5 HQs, destaque, fique de olho, listas, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentário 1

Bem-Vindo à São Francisco, o Lar Temporário Favorito dos Heróis Marvel

Sim, eu sei que você sabe que a cidade de Nova York é a principal cidade do Universo Marvel. É lá que estão o Edifício Baxter, do Quarteto Fantásticos e a Mansão dos Vingadores. Também é lá que está sediado o Clarim Diário e muitos outros cenários das revistas da Marvel. Mas a verdade é que São Francisco também costuma ser um cenário  frequente nas revistas dos heróis da Casa das Ideias. A cidade da Golden Gate, a cidade do bairro Castro, internacionalmente conhecido como o bairro mais gay do mundo, os bondes e as ladeiras, todos estão lá. Então fizemos uma lista de momento e heróis da Marvel que viveram em São Francisco por um bom tempo.

SANdaredevil1DEMOLIDOR (E VIÚVA NEGRA)

Na edição de número 86 de Daredevil, o escritor Gerry Conway mudou Matt Murdock e Natasha Romanoff (a Viúva Negra) para a cidade de São Francisco. Das edições 98 a 103 a série passou a se chamar Demolidor e Viúva Negra. Na edição 124, Matt retornava à Cozinha do Inferno. Durante a fase de Mark Waid no título do demônio mascarado, Matt Murdock também voltou para São Francisco, dessa vez com todo mundo sabendo que ele e o Demolidor eram a mesma pessoa. Lá ele desenvolveu um interesse romântico pela promotora Kirsten McDuffie e enfrentou inimigos como o Coruja, o Mortalha e o Homem-Púrpura.

SANspiderw

MULHER-ARANHA

A primeira base da primeira e atual Mulher-Aranha, Jessica Drew, era Los Angeles, mas depois que seu período como caçadora de recompensas acabou, ela passou a atuar como detetive ao lado de Lindsay McCabe. Sua amiga tinha sua agência em São Francisco e foi lá que Jessica se estabeleceu. Foi durante esse tempo que ela salvou Carol Danvers, a Miss Marvel, de afogamento, após uma luta com a mutante Vampira, que a atirou da ponte Golden Gate. Jessica Drew passou um bom tempo em São Francisco, tendo, por algumas semanas, recebido os X-Men em sua casa após os confrontos com o Beyonder na segunda Guerras Secretas. Jessica só deixou SanFran para se estabelecer na ilha asiática de Madripoor, ao lado de Lindsay McCabe, auxiliando Wolverine, que na época se auto-proclamava Caolho em suas missões.

SANxforce

X-FORCE

Depois que se desligaram da liderança de Cable, a X-Force passou por uma fase “pé-na-estrada” sob a liderança de Dominó. Essa fase acabou com a equipe se estabelecendo em São Francisco. Foi lá que adicionaram à equipe membros como Jesse Tumulto e Peter Wisdom. Também foi lá que enfrentaram uma revivida equipe dos Satânicos formada por antigos amigos como Magma e Feral e, liderada pelo irmão de Jesse, Christopher, o Rei Tumulto.  Nessa época o Alto Evolucionário mexeu no campo eletromagnético da Terra e retirou o poder de todos os mutantes que nela moravam, como atesta a capa ao lado. 


SANxmenX-MEN

Depois que os X-Men salvaram a prefeita de São Francisco, esta ofereceu a cidade como quartel-general dos X-Men, que haviam perdido mais uma vez a Mansão Xavier durante o Complexo de Messias. Primeiro, o Anjo, Warren Worthington III, havia comprado um complexo na baía Marin, mas depois os X-Men resolveram se mudar para a ilha-nação de Utopia para se verem livres da interferência governamental sobre o destino dos mutantes, oferecendo um refúgio “seguro” para sua espécie. Os X-Men só deixaram São Francisco depois da Ilha de Utopia ser destruída no confronto contra os Vingadores. Nesse caso, era a equipe de Ciclope, uma vez que os apoiadores de Wolverine já havia retornado a Westchester para fundar a Escola Jean Grey.

SANironmanHOMEM DE FERRO SUPERIOR

Depois dos eventos da saga Eixo, em que o Caveira Vermelha implantava o cérebro do Professor Xavier em seu corpo, alguns heróis e vilões saíram modificados. O Homem de Ferro, por exemplo, passou a agir como um vilão. No título de vida curta Homem de Ferro Superior, escrito por Tom Taylor e desenhado pelo brasileiro Felipe Watanabe, Tony Stark se mudou para São Francisco e criou um aplicativo capaz de transformar a aparência das pessoas no seu maior sonho. Claro que o aplicativo tinha problemas, e isso fez com que Tony entrasse em conflito com o Demolidor, que também morava na cidade naquele tempo. A estadia de Stark em SanFran acabou com o advento das incursões e das Guerras Secretas.

SANwolvi

WOLVERINE

Em suas andanças pelo mundo, bem antes dos X-Men e bem antes da Arma X, Wolverine se aventurou pela Chinatown de São Francisco, se envolvendo amorosamente com a chefe da máfia chinesa naquele local, chamada Dragão Negro. Quando os X-Men retornam à São Francisco e Wolverine também passou a viver lá, ele sabia que tinha algumas contas a acertar com Dragão Negro. Isso levou Wolverine e sua namorada na época, Melitta Garner, a se aventurarem pelas ruas e subterrâneos do bairro chinês de SanFran para ajudar o povo “protegido” por Dragão Negro a se livrar de uma maldição ancestral.

SANeternalsOS ETERNOS

Durante a minissérie dos anos 2000, escrita por Neil Gaiman e desenhada por John Romita Jr., os personagens criados por Jack Kirby nos anos 70 foram trazidos de volta à evidência. Muitos desses personagens estavam vivendo vidas comuns ao redor do mundo, “adormecidos” de sua identidade verdadeira pelo celestial Sonhador, manipulado por um representante de seus odiados inimigos, os Deviantes. O celestial Sonhador estava enterrado no parque da Golden Gate, portanto, foi preciso um plano conjunto dos Eternos para desenterrar e despertar o poderoso colosso dourado e restaurar a verdadeira identidade dessa raça de seres superpoderosos criada na Terra pelos alienígenas krees.

SANdaredevil2

E então, caros mergulhadores? Não deu uma vontadinha de visitar São Francisco? É, vontade dá muita. O problema é ter dinheiro para isso e ainda comprar gibi. E o pior é que não vamos encontrar nenhum desses heróis por lá. Ou será que vamos?

1 comentário

  1. Israel diz

    São Francisco sempre foi tida como uma cidade bem liberal. Não é a toa que em parte destas histórias, os heróis se mudaram quando necessitavam de mais liberdade e apoio.
    Não a toa, foi um dos primeiros locais onde os X-Men foram bem recebidos pelas autoridades locais, ainda na fase do Claremont.

    Só uma correção, Gui: os Eternos não foram criados pelos krees, e sim pelos Celestiais.

    Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.