10 Livros Para Estudar Quadrinhos (Em Português)

Já pensou em fazer um TCC sobre quadrinhos? Ou um mestrado e doutorado pesquisando arte sequencial e a nona arte? Pois saiba que é possível e em diversas áreas de conhecimento! As pesquisas em histórias em quadrinhos tiveram um aumento exponencial no Brasil a partir dos anos 2000, embora muitos trabalhos acadêmicos pioneiros vem sendo feitos desde a década de 70. Neste post vou indicar alguns livros que você pode ler para adentrar o mundo teórico dos quadrinhos e começar a entendê-los sob uma perspectiva mais analítica. Se tiver interesse, vem que a hora é essa!

Na minha graduação em Publicidade e Propaganda, eu analisei a revista em quadrinhos de super-heróis como veículo de mídia. Agora, no meu mestrado em Memória Social e Bens Culturais, pesquiso autobiografias em quadrinhos, mais precisamente a construção da identidade de gênero em Fun Home, de Alison Bechdel. Também participo de um grupo de estudos nas Faculdades EST, de São Leopoldo/RS, o Cult de Cultura, Grupo de Pesquisas em Arte Sequencial e Cultura Pop, cujo site você pode acessar aqui. Separei aqui dez livros essenciais para começar a se pesquisar quadrinhos no Brasil.

OS LIVROS DE WILL EISNER

Eisner foi responsável por alçar os quadrinhos a outro patamar, seja como o status de graphic novels como o de pesquisá-lo enquanto forma de expressão. Ele escreveu dois livros, por volta dos anos 70 e 80, analisando a composição e as mecânicas de percepção, leitura, consumo e produção dos quadrinhos. São eles Quadrinhos e Arte Sequencial, que aborda preceitos básicos sobre quadrinhos, como seus elementos e Narrativa Gráfica, que foca mais na parte de como a narrativa é composta e como ela é entendida pelos leitores. Embora existam mais livros de Eisner sobre quadrinhos, estes dois são os principais.

LIVmccloud

OS LIVROS DE SCOTT MCCLOUD

Já nos anos 90, o quadrinista e estudioso Scott McCloud trouxe nova luz às pesquisas de quadrinhos não apenas trazendo grandes aportes teóricos pros quadrinhos, mas na forma como ele falava sobre isso. Ele falava teoricamente de quadrinhos na forma de quadrinhos! Seu seminal livro Desvendando os Quadrinhos e os subsequentes eram assim, trazendo uma definição de sarjeta, de justaposição e de fechamento que a grande maioria dos pesquisadores utiliza em suas pesquisas. Também é importante as categorização de transições que ele fez.

No final dos anos 90, ele lançou Reinventando os Quadrinhos, uma espécie de previsão do futuro para a leitura e consumo dos quadrinhos. Embora esse futuro não tenha se concretizado como McCloud previu, sua definição de tela infinita continua válida até hoje em alguns tipos de quadrinhos digitais. Seu livro teórico mais recente, Desenhando Quadrinhos, une um pouco dos dois anteriores com aportes sobre os meandros da produção dos quadrinhos, como criação de personagens e de mundos. Embora mais prático, ele também contém boa parte de teoria.

OS LIVROS DA COLEÇÃO DEBATES

A coleção debates começou no início da década de 70, pela Editora Perspectiva. Tinha como função trazer temas acadêmicos de vanguarda para os brasileiros. Embora não pareça hoje em dia, a formatação e padronização das capas da coleção foram um marco para o design gráfico e editorial brasileiro, segundo Chico Homem de Melo. Nessa coleção tivemos o primeiro livro teórico de quadrinhos feito por brasileiros, o Shazam!, de Álvaro de Moya, o mais importante pesquisador de quadrinhos brasileiro, que faleceu ano passado. Em Shazam! temos vários textos sobre quadrinhos, tendo, inclusive, um artigo escrito por Jô Soares.

Outro grande autor presente nessa coleção é Umberto Eco, com seu livro badaladíssimo, Apocalípticos e Integrados. Entre os textos em que ele estuda a cultura pop, se encontram artigos dedicados ao Superman, ao Peanuts e a Steve Canyon, geniais, que valem muito a leitura. Por fim, o irmão mais novo dos quadrinhos na coleção debates é Comics da Imigração na América, de John e Selma Appel, um livro difícil de se conseguir, que trata dos primórdios dos quadrinhos nos Estados Unidos da perspectiva da Antropologia Social.

OS LIVROS DE GONÇALO JÚNIOR

Um grande pesquisador dos quadrinhos da atualidade tem sido Gonçalo Júnior, que se especializou em fazer grandes livros cobrindo um período histórico extenso da produção de quadrinhos brasileiros e no Brasil. Seu principal livro é A Guerra dos Gibis, em que trata dos primórdios da produção de quadrinhos no Brasil, bem como da guerra fria e comercial entre Roberto Marinho, Adolfo Aizen e Assis Chateaubriand, donos das três maiores editoras de quadrinhos do Brasil, a saber, RGE, EBAL e O Cruzeiro. A continuação desse livro se deu em Maria Erótica e o Clamor do Sexo, sobre quadrinhos, sexo e censura durante a ditadura militar no Brasil, enfocando nas editoras EDREL e Grafipar.

AINDA

Existem muitos mais livros sobre teoria dos quadrinhos publicados em português. Caso você tenha interesse em conhecê-los, vou deixar o link de três editoras que são especializadas em fazer livros com esse conteúdo, aproveite!

Livros da Editora Marca de Fantasia

Livros da Marsupial Books

Livros da Criativo Editora

E então? Vamos começar a pesquisar quadrinhos, ASAP? Abraços submersos! =)

 

Anúncios

20 comentários sobre “10 Livros Para Estudar Quadrinhos (Em Português)

    1. Oi Kairam! Não existe programa de pós-graduação em quadrinhos. O que existe são pesquisas sobre quadrinhos dentro de programas disciplinares ou transdisciplinares. Universidades públicas com tradição no estudo de quadrinhos são a ECA da USP, que promove as Jornadas Internacionais de Quadrinhos e a UFRJ, que promove a SIQ (Semana Internacional de Quadrinhos). Dá uma conferida nos programas deles. Não é tão fácil, mas é o que temos… Abraços! =)

      Curtir

  1. Li o livro de McCloud… muito legal !! Ele explica muita coisa!!
    Guerra dos Gibis…!! Caramba… os tubarões da imprensa se “degladiavam” mesmo pela venda do gibi!! Concorrência forte.
    Você sabe a situação atual da grande imprensa hoje na venda de gibi?

    Curtir

      1. Ah, eu tenho ele em físico.
        Mas para achar ele, principalmente em inglês, é fácil nos sites de busca. Talvez o mais difícil de achar seja o reinventando os quadrinhos.
        Também, como tu falou, ele dá um bom destaque para os mangás e a sua narrativa, chega até a fazer um gráfico das transições comparadas com os comics. Esses livros são muito bons!
        Abraços! =)

        Curtir

  2. Eu soube que a Newpop irá lançar:

    “Editora: NewPOP
    Autor: Osamu Tezuka
    Volumes: 1
    Formato: 14 x 21 cm (provável)
    Miolo: Papel offset
    Distribuição: Livrarias e lojas especializadas
    Preço: Não divulgado

    Acabamento não divulgado. Provavelmente terá capa com orelhas.

    Existe melhor jeito de aprender a fazer mangá do que com o “deus do mangá”, Osamu Tezuka?! Neste guia divertido o autor explora o que é o mangá, dando dicas e exemplos! Uma oportunidade imperdível de explorar o estilo de Tezuka nos mínimos detalhes!”

    Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.