Análises, arte, destaque, fique de olho, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Deixe um comentário

A Diferença Entre a Avaliação de Crítica e Público Nos Quadrinhos

Nas artes em geral, sempre vemos uma grande discrepância entre avaliações de críticos e de público. È muito comum obras que foram sucesso de crítico, não serem de público. Por outro lado, pode também haver o insucesso compartilhado e o sucesso para os dois lados da moeda. Mas como essa diferença se dá em diferentes tipos de entretenimento? E como se dá nos quadrinhos?

O Nexo Jornal publicou uma matéria comparando gráficos sobre avaliações de crítica e de público trazidos pelo site Metacritic. O Metacritic é um site que reúne avaliações de críticos e usuários de músicas, filmes, séries e programas de televisão e jogos de videogame. As avaliações acompanham notas que variam de 0 a 100. Essas notas são utilizadas para definir uma única nota de avaliação (o “metascore” de cada obra) — gerado por meio de uma média ponderada em que alguns veículos têm pesos diferentes de outros — a depender da “qualidade e estrutura” de suas críticas. Os resultados também são normalizados para evitar que se aglomerem.

DIFcritique

Podemos ver que, em geral, a crítica costuma deixar as notas bastante medianas e o público, tende a superestimar bastante as artes. Mas as menores discrepâncias de dão na televisão e no videogame, dois meios considerados menos artísticos e com uma crítica menos desenvolvida do que o cinema e a música, cuja crítica é muito mais articulada e aparelhada. Então, se nesses meios em que a crítica é menos desenvolvida ela se parece muito com o gosto do público, o que poderíamos dizer da mídia quadrinhos, que não foi auditada pelo Metacritic?

CRIthumb

Bem, os gráficos dos quadrinhos apontaria quase nenhuma discrepância entre essas duas avaliações. Afinal, a crítica de quadrinhos já é quase incipiente em países onde a indústria é mais desenvolvida como Estados Unidos, Japão e França, então o que dizer do Brasil? Vemos que o público aqui e lá fora é fortemente influenciado pela crítica. Uma crítica que nem especializada é, pois muitos dos nosso críticos de quadrinhos não conhecem a fundo a história das histórias dos quadrinhos e muito menos seu processo de fabricação. A crítica de quadrinhos é, geralmente feita de fã para fã. São poucos os pretensos críticos que ousam a discordar da grande massa de público generalizada.

CRIcapa

Isso vai ao encontro do Papel do Crítico e da Crítica que eu já falei aqui e também do Complexo de Vira-Latas da mídia quadrinhos que eu também já discuti aqui no blog. O que me parece é que os pretensos críticos de quadrinhos não estão interessados nem em ampliar o círculo dos fãs de quadrinhos e muito menos a alçar a mídia em arte, mas sim, mantê-la como está e lucrar o máximo possível com o que puderem. Dessa maneira, como falado nos links colocados neste parágrafo, os quadrinhos nunca vão ser levados a sério nem como arte e nem como mídia de entretenimento.


Agradeço ao Rafael Assis por ter detacado a matéria do Nexo Jornal, disponível no link abaxo: https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/06/19/A-diferen%C3%A7a-entre-a-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-cr%C3%ADtica-e-p%C3%BAblico-nas-artes

Anúncios

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É mestrando em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. Publicou em 2014 a HQ Fratura Exposta e sua primeira narrativa longa, Loja de Conveniências. Em 2015 lançou a antologia FUGA, de HQs com seu roteiro. Em 2016 lançou a HQ coletiva Lady Horror Show e a HQ "muda" Esperando o Mundo Mudar. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s