Saiu o Trailer, Mas Quem São Os Novos Mutantes?

Os Novos Mutantes é a nova investida da FOX em um filme mutante. Mas, diferente dos outros filmes da franquia X-Men, esse dá menos destaque para ação e se foca mais no terror sob a mão do diretor Josh Boone (A Culpa é das Estrelas). A película trará a adaptação da saga do Urso-Demônio que foca na origem da indígena americana Danielle Moonstar. Mas hoje em dia na Marvel, os Novos Mutantes não tem revista. O que aconteceu com eles e quem eles são? Vamos saber right now!

A equipe juvenil dos Novos Mutantes foi criada em 1982, por Chris Claremont e Bob McLeod em Marvel Graphic Novel #4 (e, incrivelmente, permanece inédita em nosso país). Na época, o Professor Xavier achava que os X-Men haviam morrido no espaço durante a saga da Ninhada (você pode lê-la na Coleção Histórica Marvel X-Men #5 e 6 – recomendadíssimo!) e, portanto, foi ao lado da geneticista Moira MacTaggert à procura de novos recrutas mutantes pelo mundo. Ele formou a equipe adolescente dos Novos Mutantes e em sua primeira missão eles enfrentaram Donald Pierce (lembra o ciborgue de Logan?) e o Clube do Inferno.

NMTsunspot

Os Novos Mutantes também são muito conhecidos e amados aqui no Brasil por trazerem o primeiro herói brasileiro da Marvel, o Mancha Solar. Ele é Roberto daCosta, o filho de um rico industrial que, durante uma partida de futebol em que jogava no Rio de Janeiro viu sua namorada Juliana morrer sob mando do Clube do Inferno. Embora Beto tenha um sobrenome bastante espanhol – inclusive na grafia – e nos quadrinhos soltar uns “Madre de Dios!”, por sua causa – e de outros personagens – os Novos Mutantes estiveram em Terras Brasileiras. Hoje em dia, Beto daCosta, lidera a ex-organização terrorista IMA e lidera também uma equipe de vingadores patrióticos – que irônico – chamada U.S.Avengers.

NMTmissil

Outro personagem bastante popular dos Novos Mutantes é Sam Guthrie, o Míssil. Primeiro filho de uma família caipira com mais de quatorze rebentos, o fato de ser arrimo de família caiu sobre os ombros de Sam e ele teve de trabalhar em minas de carvão do Kentucky quando seu pai morreu. Foi assim que descobriu seus poderes, que usou para trabalhar para o Clube do Inferno e sustentar sua família. Entretanto seu sempre terno coração fez com que virasse a casaca e participasse dos Novos Mutantes. Sam já fez parte dos X-Men e dos Vingadores. Recentemente teve um filho com a integrante da Guarda Imperial Shiar, Esmagadora, a terráquea Izzy Kane. No filme ele será interpretado por Dub Taylor, de Stranger Things.

NMTlupina

Outra queridinha dos fãs. Aliás, tem Novo Mutante que não seja queridinho dos fãs? É Rahne Sinclair (que vai ser interpretada por Maisie Williams, a Arya de Game of Thrones), a Lupina, uma menina que pode se transformar em loba. Rahne é uma garota escocesa filha de um abuso sexual de um pastor católico que foi seu criador quando sua mãe morreu no parto. Criada sob os dogmas católicos do pecado e da salvação, quando Rahne se transformou em loba pela primeira vez, pensou que estava possuída pelo demônio e foi perseguida pelo próprio pai. Foi aí que entrou em cena Moira MacTaggert, que a acolheu funcionando com uma segunda mãe. Lupina também participou do X-Factor, tanto quando o grupo era uma agência governamental quanto quando funcionava como agência de detetives. Ela teve um filho com o príncipe-lobo de Asgard. Esse filho se tornou regente do inferno e teve de ser morto por Guido Carosella (em histórias que, novamente por lástima, não foram publicadas no Brasil). Ela também participou do Excalibur.

NMTmirage

A líder dessa equipe – papel que, por vezes compartilha com Sam –  é Danielle Moonstar, a Miragem, uma indígena americana Cheyenne que possui o poder de fazer projeções mentais contendo ou o maior medo ou o maior desejo de uma pessoa. Dani também tem grande associação com Asgard, pois se tornou por um grande período uma das Valquírias de Hela, a deusa dos infernos nórdica. (que vai ser a antagonista de Thor: Ragnarok). Dani foi a líder – ainda que sem poderes – de uma segunda leva de Novos Mutantes, que funcionava num estilo de casas como na Hogwarts de Harry Potter. Na fase da Nova Marvel, Dani, ao lado de Misty Knight (da série Luke Cage) e da Valquíria original (que também estará em Thor: Ragnarok) da equipe Destemidas Defensoras. É nela que se foca o filme, em que combaterá o Urso-Demônio, um grande inimigo da sua tribo.

NMTkarma

Uma integrante original da equipe é a vietnamita Karma, Xi’an Coy Manh. Ela foi criada também por Frank Miller. Xian tem o poder de possuir mentalmente as pessoas, controlando seus atos enquanto seu corpo fica inerte. Ela foi criada durante a Guerra do Vietnã por seu tirânico tio o General Coy Manh. Quando percebeu que seus irmãos mais novos e gêmeos estavam em perigo, ela procurou ajuda do Quarteto Fantástico e do Homem-Aranha. Mais tarde, Xian foi cooptada por Xavier. Xian ficou um bom tempo afastada da equipe quando foi dominada pelo Rei das Sombras (vilão da série Legião) e engordou e ficou maior que o Blob. Dessa forma, se tornou uma vilã e foi abandonada pela equipe num deserto, onde perdeu todo seu peso e se reabilitou. Recentemente se assumiu como lésbica e, durante uma batalha com o ciborgue Cameron Hodge, durante o Segundo Advento, perdeu sua perna que foi substituída por uma mecânica. Karma, entretanto, não estará no filme dos Novos Mutantes.

NMTmagik

No lugar de Karma, teremos outra personagem, que não faz parte da equipe original, mas que é muito querida e odiada pelos fãs. Ela é Magia, a russa Illyana Nicolaievna Rasputin, a irmã de Colossus (do filme do Deadpool, lembra?). Illy, a floquinho de neve, foi apresentada aos leitores de X-Men ainda na primeira aparição de seu irmão, quando ele a salva de ser atropelada por um caminhão. Mais tarde, ela foi sequestrada pelo demônio Belasco, que a treinou como feiticeira para ser sua sucessora na dimensão infernal do Limbo. Ela ficou lá por sete anos, mas que passaram em sete horas para os X-Men. Quando retornou já era adolescente e desenvolveu uma forte amizade com Kitty Pryde que tinha acabado de se juntar aos X-Men.

NMTroster

Além de seus poderes mágicos, Magia pode usar discos de teleporte, que a transportam da Terra para o Limbo. Ela também possui a Espada Espiritual, que quando a desembainha, ela se torna a FIlha das Trevas, uma criatura meio humana-meio bode. A saga Inferno cobrou um grande preço de Illy, retirando seus poderes mutantes e mágicos e revertendo-a a idade infantil. Mais, tarde, a criança Illyana foi uma das primeiras a  ser abatida pelo vírus legado, uma versão mutante da AIDS. Ela reapareceu na saga A Busca por Illyana, dos Novos X-Men. Depois disso, Illyana foi uma das hospedeiras da Fênix durante a saga Vingadores vs. X-Men, fazendo parte do Quinteto Fênix. Hoje em dia, ela faz parte da equipe dos Guerreiros Secretos e é treinada pelo Doutor Estranho.

NMTliefeld

Os Novos Mutantes sofrem mais adições às suas fileiras ao longo dos tempos, como Cifra, Warlock, Magma, e a equipe dos Exterminadores que era tutorada pelo X-Factor original. Com a adição de Cable como líder do grupo, em breve a equipe se tornou a X-Force, mantendo uma postura militarista. Mas de seus integrantes originais, apenas Sam, o Míssil fazia parte da X-Force, mesmo que os demais integrantes foram retornando aos poucos. A revista dos Novos Mutantes durou 100 números, de 1982 a 1991, sendo assim, um produto típico da década de 80. Referências daquela época abundam na revista, desde Michael Jackson a Garfield.

NMTross

Como uma volta ao passado, os Novos Mutantes se reúnem novamente com a volta de Illyana. Agora adultos, a equipe é composta de Magia, Míssil, Mancha Solar, Miragem, Karma, Magma e Cifra, sendo posteriormente adicionado Warlock. A falta de Lupina foi sentida, que na época estava grávida. A primeira missão da equipe foi contra Legião, oponente contumaz do time e que surgiu pela primeira vez em sua revista. A última missão foi a dissolução da equipe pois descobriram que se ficassem juntos originariam um terrível futuro distópico. Essa nova revista foi publicada de 2008 a 2012 nos EUA.

Agora que os Novos Mutantes vão ter um filme nas telonas, quem sabe eles não ganhem um novo título só seu? A Marvel costuma fazer isso. Espero que a película faça sucesso e nossos queridos personagens voltem a brilhar juntos! Muito amor envolvido!

Anúncios

6 Comments

  1. A ideia do texto é legal, Guilherme, mas é bom tomar cuidado com as informações da cronologia dos Novos Mutantes… muitas delas contêm imprecisões.

    Na verdade, o propósito para criação dos Novos Mutantes foi apenas ajudar os membros a utilizarem seus poderes. Durante muito tempo, Xavier permanece no grande dilema de NÃO fazer do time uma substituição aos X-Men, como seu texto sugere.

    Certas vezes utilizaram mesmo jargões hispânicos para uns quadros de Roberto, mas a ideia para o personagem sempre foi ele ser brasileiro, inclusive o sobrenome. Não acho que a forma DaCosta seja uma interpretação hispânica do nome (até porque seria “de la Costa”), mas só um erro de grafia comum dos ingleses/americanos mesmo. Sobre a morte de Juliana: os poderes do Roberto foram ativados numa partida de futebol, mas Juliana foi morta em outro momento, num armazém, quando foi raptada pelo Clube do Inferno.
    Os irmãos Guthrie são 10 e não 14. E o motivo de Sam ter se tornado capanga de Pierce foi resultado mais de uma manipulação do vilão do que da iniciativa pura do Míssil.
    O pastor Craig, pai de Rahne, não é católico, mas sim protestante. Assim, a criação dela é protestante. E não se sabe se Rahne é fruto de um abuso, o que é dito é que a mãe dela era uma prostituta. Sobre o filho dela, na verdade ele não era regente do inferno. Quem o MATASSE se tornaria regente do inferno, e foi o que aconteceu com o Guido.
    A associação da Moonstar com Asgard é por conta de ela ter se tornado uma valquíria de Odin (não de Hela) e por ter criado um laço com o Ventania durante o ataque do Loki e da Encantor aos Novos Mutantes. Em uma outra ocasião, ela foi controlada pela Hela, mas por um breve período de tempo. Anos depois, durante o run da dupla DnA, ela atuou como valquíria da Hela como continuação de um plot do Gillen (tie-in de Cerco).
    Karma foi criada por Claremont, não por Miller… E ela foi cuidada pelos próprios pais. O tio foi um homem que criou um império criminoso e que, depois da morte dos pais de Shan, sequestrou os irmãos mais novos dela e tinha a intenção de ter Shan e o irmão gêmeo, Tran (que também tinha poderes de possessão), como capangas. Outra coisa é que Karma nunca foi vilã. Depois de se livrar do Rei das Sombras, ela foi parar num deserto de Asgard pelo mesmo motivo que a Moonstar foi parar no território das Valquírias: a Encantor. Karma apareceu lésbica há uns 20 anos, em X-Force do Loeb (ou do John Francis Moore, não me lembro).
    O tempo que a Magia ficou no Limbo, na Terra, foi de apenas um instante (e não sete horas). A relação da Magia com a forma de Filha das Trevas não é apenas desembainhar a espada espiritual. A espada contém parte da alma da Illyana. Assim, sem a espada, ela fica como Filha das Trevas (desde o retorno da morte em Busca por Magia). Antes de voltar a ser criança, em Inferno, o que engatilhava a transformação em Filha das Trevas eram os sentimentos negativos da própria Illyana.

    Curtir

    1. Como pudemos comprovar e como se diz por aí tanto Deus como o diabo estão nos detalhes. Se omitimos alguns podemos incorrer em erro pela visão de alguns leitores. Tentei fazer apenas uma generalização da equipe, pois senão o texto ia ficar muito cansativo. Valeu! Abraços! =)

      Curtir

    2. Sobre o Miller criar a Karma, ele desenha a edição que conta a história dela com os irmãos e o tio. Então, sim, ele é cocriador por ter sido o desenhista da edição.

      Curtir

      1. Sim. Eu disse que o Miller TAMBÉM criou a Karma. Foi só um artigo para chamar a atenção para a equipe. Não para abranger toda história dos Novos Mutantes. Mas obrigado pela elucidação criteriosa. Abraços!

        Curtir

  2. Eu sempre gostei dos Novos Mutantes, principalmente quando foram desenhados pelo Bill Sienkiewicz. Magick é uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos. Infelizmente, quando o Claremont saiu do argumento veio a Louise Simonsen e cagou em tudo. Depois Rob Liefeld, Cable, X-Force e nada foi como antes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s