Melhores e Piores Leituras de Junho de 2017

É, eu tava meio em dívida com vocês nessa seção do blog. Mês passado mal consegui ler os 10 quadrinhos necessários para a lista pois estava muito focado nos livros do mestrado. Agora não, esse mês vocês vão ver que temos 15 mini resenhas para compensar o tempo utilizado em outras leituras. Quer saber quais? Então clica aí!

MELHORES

MPMestranhoDOUTOR ESTRANHO: O QUE É QUE ESTÁ TE PERTURBANDO, STEPHEN?, DE MARC ANDREYKO E P. CRAIG RUSSELL

Um dos quadrinhos mais comentados dos Doutor Estranho nos anos 90, esse quadrinho é uma ideia original de Craig Russell para uma história dos anos 70 do Doutor Estranho. Embora ela tenha saído na revista do mago supremo nos anos 80, Russell pediu ao editor-chefe da época, Bob Harras, para republicá-la na forma de Graphic Novel. Então com a assertiva, chamou o roteirista Marc Andreyko para ajudá-lo a compor a nova história. Como sempre, os desenhos de Russell são um deleite para os olhos e a história tem tanto ares Shakespearianos como homenagens ao criador do Doutor Estranho, Steve Ditko. Seria legal se a Panini trouxesse uma nova edição dessa HQ agora que Stephen Strange está em alta, com a qualidade que ela merece.


ALAcapaALEX+ADA, DE JONATHAN LUNA E SARAH VAUGHN

Imagine que você não esteja se sentindo bem com seu último namora, que se acabou. Então, sua avó cheia da grana resolve te mandar uma inteligência artificial para fazer o papel de sua namorada. Você ia aceitar? Esse é o dilema que Alex tem. E muito mais: Alex se preocupa com os direitos da inteligências artificiais a terem vontade própria e não serem escravas de seus proprietários. Mas a sociedade em que ele vive tem problemas com isso, já que a senciência das inteligências artificiais acabaram provocando um massacre há dois anos atrás. Um quadrinho sensacional e muito bem desenvolvido em personagem e universo que conversam extremamente bem entre si.

Leia uma resenha completa de Alex + Ada aqui.


downloadTURMA DA MÔNICA: CLÁSSICOS DO CINEMA – HORASSIC PARK, DE VÁRIOS AUTORES

Hoje, as crianças gostam de Jurassic World, na minha época era Jurassic Park. E, por isso, os dinossauros inundavam nosso universo infantil. Tinha coleção de dinossauros no chocolate Surpresa, tinha um esqueleto de montar de dinossauro que brilhava no escuro e vinha em fascículos, tinha uma revista que abria uma página óctupla e cada página se referia a um período da vida na Terra. Sim, e o filme Jurassic Park não demorou para ganhar suas paródias. Uma que me marcou muito foi Horassic park, na revista da Mônica. Agora, a MSP juntou as paródias dos três filmes e mais umas histórias do Horácio e trouxe esse especial em capa dura para deixar minha infância com cara de adulto. Muito bom!


ES0190_CapaDUCKTALES NO BRASIL: O SEGREDO DO TIO PATINHAS, DE EUCLIDES KIYOTO MIYAURA

Nos anos 90, a reunião do Tio Patinhas com os sobrinhos do Pato Donald em busca de tesouros pelo mundo era sensação entre a garotada. Eram os DuckTales, que agora vão ganhar uma nova versão do desenho. Certo dia, no supermercado, eu pedi para minha mãe comprar um pacote de revista que vinha com uma minissérie bastante curiosa: DuckTales no Brasil. E me deleitei com a história lendo e relendo e relendo mais uma vez. Ao reler agora, já adulto, percebi o quanto ela influenciou minha forma de escrever, o meu tipo de humor e, quiçá, minha forma de ver e pensar o mundo. Por isso, ela está aqui nessa listinha de melhores e finalmente descobri quem foi o responsável por esse verdadeiro tesouro da minha infância: Euclides Kiyoto Miyaura!

Leia mais aqui sobre as duas HQ que marcaram minha infância.


MPMcornosCORNOS, DE DIEFERSON TRINDADE

O Dieferson tinha tentado essa campanha no Catarse uma vez e não deu certo. Tentou outra, e o quadrinho saiu. O que chama a atenção de primeira é o cuidado que o autor tem com os desenhos e os detalhes dos mesmos. Em seguida, reparamos que é uma história baseada em acontecimentos autobiográficos e é muito legal ver o Dieferson abrir seu coração e alma para dizer o que aquele quadrinho em especial significa para sua vida. Uma história transformadora, sem dúvida. Assim nos sentimos mais perto do autor. E é legal saber que essa campanha toda incentivou o Dieferson a fazer ainda mais quadrinhos. Muito legal. Continue assim, Dieferson!


BATMAN_DO_FUTURO_CHOQUE_DE_IDENTIDADE_capa-600x917BATMAN DO FUTURO: CHOQUE DE IDENTIDADES, DE DAN JURGENS E BERNARD CHANG

Eu pensei: Batman do Futuro? Ihhh! Dan Jurgens? Ihhh! Mas eis que tenho um vale do sebo e vejo a HQ por dez reais lá. Pego então. E não é que a história é com o Tim Drake, um dos meus Robins favoritos. O Tim foi levado, sabe-se lá como para o futuro de Terry McGuinness e é nessa HQ que um Batman do Futuro entra e um Batman do Futuro sai para dar vasão a nova versão da revista pelo selo Renascimento DC. No final eu gostei bastante da história e da interação dos personagens exatamente por não ser nada do que eu estava esperando. Os desenhos de Bernard Chang e as cores do brasileiro Marcelo Maiolo são “um plus a mais”, ou um show a parte.


MPMinimigosSUPERMAN/BATMAN: INIMIGOS ENTRE NÓS, DE MARK VENHERDEIN, ETHAN VAN SCIVER, MATTHEW CLARK E JOE BENITEZ

Quando eu vi que essa HQ estava sendo lançada eu pensei “puta merda, lá vem a Eaglemoss mais uma vez encher linguiça com um Superman/Batman!”. Mas lendo a sinopse da história achei bem interessante: alienígenas que estavam na Terra começam a ter surtos e atacar a população, então Superman e Batman precisam intervir. Temos que lembrar que Superman também é um alienígena que está na Terra e isso faz toda a história tomar um sentido diferente e surpreendente. Por isso, acabou valendo a pena adquirir esta HQ. Mas já vou avisando que a coleção, este mês teve um acréscimo de 50% no valor. Foi de R$ 29,90 para R$ 54,90. Um absurdo!


MPMarvoradaCHICO BENTO: ARVORADA, DE ORLANDELI

Embora os desenhos de Chico Bento: Arvorada por Orlandeli não sejam os que estamos acostumados a ver em quadrinhos, lembrando mais ilustrações vetoriais de cliparte, está na narrativa e no texto a força deste quadrinho. Com uma lição de vida – como tem sido o tom das Graphics MSP – de se aproveitar o bom da vida, mas também de aproveitar a companhia dos outros enquanto estão vivos, Arvorada é uma HQ cativante e singela. Ela enfoca uma das personagens do Chico Bento que eu mais gostava quando era criança: a Vó Dita. Ela é a responsável pelos elementos sobrenaturais das histórias do caipira. Claro que gente como o Saci, Curupira e Mula Sem Cabeça não poderiam faltar nessa história. Isso é outra parte legal dela. Arvorada é outro exemplar genuíno e bem feito das Graphics MSP.


MPMshieldAGENTES DA S.H.I.E.L.D.: TIRO PERFEITO, DE MARK WAID E VÁRIOS ARTISTAS

Se é o Mark Waid que está conduzindo essa série, podes crer que aqui tem coisa boa. E tem. Nos vários números vemos um encontro entre os Agentes da S.H.I.E.L.D. e os vários heróis da Marvel. Mas, se a princípio esses encontros pareceriam aleatórios, na verdade não são. Waid está construíndo uma grande saga para os Agentes, em especial para Phillip Coulson, o líder deles. Acompanhando o sucesso da série de TV homônima, este foi o primeiro volume  das aventuras dos agentes da TV. Ele rendeu dois encadernados. O segundo volume também rendeu dois encadernados, mas foi escrito por Marc Guggenheim e tem ligação com a segunda Guerra Civil. Vamos torcer para que a Panini continue trazendo os demais volumes destas séries.


MPMx-men92X-MEN ’92: O MUNDO É UM VAMPIRO, DE CHAD BOWERS, CHRIS SIMS E ALTI FIRMANSYAH

Bem, agradeçam a este desenho dos X-Men dos anos 90 por estarem lendo este post. Foi através dele que eu comecei a gostar ainda mais de quadrinhos e comecei a me aprofundar neste mundo. Então, diferente da primeira edição das Guerras Secretas, este segundo volume é menos rocambolesco e traz uma história mais simples. Sim, ela envolve russos e vampiros e foi muito legal a forma como foi executada. Além disso, os desenhos de Alti Firmansyah combinam muito mais com o desenho da TV do que os utilizados no primeiro volume. Então nós temos um gostinho de desenho dos anos 90 com os quadrinhos dos gibis. Uma ótima combinação, não é mesmo?


CORcapaCORPOS, DE SI SPENCER E VÁRIOS AUTORES

Um dos melhores quadrinhos produzidos recentemente pela Vertigo que li. A história acompanha vários assassinatos e vários detetives. Até aí tudo bem, porém cada história de assassinato se passa numa época diferente da história da humanidade. E elas se interligam. É aí que está o pulo do gato dessa minissérie desenhada, cada época, por um artista diferente, dando o tom da investigação. Entretanto é preciso entender alguns simbolismos utilizados pelo roteirista Si Spencer na série. E foi por isso que eu escrevi o post a seguir para elucidar uma pré ou pós leitura de Corpos.

Leia aqui uma resenha completa de Corpos.


stonewallREVOLTA DE STONEWALL, DE MIKE FUNK

Tomei conhecimento deste quadrinho através do meu irmão, já que a Faculdade de Educação da UFRGS, onde ele estuda, estava distribuindo esse quadrinho durante a semana da diversidade. Um quadrinho bem legal e educativo sobre a Revolta de Stonewall, um marco do movimento por direitos civis LGBT. Ocorrida durante os anos 70, foi um luta entre gays frequentadores do bar Stonewall e policiais que queria prender os gays para cumprir sua meta de prisões semanais. O quadrinho foi traduzido pelo site Lado Bi e trazido para nós pela ONG Nuances. O quadrinho foi distribuído gratuitamente, impresso, mas também está disponível online no site do Lado Bi.


MPMconanCONAN VS RÚNICO, DE BARRY WINDSOR-SMITH

Esse quadrinho me surpreendeu muito positivamente. Geralmente esses crossovers acabam resultando em histórias horríveis. Ainda mais com personagens como Conan e Rúnico. Mas não foi o caso deste aqui. Vale lembrar que o quadrinho não foi escrito e desenhado pela lenda Barry-Windsor Smith, que, entre muitos quadrinhos fez Arma X. O quadrinho foi produzido por seu estúdio. Porém nunca vi uma história crossover tão descompromissada. Um quadrinho com um clima de terror muito legal e que nos leva com Conan a uma jornada de investigação de um massacre até chegar a Rúnico. O deus-cómico do sacrifício criado por Windsor-Smith para o Ultraverso da Malibu Comics. Dessa forma, encontrei uma HQ legal e que recomendo aos amigos leitores do blog.

Conheça mais sobre o Ultraverso da Malibu Comics.


PIORES

MPMrobocopexterminadorROBOCOP VERSUS EXTERMINADOR DO FUTURO, DE FRANK MILLER E WALTER SIMONSON

O roteiro deste quadrinho serviria para um segundo filme do Robocop, mas problemas de direitos autorais impediram que ele fosse realizado. O negócio é que ele era escrito por um carinha que estava bombando nos quadrinhos na década de 80: Frank Miller. Entretanto, apesar disso, esse quadrinho não me demoveu muitas emoções. Apesar de que, depois que eu publiquei essa resenha, muita gente veio me dizer que não, eu estava errado, que esse quadrinho era o máximo. Eu acho que é apego às recordações da infância, ao Robocop e ao Exterminador do Futuro. Mesmo os desenhos de Walter Simonson e suas onomatopeias me cansaram imensamente. Sorry aí, pessoal!

Leia aqui uma resenha completa de Robocop versus Exterminador do Futuro.


MPMladydeathLADY DEATH: EDIÇÃO ESPECIAL, DE DAVID QUINN E MIKE DEODATO JR.

Lady Death sempre foi sinônimo de histórias ruins e peitolas gigantes, nada mais. Eu já havia lido esse especial nos anos 90 quando saiu, na onda das bad girls como Witchblade (que, sim, eu gostava, guilty pleasure, sorry), relê-lo foi a confirmação de que o que eu pensava anteriormente estava certo. Afinal, essas coisas mudam. Histórias que eu achava sensacional nos anos 90 hoje acho um saco e histórias que eu achava chatas e feias nos anos 90 hoje eu acho o máximo. Mas Lady Death foi a confirmação do que eu já pensava: desenhos mais ou menos bons com um roteiro com uma pataquada religiosa. Fique longe desse material (a não ser que goste da Morte de peitão).


MPMcapaBem gente, aí estão as mini resenhas do mês. Espero que tenham gostado. E não deixem de comentar o que pensam sobre isso! Abraços submersos!

Deixe um comentário

