Os Melhores Quadrinhos do Universo Star Wars Que Li em 2017

É bebé, mamá na teta da vaca Salomé, você não qué, né? Mas um listinha esperta dos melhores quadrinhos de Star Wars de 2017 você quer, certo? Então, esse ano em que a Panini Comics fez uma enxurrada de encadernados de Star Wars nas bancas, lançando e relançando alguns, num ano em que tivemos DOIS filme de Star Wars, nada mais justo que uma singelinha duma lista pra eles, certo? Aqui vai ela!


fevquigonSTAR WARS LEGENDS – QUI-GON JINN: O LADO SOMBRIO, DE SCOTT ALLIE E MAHMUD ASRAR

Tenho de confessar, eu sou daqueles. Daqueles que começou a curtir Star Wars com a segunda trilogia e, sim, gosta dela e tudo e tal. Mas tenho de confessar 2, a missão, de que nunca tinha curtido pra valer um quadrinho da série de filmes (a não ser os clássicos por Archie Goodwin e companhia). Essa minissérie com enfoque no Qui-Gon Jinn, entretanto, veio dirimir essa falha. Eu comprei com desconfiança para ela na banca, mas fui atraído pela capa e pelo personagem. Gosto da dinâmica Mestre/Padawan entre Qui-Gon e Ben Kenobi, nesse encadernado ela se repete, mas aqui, Qui-Gon ensina outro pupilo, Xanatos. Quando um assassinato ocorre no planeta natal de Xanatos, Yoda manda os Jedis investigarem. E será um teste para a força dos Jedis. Mas de qual deles? Um quadrinho muito legal e um dos primeiros desenhados pelo agora superastro Mahmud Asrar.

fevdarthmaulSTAR WARS LEGENDS – DARTH MAUL: SENTENÇA DE MORTE, DE TOM TAYLOR E BRUNO REDONDO

Bem, então depois de eu ter lido e gostado do encadernado do Qui-Gon Jinn eu fui atrás de mais coisas de Star Wars. Mas claro que eu pesquisei antes. Sabia que Tom Taylor, o escritor de Injustiça havia começado com Star Wars, então achei este encadernado em questão escrito por ele e desenhado por seu parceiro em Injustiça, Bruno Redondo. A HQ é muito legal, cheia de ação e reviravoltas como o próprio Injustiça. Nela, Darth Maul e seu irmão Savage Opress insuflam uma rebelião em um planeta dominado por um rico minerador. Lá, os dois irmãos Sith vão enfrentar os Clone Troopers e os Jedis pelo bem do planeta e dos habitantes originais do lugar. Uma saga bem divertida e boa de se ler.

ABRleiaSTAR WARS: PRINCESA LEIA, DE MARK WAID, TERRY E RACHEL DODSON

Eu tinha cá pra mim que as histórias de Star Wars para os quadrinhos eram como as do Universo Expandido: um monte de navezinha conversando e atirando umas nas outras. Mas esse novo universo Star Wars da Marvel tem caído nas minhas graças, principalmente porque os times chamados para fazer essas histórias são nomes de peso. Como Mark Waid e o casal Dodson, nesta Princesa Leia, o melhor quadrinho que li da linha até agora. Com uma história bem road trip, Waid trabalha sensacionalmente os personagens e os Dodsons acrescentam sua arte deleitosa e de babar. Nessa minissérie em cinco edições, Leia quer reunir os sobreviventes de seu então planeta-natal, Coruscant, uma civilização brilhante, cheia de pessoas inspiradoras, mas que foi devastada na guerra contra o Império. Uma leitura interessante até para quem não está familiarizado com o universo de Star Wars.

MARvaderSTAR WARS: DARTH VADER – VADER, DE KIERON GILLEN E SALVADOR LARROCA

Neste encadernado, que tem ligação com o primeiro da linha Marvel/Star Wars, ficamos sabendo como Darth Vader obteve a informação de que Luke Skywalker era seu filho. Um encadernado bem mais interessante que o da série principal, diga-se de passagem, tanto no roteiro como nos desenhos. Também nos deparamos com novos personagens: a intrépida e cativante Doutora Aphra e as versões homicidas e destruidoras de C-3PO e R2-D2, que acabam servindo de alívio cômico, mas num humor muito, muito hã… dark side. Entendo que esse encadernado pode ser uma boa porta de entrada para quem quer curtir os novos quadrinhos dessa nova continuidade de Star Wars. Em breve, também será lançado um encadernado compilando a minissérie da Princesa Leia, para os saudosos de Carrie Fisher.

E A PIOR…


fevstarwarsimperioSTAR WARS: IMPÉRIO DO MAL, DE TOM VEITCH E CAM KENNEDY

Bem, se lembra quando eu disse que não curtia quadrinhos de Star Wars? Ok, então, essa minissérie é uma das razões para eu ter essa impressão. São naves, navezinhas, navetas, mais naves e ainda mais naves só pra vender brinquedinhos pros fãs. A história é muito rasa e isso que Tom Veitch fez uma fase bem legal no Homem-Animal. O desenho de Cam Kennedy, que fez vários trabalhos para a 2000 a.D. também não é ruim, mas as cores que ele usa para seus desenhos são monocromáticas demais e acabam estragando a narrativa. Isso sem falar no uso descabido e involuntário de splash pages, que estão lá mais para mostrar a vastidão do espaço de que a serviço da narrativa. Então, eu que tinha me empolgado todo com Star Wars esse mês, com essa mini, me desempolguei e voltei à estaca zero.

Espero que ano que vem eu continue a me empolgar com Star Wars para termos outra listinha de melhores do ano. Veremos, mas pelo sucesso que Star Wars vem fazendo mundo afora, acho que vai garantir mais uma né? Abraços submersos!

Anúncios

2 comentários sobre “Os Melhores Quadrinhos do Universo Star Wars Que Li em 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s