O Aranha de Garth Ennis. Homem-Aranha: Uma Teia Embaraçada, de Garth Ennis, John McCrea, Paul Pope, Brian Azzarello e Outros

Garth Ennis é um escritor de quadrinhos que todo mundo sabe, é avesso aos super-heróis. Ele realmente não gosta deles. Entretanto, de vez em quando ele acaba escrevendo esses personagens. É o caso de Justiceiro, Thor, Nick Fury e, aqui neste post, do Homem-Aranha. Por mais que os resultados saiam de maneira heterodoxa, não é possível dizer que o trabalho de Ennis nos super-heróis seja algo ruim, pelo contrário. Nesse post foi falar um pouco então, sobre o trabalho de Ennis no Aranha, como também falar um pouco sobre a série Tangled Web, que possibilitou essas histórias.

Garth Ennis e John McCrea estavam em um bar com o editor da Marvel, Axel Alonso, quando este lhes perguntou que super-herói da Marvel gostariam de trabalhar. Avesso aos heróis, Garth Ennis não citou nenhum, mas McCrea havia sido um fã do Homem-Aranha desde sua infância. Então Alonso propôs que os dois trabalhassem no escalador de paredes. Essa iniciativa deu origem a uma história de três edições que originou o título Spider-Man: Tangled Web (Homem-Aranha: Uma Teia Embaraçada). A intenção desse título era trazer histórias de pessoas comuns que tiveram suas vidas tocadas pelo Homem-Aranha de alguma forma.

3183828-14A história de Ennis e McCrea dá conta de um valentão da escola de Peter Parker que sabe do segredo do Homem-Aranha e acredita que aquela vida e aqueles poderes deveriam ser dele. Para isso, ele devora a aranha irradiada que picou Peter e se transforma numa coisa mais horrorosa: uma mente coletiva de milhares de aranhas. Por isso, acaba batizando a si mesmo de O Milhar. Através das milhares de aranhas, o valentão devora o corpo das pessoas de dentro para fora, sobrando apenas a pele. Assim, ele pode se passar pelas pessoas. Ennis entrega, então, um quadrinho que lida com o horror ao mesmo tempo em que a arte de McCrea, num estilo cartunesco, acaba atenuando esse sentimento.

3183830-15Entrei em contato com essa história pois ela foi publicada dentro da Coleção Definitiva do Homem-Aranha, publicada pela Salvat em sua edição 12. Além da história de Ennis e McCrea, a publicação também traz uma história bastante divertida de Ron Zimmerman e Sean Phillips sobre uma reunião de vilões em um bar. Outra história, escrita por Brian Azzarello e o lutador The Raven, desenhada por Giuseppe Camuncoli, traz os bastidores da história do lutador Hogan, o Esmagador, em que ele precisa angariar fundos para o ringue de luta-livre. O Homem-Aranha só aparece no final da história. Por fim, temos uma história no traço e narrativa inconfundíveis de Paul Pope sobre uma menina que é fã do Homem-Aranha, mas que seu pai guarda um terrível segredo.

3183845-13Spider-Man Tangled Web foi uma revista que teve muito apoio da crítica especializada, mas que sempre vendeu abaixo do esperado. Contudo, a série durou 22 edições. A Salvat prometeu publicar mais uma leva de histórias dessa revista. Resta saber quais. No Brasil, a Panini Comics publicou quase todas essas histórias do título Tangled Web na revista Homem-Aranha, dos números 7 a 25, entre julho de 2002 e janeiro de 2004.

TANsalvatEra uma fase em que a Marvel Comics estava aberta a várias experimentações e acabou inovando e trazendo histórias memoráveis como os Novos X-Men de Grant Morrison e a X-Force de Peter Milligan. Na seara do Aranha, veio Tangled Web, que aproximou o Cabeça de teia das abordagens dos quadrinhos da Vertigo. Uma pena a Marvel não inovar e ousar da mesma forma como naquela época. A nós, basta ir atrás de compilados como esse, que super recomendo e aguardar o próximo encadernado que há de sair pela Salvat. Abraços submersos!

 

Anúncios

2 comentários sobre “O Aranha de Garth Ennis. Homem-Aranha: Uma Teia Embaraçada, de Garth Ennis, John McCrea, Paul Pope, Brian Azzarello e Outros

    1. Sim, é verdade! Mas convenhamos que, mesmo fora dos super-heróis, ele já escreveu coisa bem pior! Ô se já escreveu! É um cara realmente de altos e baixos nos trabalhos… Abraços! =)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s