por isso, resolvemos mostrar para vocês algumas dessas ligações e comentar en passant um pouquinhos sobre as decisões tomadas pelo filme nestas instâncias. Então aperte os cintos e embarque na jornada até o Monte Olimpo!

FILHA DE ZEUS

Na sua última encarnação na DC Comics, durante a iniciativa Os Novos 52, foi revelado um segredo chocante: Diana Prince não teria vindo do barro moldado por sua mãe Hipólita, mas sim, teria vindo de um relacionamento dessa com o rei dos deuses, Zeus. Isso tornaria Diana a substituta perfeita para Ares, o Deus da Guerra, que acabou se tornando seu moribundo tutor.

WWMzeuz
Pelo amor de Zeus!

Embora Hera, a mulher de Zeus, por hora atue como aliada e por hora como antagonista, os maiores perigos para Diana são aqueles que querem tomar o poder do Olimpo, como o deus dos mares Poseidon, o deus do submundo, Hades e o deus-sol, Apolo. Na fase de George Pérez, entretanto, Diana vinha do barro moldado por Hipólita nas praias de Themyscira, mas podemos usar essa história como algo para poupar Diana de uma história mais terrível.

No filme da Mulher-Maravilha de 2017, entretanto, a personagem é originada por Zeus, sim, mas não para ser uma deusa, e sim uma arma contra eles. Ela foi feita com o último suspiro de Zeus em sua existência para que ela acabasse com as intenções de Ares, o filho invejoso de Zeus, e deus da guerra para acabar com a humanidade.


HÉRCULES E AS AMAZONAS

WWMhercules
“Trabalho” de Hércules… ¬¬’

Dentre os doze trabalhos do herói greco-romano Hércules, estão roubar o cinturão da rainha das Amazonas, Hipólita. As amazonas são, na mitologia, tidas como um povo irascível de mulheres que não admitiam homens em suas paragens. Exímias arqueiras, elas mutilavam um de seus seios para melhor manusear o arco e flecha. Na origem de George Pérez o exílio das Amazonas em Themyscira, a Ilha-Paraíso se deu depois que Hércules e seus homens enfrentaram as Amazonas. Durante essa época houve muita guerra, pilhagem e, como insinuam as imagens, violência sexual.

Por isso, uma teoria poderia dizer que a história de origem do barro seria apenas uma história da carochinha para não contar a Diana que, sua mãe, Hipólita, havia sido estuprada por Hércules e que a Mulher-Maravilha fosse o resultado desse ato. Isso explicaria os poderes de Diana e sua semi-divindade. Nas histórias da Mulher-Maravilha, Hércules não é visto como um herói como nos filmes da Disney ou nos seriados com Kevin Sorbo, ou ainda em filmes mais recentes com o The Rock. Hércules no Universo DC é um grande vilão, o massacrador das Amazonas. Por outro lado, na Marvel, Hércules faz parte dos Vingadores e as amazonas não tem quaisquer destaque. Antes da Crise nas Infinitas Terras era dito que a força de Diana vinha do poder de Hércules.


WWMcapa
Pela deusa!

OS PODERES

Nas origens de William Moulton Marston e em continuidade com George Pérez, Diana Prince recebe presentes dos deuses para se tornar a Mulher-Maravilha, uma amazona superpoderosa que se destaca das outras. Porém, enquanto na Era de Ouro, sua origem estava mais ligada aos mitos romanos, nos anos 80, ela se aproximava mais dos gregos. Alguns deuses gregos lhe conferiram poderes. Deméter deu força e poder. Afrodite, beleza e vontade de amar. Atena lhe conferiu sabedoria. O olho da caçadora e o entendimento das feras foi concedido por Ártemis. Héstia forneceu a afinidade com o fogo e uma alma calorosa para compreender as pessoas e para que fosse compreendida. Reparem que todos que doaram seus poderes à Mulher-Maravilha são deusas mulheres.


O LAÇO DA VERDADE

WWMlasso
Caí no laço, no laço do seu amor…

O laço da Mulher-Maravilha já teve outros nomes como Laço de Héstia ou o Laço Mágico de Afrodite. Ele foi criado por William Moulton-Marston, que também era psicólogo e foi o inventor do detector de mentiras. Ele acreditava que as mulheres tinha maior poder de persuasão e conseguiam detectar mais fácil as verdades das mentiras. Através de seu trabalho psicológico, Marston estava convencido que as mulheres eram mais honestas que os homens.

Durante a fase George Pérez, entretanto, o laço foi forjado por Hefesto a partir da coroa dourada de Gaia, que era usada pela tia da Mulher-Maravilha, Antíope. Em quadrinhos dos anos 90, Diana estava tão linkada com o poder da verdade que acabou se tornando a Deusa da Verdade, após uma suposta morte, em histórias escritas por John Byrne e desenhadas por Phil Jimenez.


OS BRACELETES DA SUBMISSÃO

Já os braceletes prateados que Diana usa nos pulsos são um lembrete constante para ela e as demais amazonas de que, uma vez, já foram escravas de Hércules e dos gregos. É uma marca para que elas não permitam que isso se repita. Originalmente, entretanto, William Moulton-Marston havia dito que os braceletes eram sinais da submissão das amazonas á deusa Afrodite. Em ambas as versões os braceletes são indestrutíveis e podem defletir qualquer tiro de arma de fogo ou de energia.

WWMbracelets
Chupa essa bala!

Mais tarde foi explicado que os braceletes foram feito do material de Aegis, um escudo forjado a partir do material que protegia e escondia Amaltéia, a cabra que amamentou Zeus quando era uma criança e quase fora devorado por seu pai, Chronos. Durante a fase de Gail Simone foi explicado que, ao bater um bracelete contra o outro, poderia se gerar energia divina, como visto no filme de 2017. Essa força concussiva é capaz de fazer os ouvidos do Superman sangrarem.


Bem, amigos, esse artigo serviu para complementar o artigo anterior em que falamos sobre o visual da Mulher-Maravilha. Devido a alguns comentários falando da interessante história dos braceletes resolvi produzir este outro texto. Se vocês gostam da Mulher-Maravilha,podem conferir mais artigos sobre ela clicando no nome na nuvem de tags à direita ou pesquisando o termo na lupa no topo da página. Abraços maravilhosos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s