A Substituição de Heróis na Marvel dos Anos 80

Você pensava que heróis serem substituídos por outros é coisa dos dias de hoje? Não poderia estar mais errado. Houveram várias substituições de heróis, passando pela Era de Ouro, a Era de Prata, nos anos 80 e 90 e a de agora. Mas nesse post eu gostaria de falar sobre um obscuro projeto da Marvel chamado internamente de “Big Bang” e os personagens que acabaram surgindo na editora depois que essa ideia foi aventada, refutada, discutida e causou muitas brigas internas na Casa das Ideias.

A tal ideia do Big Bang, que iria rebootar o Universo Marvel, fazendo com que os personagens antigos perdessem suas identidades secretas e elas fossem adquiridas por outra pessoa, partiu de Jim Shooter, o editor-chefe da Marvel. Ele dizia que iria ter um sinal no céu do Universo Marvel e as pessoas se dariam por conta de que tudo estava mudando. A justificativa para isso era a de que a cronologia da marvel tinha se tornado muito complicada para os leitores acompanharem. Shooter queria matar, Thor, Capitão América e Homem-Aranha e substituí-los por outros. A ideia era que um banqueiro fosse o Capitão América.

A80evento
O evento branco do Novo Universo da Marvel.

Mesmo não tendo conseguido apoio do corpo artístico para matar os heróis figurões, a Mulher-Aranha e o Mestre do Kung Fu foram mortos e o Motoqueiro Fantasma acabou com sua maldição, restando apenas Johnny Blaze. A idéia de um efeito no céu e o surgimento de novos heróis foi reaproveitada por Shooter, criando o Novo Universo da Marvel, um evento que comemorava os 25 anos da Casa das Ideias com personagens novos e feitos às pressas por todos os envolvidos, incluindo Jim Shooter.

A80blackcrow
O Corvo Negro, personagem cotado por J. M. DeMatteis para ser o novo Capitão América.

O Big Bang da Marvel não aconteceu, mas ao longo dos anos 80, os heróis acabaram sendo substituídos por outras pessoas que vestiram seu manto. Por exemplo, J.M. DeMatteis tinha a ideia de fazer Steve Rogers desistir do sonho americano e passar o manto para um nativo americano, o Corvo Negro, que vinha tendo um certo destaque nas histórias do Capitão América. A edição estava pronta, mas Jim Shooter resolveu reescrever e redesenhar ele mesmo, alegando que o Capitão nunca desistiria assim tão fácil. Isso levou J. M. DeMatteis, que estava há três anos no título, a desistir do Capitão América.

Aproveitamos essa deixa e fizemos uma pequena lista de pessoas que substituíram os heróis tradicionais da Marvel nos anos 80, para você ver que esse fenômeno não é uma coisa dos dias atuais. Segue a lista!

A80thorBILL RAIO-BETA

Bill Raio-Beta era um defensor do mundo korbinita que, a bordo de sua nave Ferocimea, vinha em direção Terra enquanto estava em uma viagem de estase. Suas feições eram medonhas, como as de um crânio de cavalo descarnado. Bill fora engendrado em seu mundo para ser um grande soldado modificado geneticamente para a defesa e a busca de recursos para seu planeta, que era ameaçado por Surtur. Ele acaba entrando em combate com Thor e conquistando, por direito, o seu martelo. Em suas missões como Thor, ele acaba conhecendo e fazendo amizade com os asgardianos e terráqueos e passa a encarar tudo de outra forma. Quando Thor consegue novamente ter a posse de seu martelo Mjolnir, Odin confere a Bill o seu próprio, batizado de Rompe-Tormentas.

A80rhodeyJAMES RHODES

James Rhodes era um piloto de helicóptero que acabou encontrando Tony Stark logo depois de sua fuga do Vietnã. Juntos, os dois conseguem fugir do sudeste asiático e retornam aos Estados Unidos. Tony oferece emprego a Rhodes, mas ele recusa por preferir servir à pátria. Ao findar a Guerra do Vietnã, Rhodes se torna motorista particular de Stark, galgando degraus como tesoureiro das Indústrias Stark. Assim, Stark revelou sua identidade secreta a Rhodes e, depois que Obadiah Stane tomou a fortuna e a empresa de Tony e este caiu no vício do álcool, Rhodes passou a atuar como o Homem de Ferro bem como a ajudar o amigo a se recuperar de sua adicção. Depois de quase enlouquecer usando a armadura de Stark – que fora feita para os padrões mentais de Tony -, o industrial playboy construiu para Rhodes uma armadura só dele, que batizaram de Máquina de Combate. Ele atuou ao lado dos Vingadores por um longo tempo, até cair em combate contra Thanos durante os eventos de Guerra Civil 2.  

A80captainsJOHN WALKER

Quando o Capitão América Steve Rogers desiste de vestir as cores, as faixas e as estrelas dos Estados Unidos por estar em desacordo com suas filosofias, o governo vai atrás de um substituto.  John Walker era o Superpatriota, um mascarado que dizia ser um herói que servia melhor ao país do que o Capitão América. Enquanto Steve veste um uniforme preto e se chama apenas por Capitão, John Walker acaba se destacando enquanto um soldado fiel, confiável e que não questiona ordens. Por isso, ele acaba sendo escolhido como o substituto natural para Steve Rogers. Mais para frente, depois de vários embates com Steve, John acaba concordando com o Capitão América original. Ele se torna o irascível e arredio Agente Americano. Sob essa identidade ele fez parte dos Vingadores da Costa Oeste, da Força Tarefa e dos Thunderbolts. 

A80marvelMÔNICA RAMBEAU

Mônica Rambeau era uma policial da guarda costeira da cidade cajun de Nova Orleans, entretanto um acidente com um protótipo lhe conferiu uma passagem extradimensional que acabou transformando seu corpo em energia. Essa sua primeira parceria foi com o Homem-Aranha a transformou numa heroína, que a imprensa batizou de Capitã Marvel. Ela acabou se tornado Vingadora em treinamento e, mais tarde, até líder da equipe. Lá, ela ficou sabendo da vida e da morte de Mar-Vell, o Capitão Marvel e resolveu usar o codinome para honrar a memória do Capitão Kree. Posteriormente, Mônica Rambeau participaria de outras equipes como A Nova Onda e Os Supremos. 

A80amazingO UNIFORME NEGRO

Durante a mega saga Guerras Secretas, Peter Parker, o Homem-Aranha, esfarrapado pela luta, toca numa curiosa esfera negra. Essa esfera se liquefaz e cobre seu corpo providenciando um novo uniforme para o herói. Com o decorrer das aventuras, o Homem-Aranha percebe que aquele uniforme era um ser sapiente e que, aos poucos estava tomando conta de seu corpo, mente e ações. Além disso estava distorcendo os pensamentos de Peter e o tornando vil. Com a ajuda do Quarteto Fantástico, o Homem-Aranha se livrar do simbionte alienígena. Entretanto, mais tarde, a união do alienígena com o repórter Eddie Brock daria origem a Venom e aos simbiontes subsequentes.

A80hulkjonesHULK JONES

Rick Jones, o bom e velho parceiro do Hulk, foi exposto a grandes doses de radiação, o que acabou desenvolvendo um câncer no seu corpo. Durante essa época, ele se envolveu com Rom, o Cavaleiro do Espaço e sua namorada, Starshine. Quando essas aventuras acabaram, Rick Jones foi contatado pelo Beyonder, que propôs curar seu câncer. Logo depois, ao cair numa banheira com radiação gama, se tornou um outro Hulk, que os leitores apelidaram de Hulk Jones. O Líder, entretanto, manipulou Hulk Jones para conseguir sua radiação para que o vilão se tornasse superinteligente mais uma vez.

Bem, amigos mergulhadores, espero que estejam convencidos que mudanças nos quadrinhos vêm e vão e que nada dura para sempre e tudo dura para sempre. É bastante relativo. Por isso não vale a pena ficar esperneando muito quando uma editora muda um personagem de status ou o substitui por outro. São histórias e todas elas são feitas para o nosso encantamento, e não importa qual personagem, quando são bem feitas elas nos conquistam pra valer! Abraços submersos!

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.