Qual é o Herói Que Pertence à Marvel e à DC Comics ao Mesmo Tempo?

Sim, meus queridos mergulhadores! A Marvel e a DC Comics já tiveram um personagem que pertencia às duas editoras. E isso aconteceu, claro, nos anos 90, os famigerados anos em que, como diria Lucas Silva e Silva diretamente do Mundo da Lua, “tudo pode acontecer”. Nesse post você vai descobrir quem era esse personagem e como ele afetava a casa das idéias e o universo das lendas.

ACCdcvsmarvelTudo começou com a minissérie sensação que iria trazer um encontro inédito entre as editoras Marvel e DC Comics. Ela ficou conhecida como DC Versus Marvel/Marvel Versus DC. Entre alguns dos acontecimentos da minissérie, houve a criação do universo Amálgama, que era uma fusão entre os personagens das duas editoras. Mas para que isso acontecesse, foi necessária a intervenção do personagem Acesso, morador do Universo DC original, tanto para colocar os personagens em contato uns com os outros, como para fundí-los de forma que nenhum universo fosse aniquilado.

Criado por Ron Marz e Dan Jurgens, Acesso é Axel Asher, que ao defender um velho mendigo acaba descobrindo que é o próximo na linhagem que cuidava do acesso entre dois universos. Estes dois universos eram o DC e Marvel, cada um mantido por um guardião, os irmãos, que agora disputam pela existência de apenas um universo. Lembrou de Torneio de Campeões? Pois é isso aconteceu quase 25 anos depois…

ACCacess

Acesso descobre que o universo era um só, o universo Amálgama, e que era papel dele mantê-los separados. Durante sua estadia no universo Amálgama acesso é ajudado pelo Doutor Destino (uma fusão do Doutor Estranho com o Senhor Destino), a combater Darkseid e sua contraparte maligna. Ele acaba absorvendo essa contraparte e se torna cidadão dos dois universos. A missão de Acesso, então, se torna cruzar um universo e o outro, impedindo que as pessoas se fundam ao se encontrarem.

ACCacessoAlgumas vezes, Acesso participa de situações em que ele não é reparado (isso explica os crossovers subsequentes, que foram chamados de Fase 2 e Fase 3 de DC Versus Marvel/Marvel Versus DC aqui no Brasil, mas cujo nome original é outro para cada uma delas, All Acess e Unlimited Acess). Isso também explica que, uma vez ocorridos os encontros, os personagens se esquecem que se encontraram alguma vez.

Acesso tem a capacidade de criar portais interdimensionais entre os dois universos. Ele pode usar esses portais para se teletransportar, além de convocar outras pessoas através deles. Ele também tem a capacidade de viajar no tempo ao cruzar universos. Ele pode sentir a presença de qualquer coisa de um universo em outro universo. Além disso, Accesso recentemente aprendeu que pode criar um Amálgama de duas pessoas de cada universo ao tocá-las. Acesso também precisa estar frequentemente migrando de um universo ao outro, pois crossovers espontâneos podem começar a acontecer.

A primeira aparição de Acesso se deu no crossover de 1995 Lanterna Verde/Surfista Prateado: Alianças Profanas. Os quadros finais do quadrinho mostram um beco em Nova York, onde uma grande caixa de papelão está começando a emitir poderosos feixes de energia. Acesso é mencionado novamente no crossover Superman/Surfista Prateado pelo Homem Impossível.

ACCstragefateAcesso é mencionado brevemente no crossover Superman/Quarteto Fantástico. Superman recebe uma mensagem holográfica falsa, que ele pensa vir de seu pai, Jor-El. A mensagem diz que um ser de outro universo, chamado Galactus, foi aquele que destruiu Krypton. Superman, então, profere a frase “Preciso de ajuda especializada para encontrá-lo. Devo achar Acesso “. No crossover Vingadores/LJA (o último entre as duas companhias), não é feita menção a Accesos, que deveria estar logicamente envolvido. Por outro lado, os eventos de Vingadores/LJA foram mencionados em quadrinhos da DC (ver LIga da Justiça: Sindikato do Crime, de Kurt Busiek); isso pode querer dizer que as histórias de Acesso não são mais consideradas como tendo sido parte da continuidade de qualquer empresa. Embora Acesso tenha sido referenciado na revista do Lanterna Verde, entre outros quadrinhos mais antigos, isso pode querer dizer que talvez ambos sejam considerados cânone.

Você acabou de ler a história não autorizada de Axel Asher, o Acesso! O herói que é tanto da Marvel como da DC Comics. E então, o que você acha de tudo isso, caro mergulhado? Conta pra nós enquanto recebe abraços submersos!

 

Anúncios

11 comentários sobre “Qual é o Herói Que Pertence à Marvel e à DC Comics ao Mesmo Tempo?

  1. Tem também o Barry Allen, que foi usado na revista do Quasar por um tempo depois de Crise nas Infinitas Terras. Ele havia sido resgatado da força da aceleração e estava em péssimo estado, além de desmemoriada.

    Curtir

  2. As 2 minis posteriores são legais, sendo a última a melhor delas, envolvendo viagens no tempo. Tivemos até LJA X Vingadores (em suas primeiras formações) nessa terceira mini e X-Men x LJA na segunda mini.

    Curtir

    1. Quando eu era adolescente eu gostava. Tinha 12 anos quando esse saiu. Depois, crossovers, para mim, viraram sinônimos de quadrinhos ruins. Só mudei de opinião com Vingadores/Liga da Justiça. Abs! =)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s