Quem é Quem no Filme do Pantera Negra?

É, queridos mergulhadores! O filme do Pantera Negra está com tudo e não está prosa (está quadrinhos – ta, dum, tss!). Os ingressos antecipados já estão esgotados nos Estados Unidos. Mas vamos dizer que os personagens da mitologia do Pantera Negra não são muito conhecidos do público em geral, como são de outros super-heróis. Mas não se desespere! A gente salva a sua vida em Wakanda, dizendo quem é que no filme do maior super-herói negro de todos os tempos.

PTMtchakaREI T’CHAKA

O rei T’Chaka era o Pantera Negra anterior a T’Challa, nosso protagonista. É uma tradição de Wakanda, que o Pantera Negra seja o rei, o sumo-sacerdote e o defensor da nação. Enquanto nos filmes o Rei T’Chaka foi morto durante um atentado às Nações Unidas em Capitão América: Guerra Civil, nos quadrinhos ele foi morto pelo Garra Sônica. Ele também é pai de Shuri. Foi retratado pelo ator Jon Kani em ambos os filmes. T’Chaka chegou a se encontrar com o Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje o Rei T’Chaka está preservado na Câmara dos Imortais, na cidade dos Imortais, um santuário onde apenas o Pantera Negra possui acesso para buscar aconselhamento na sabedoria dos soberanos que vieram antes dele.

PTMtchallaPANTERA NEGRA (T’CHALLA T’CHAKA)

T’Challa é o atual rei de Wakanda, empossado por seu tio, que foi rei provisório enquanto T’Challa era criança e não podia assumir o treino. Mesmo assim, ele foi submetido a várias provas e duelos para assumir o posto de protetor de Wakanda, inclusive um encontro com o grande deus pantera. Para ser o Pantera, T’Challa não apenas possui o treinamento e a sabedoria necessários, como também ingere de um misto de folhas e raízes que lhe conferem agilidade e sentidos aguçados.  Durante a infância, ele conheceu Ororo Monroe, que era idolatrada no Quênia, país vizinho a Wakanda, como a deusa dos ventos e das chuvas. Ela mais tarde viria a se tornar a heroína mutante Tempestade, dos X-Men e os dois viriam a se casar – fato que causou revolta nos fãs por ser uma imposição da Marvel em unir seus dois maiores heróis negros – e logo mais, a se separarem, quando a heróína passou a namorar o seu colega x-man Wolverine. Enquanto super-herói, ele já participou de equipes como os Vingadores e compôs o Quarteto Fantástico junto com Tempestade ao lado do Coisa e do Tocha Humana, logo após a Guerra Civil que separou o Senhor Fantástico e a Mulher Invisível temporariamente. O Pantera Negra é interpretado por Chadwick Boseman no filme de 2018.

PTMklawGARRA SÔNICA (ULYSSES KLAUE)

Interpretado por Andy Serkis, o Gollum, nos cinemas, o Garra Sônica surgiu primeiro como inimigo do Quarteto Fantástico, como poderes relacionados às ondas sonoras. Esses dons foram obtidos a partir da sua relação com o Vibranium, um poderoso metal encontrado somente em Wakanda. Seu pai, um barão belga, servia aos nazistas e o criou em Wakanda. Ulysses matou o pai de T’Challa na sua frente. No universo cinemático, o personagem aparece primeiro em Vingadores: A Era de Ultron. O Garra Sônica já fez parte de diversos grupos de vilões, tendo participado com mais destaque do Quarteto Terrível, antagonista da primeira família da Marvel, o Quarteto Fantástico.

PTMkillmongerKILLMONGER (ERIK KILLMONGER/ N’JADAKA)

Erik Killmonger foi o primeiro vilão apenas do Pantera Negra. Ele era um terrorista contra Wakanda que apareceu pela primeira vez na revista Jungle Action, o primeiro título-solo do Pantera Negra. Ele é interpretado por Michael B. Jordan, que fez o filme Creed e que curiosamente também já fez outro personagem Marvel: o Tocha Humana, do filme do Quarteto Fantástico da FOX. Estudou no MIT quando os homens de Klaue exilaram seu pai nos Estados Unidos e foi criado no Harlem. É exímio combatente corpo-a-corpo e seu nome wakanda é N’Jadaka. É o nêmesis do Pantera tanto no filme quanto na memorável saga A Fúria do Pantera, publicada em 12 edições na mesma Jungle Action.

PTMshuriSHURI T’CHAKA

Shuri é a irmã mais nova de T’Challa. Quando T’Challa renunciou do manto do Pantera Negra, severamente machucado depois de uma grande batalha, Shuri assumiu Wakanda e o papel de heroína, tendo ganhado, inclusive uma série própria nos quadrinhos. Mas seu reinado e seu papel como Pantera Negra acabaram na minissérie Guerras Secretas.  Embora seja irmã de T’challa, ela só surgiu em 2005, criada pelo roteirista negro Reginald Hudlin e o desenhista John Romita Jr, retroativamente, na saga Quem é o Pantera Negra?. O seu reinado viu guerras que quase destruíram Wakanda totalmente. Primeiro foi um embate com o vampiro totêmico Morlun, que queria absorver os poderes do deus-pantera e dos gorilas brancos. Depois, aconteceu a DoomWar, em que o Doutor Destino afia seus olhos sobre Wakanda, buscando o país para suas mãos. Por fim, durante o evento Vingadores versus X-Men, Namor inundou um terço da nação, se tornando um  dos maiores inimigos daquele povo. Durante o arco de histórias Uma Nação Sob Nossos Pés, escrita pelo jornalista Ta-Nehisi Coates, Shuri possui um papel importante: vai parar no Djalia e lá se torna um bastião da cultura e da memória do povo wakandano. No cinema, ela é interpretada por Letitia Wright.

PTMramondaRAMONDA

Ramonda é a mãe de criação de T’Challa e sua maior conselheira. Ela também é a mãe biológica de Shuri. Ela foi criada nos quadrinhos em 1989 e nasceu na África do Sul, vindo a wakanda para se casar com T’Chaka após a morte de sua primeira mulher, N’Yami. Depois de dar a luz a Shuri, sofre anos de abusos sexuais pelo supremacista branco Anton Praetorius. Para salvá-la, T’Challa vestiu pela primeira vez o uniforme do Pantera Negra, mesmo sem permissão, quando ele era adolescente. Interpretada pela grande atriz Angela Basset que tem uma história com filmes de representatividade da cultura negra americana.

PTMokoyeAS DORA MILAJE (NAKIA E OKOYE)

As Dora Milaje são guardas-costas exclusivas e cerimoniais do Pantera Negra, uma guarda formada somente por mulheres guerreiras de wakanda. São chamadas de “as adoradas” e também são tidas como esposas em treinamento do rei de Wakanda. Elas e o Pantera Negra se comunicam em uma língua própria africana, a Hausa, tradicional do Níger e da Nigéria, que não é falada dentro de Wakanda, como medida de privacidade. Elas foram criadas nos quadrinhos no fim dos anos 90, por Christopher Priest. Okoye será interpretada por Danai Gurira, que faz a Michonne, do seriado The Walking Dead.

PTMnakiaA ganhadora do Oscar, Lupita Nyong’o fará a Dora Milaje melhorada geneticamente, Nakia. Esta Dora Milaje se apaixonou por T’Challa ainda criança, mas prometeu apenas serví-lo como guarda-costas, quando teve de cuidar da namorada americana de T’Challa Monica Lynne, Nakia tramou contra ela e tentou matá-la, o que fez com que T’Challa a banisse de Wakanda. Depois de ser torturada, foi salva por Killmonger que a recuperou no Altar da Ressurreição e a batizou de Malícia em homenagem a sua companheira, uma feiticeira morta. Foi do Altar de onde tirou habilidades avançadas de força, agilidade e velocidade.

PTMwkabiW’KABI E ZURI

W’Kabi é o segundo em comando, de T’Challa, funcionando como uma espécie de Grão-Vizir ou Vice-rei. Ele surgiu nos quadrinhos logo quando o Pantera Negra se juntou aos Vingadores, no final dos anos 60. Os heróis estavam desconfiados de intenção de T’Challa em se juntar à equipe americana e W’Kabi estava desconfiado dos Vingadores como visitantes de Wakanda.

PTMzuriJá Zuri é um dos maiores e mais poderosos guerreiros de Wakanda, apesar de sua idade avançada para um lutador. Ele é muito forte e hábil em combate armado e desarmado. W’Kabi e Zuri foram mortos pelo feiticeiro vampírico Morlun durante um ataque à nação de Wakanda, quando o feiticeiro ressuscitou vários inimigos do Pantera durante a fase da Marvel conhecida como Reinado Sombrio. W’Kabi e Zuri foram enterrados lado a lado. Zuri vai ser intreprteado pelo ator veterano Forest Whitaker, famoso pelo filme O Último Rei da Escócia e pela série The Shield. W’Kabi será interpretado por Daniel Kaluuya.

PTMmanapeHOMEM-GORILA (M’BAKU)

O Homem-Gorila (Man-Ape) é outro dos grandes inimigos do Pantera Negra. Ele veste uma roupa cerimonial de Gorila Branco, uma espécie de macaco típico das montanhas que cercam Wakanda, uma espécie muito rara e que apenas pessoas privilegiadas podem ver. Vindo da vila dos Jabari, M’Baku deu um golpe de estado em Wakanda, substituindo T’Challa no trono enquanto ele estava nos Estados Unidos. Ele também trocou os rituais do deus-pantera pelos cerimoniais dos gorilas brancos como oficiais do país. O Homem-Gorilla fez parte da Legião Letal, liderada pelo Ceifador e atacou o Pantera Negra e os Vingadores. O personagem já foi morto e ressuscitado muitas vezes inclusive na sua história de origem. A última morte aconteceu pelas mãos de Morlun. Ela também já fez parte dos Vilões de Aluguel do Homem-Púrpura. Quem interpreta o Homem-Gorila é Winston Duke.

PTMeverettEVERETT KENNETH ROSS

O personagem é interpretado pelo ator que fez Bilbo no filme O Hobbit e o  médico Watson da série britânica Sherlock, Martin Freeman. No Universo Cinemático da Marvel, Everett K. Ross é um agente da ordem da política dos Estados Unidos. Ele apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em uma história do Ka-Zar dos anos 90, mas depois passou a aparecer na série do final dos anos 90 do Pantera Negra. De acordo com seu criador, Christopher Priest, sua personalidade foi baseada em Chandler Bing, da série Friends. Na série de Priest, que saia pelo aclamado selo Marvel Knights, Ross servia como “o ponto de vista branco” sobre o mundo de Wakanda, uma vez que tinha sido designado pelas Nações Unidas para acompanhar T’Challa. Ross trabalhava como um auxiliar a estadistas de países pertencentes à ONU para ajudá-los com questões ligadas à organização e às relações internacionais. Depois do fim da série de Priest, Everett K. Ross apareceu em diversos quadrinhos da Marvel Comics dando depoimentos sobre Wakanda.

Caros mergulhadores, falta menos de um mês para a estreia do filme do Pantera Negra aqui no Brasil, em 15 de fevereiro de 2018. E pelo que vimos até agora, o filme promete ser incrível, com um visual incrível em cenários, vestimentas, maquiagem e em cenas de ação. Eu se fosse vocês não perdia! Abraços submersos e bom filme!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Quem é Quem no Filme do Pantera Negra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s