Quem são os Irmãos Strucker, da série The Gifted, da FOX?

Este mês estreou na FOX a série The Gifted, produzida por Bryan Singer e que se passa no universo dos filmes dos X-Men. A série acompanha um grupo de mutantes fora-da-lei que quer ajudar outros mutantes a encontrarem um lugar seguro para sobreviverem. Entre eles, uma família está fugindo dos sentinelas. Essa família tem o nome de Strucker, e os gêmeos Lauren e Andy são mutantes. Mas nos quadrinhos eles são um pouco diferentes. Vamos conhecer a versão dos Strucker nos quadrinhos?

Nos quadrinhos, a dupla de irmãos gêmeos Strucker, são os Fenris – esse nome é emprestado do lobo, filho de Loki, na mitologia nórdica responsável pelo Ragnarok, o fim dos deuses. Nas histórias dos X-Men, os Fenris tem os nomes de Andres e Andrea Strucker, são dois alemães, filhos do nazista e líder da Hidra, Barão Von Strucker. Eles são mutantes com poderes de raios de luz e, quando em contato um com o outro, seu poder ganha maior intensidade.

strucker

O Barão Wolfgang Von Strucker apareceu muito mais cedo no Universo Marvel. Em uma história no começo da fase Chris Claremont, ele enfrentou o Professor Xavier e Magneto. Os dois mutantes estavam em missão para libertarem a diplomata israelense Gabrielle Haller. Do encontro e da paixão entre Haller e Xavier, nasceria David Haller, o Legião que, por acaso estrela outra série do universo mutante da FOX. Ao derrotarem as forças nazistas da Hidra, Xavier e Magneto levam consigo todo o ouro da instalação prisional. Esses valores justificam os recursos aprimorados e a vida que os dois líderes mutantes levavam.

Já os Fenris, apareceram pela primeira vez em Uncanny X-Men #200, na famosa história do julgamento de Magneto. Eles buscavam vingança contra Xavier e o mestre do magnetismo pelo que fizeram com seu pai. Portanto, enfrentaram os X-Men e Magneto com a intenção de encarcerar Erik Lehnsherr, que havia se oferecido voluntariamente por seus crimes contra a humanidade. No final dessa história, o Professor Xavier é exilado no espaço para cuidar da saúde e confia a Magneto a liderança dos X-Men, a Mansão X e a tutoria dos Novos Mutantes, no alvorecer de uma nova era para as equipes X.

fenris04

Como a maioria dos gêmeos no Universo Marvel, existem insinuações de que existiria uma relação incestuosa entre os irmãos Strucker. Eles também acreditam na pureza da raça e são tidos como supremacistas brancos. Depois do julgamento de Magneto em Paris, os Fenris só foram aparecer novamente nos anos 90, fazendo parte do grupo de extermínio de mutantes os Upstarts. Esse grupo funcionava como uma continuação do Clube do Inferno. Seus membros disputavam poder financeiro e social através de um jogo de extermínio de mutantes regido pelo telepata Gamesmaster.

fenris05

Uma das jogadas mais letais dos Fenris foi a saga Brincadeira de Criança (não confundir com a música do Molejão), um crossover entre a X-Force e os Novos Guerreiros. Eles também tentaram matar a Lupina, do X-Factor e o Cidadão V, dos Thunderbolts. Foi durante essa batalha que o Barão Zemo acabou matando Andrea. Andres, então, sofreu uma lavagem cerebral feita pelo Homem-Púrpura (sim, da série da Jessica Jones) e começou a agir como o misterioso Espadachim. Nessa nova identidade, Andres Strucker fez parte dos Thunderbolts de Norman Osborn, o Duende Verde.

FENRISthunderboltsDepois de descobrir sua verdadeira identidade, Andres pediu a Arnim Zola para clonar sua irmã, Andrea. O resultado saiu defeituoso, fazendo Andres ter que alimentar a clone com células do seu corpo, que arrancava cortando sua pele com sua espada, para que o corpo clonado de Andrea não fenecesse. O clone de Andrea acabou morto pelo Mercenário durante a Invasão Secreta. Já Andres, morreu pela mão de Norman Osborn ao confrontar o industrial por não merecer um lugar nas fileiras dos seus Vingadores Sombrios.

Recentemente, na minissérie Illuminatti (inédita no Brasil), durante a iniciativa da Nova Marvel, os irmão Fenris retornaram da morte – como costuma acontecer com praticamente todo mundo no Universo Marvel – e abriram o Clube Fenris. Ao serem questionados sobre seu retorno dos mortos, eles justificaram que seu pai “deu um jeito nisso”.

FENRISclub

Como pudemos ver, a história dos Fenris, Andrea (Lauren) e Andres (Andy) Von Strucker, está envolta em polêmica, mortes e reviravoltas. Será que podemos esperar coisas como essas para as suas versões difusas em The Gifted? Só acompanhando a série para saber!

Anúncios

4 Comments

  1. A 1ª vez que vi esses irmão foi numa das hq’s que a Abril Jovem mostrou no “encadernado” X-Men Anual 2, onde eles eram aliados do Matsuo Tsurayaba, que ressucitou o Ômega Vermelho e chamou até o Dentes-de-Sabre.

    Curtir

  2. Olá Guilherme, é a primeira vez que deixo um comentário aqui. No seu artigo você diz que “Como a maioria dos gêmeos no Universo Marvel, existem insinuações de que existiria uma relação incestuosa entre os irmãos Strucker”…sei que a Feiticeira Escarlate e Mercúrio estariam numa lista dessas…mas o que eu gostaria de saber é: quais são os outros? A própria Marvel ou alguém de dentro dela já explicou a razão disto?
    Um abraço!

    Curtir

    1. Oi Rodrigo! Então, além dos Strucker e dos Maximoff, temos os Gêmeos do Apocalipse (que são os filhos do Arcanjo), e Dormammu e Umar. Acho que não explicaram a razão, mas deve ser algum fetiche sexual, não? =P De qualquer forma, valeu pela pergunta, pois tu me inspirou para um post sobre gêmeos na Marvel. Abraços! =)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s