Quem é o herói SHAZAM!, o antigo Capitão Marvel?

Começou a divulgação do filme Shazam!, estrelado por Zachary Levi, que conta a história de um menino de 13 anos que, ao gritar uma palavra mágica, se torna um adulto superpoderoso. Para você que não conhece o herói , ou ainda, o conhecia ainda pela alcunha de Capitão Marvel, resolvemos preparar uma espécie de guia para entender a mitologia de Shazam, Billy Batson, seus inimigos e seus aliados. Vem com a gente!

A REVISTA MAIS VENDIDA DA ERA DE OURO

SHAslurp
Arte promocional do  filme Shazam, que estreia em abril de 2019. 

Antes de ser nomeado apenas como SHAZAM!, por causa de uma confusão com a editora marvel e como o outro personagem homônimo da mesma editora, nosso herói era conhecido como Capitão Marvel. Ele foi criado pela Fawcett Comics em 1939 para competir com Superman. A idéia inicial era criar uma equipe de seis super-heróis, que, juntos, as iniciais de seus nomes formassem a palavra Shazam. Considerado extravagante ter tantos heróis numa revista, a ideia foi vetada. Essa concepção, contudo, foi retomada durante a saga alternativa Flashpoint, em que várias crianças poderosas convocavam o Capitão Trovão.

 

 

SHAashcan
A edição ASHCAN de Capitão Marvel.

Esse nome homenageia o primeiro nome do Shazam, lançado primeiro como Capitão Trovão em Flash Comics #1, uma revista ashcan. Ashcan é literalmente, sinônimo para “lata de lixo”. A edições ashcan eram revistas lançadas previamente e sem nenhuma qualidade (por vezes sem letras, finalização e impressas em qualquer sobra de papel disponível). O objetivo era assegurar direitos sobre nomes, logomarcas e personagens antes da concorrência.

 

O criador do Capitão Marvel, Charles Clarence Beck (C.C. Beck) recebeu como referência a figura do ator Fred MacMurray. Antes de registrar o personagem, seus editores mudaram o nome para Capitão Marvel, nome mais comercial, provavelmente inspirado na revista Marvel Mystery Comics, da Timely, a editora que hoje é a Marvel Comics. O Capitão Marvel faz oficialmente sua estreia  na revista Whiz Comics n°. 2.

SHAbilly
Freddie Freeman e Billy Batson no filme SHAZAM!

Sua identidade secreta era um garoto órfão, Billy Batson, o que contribuiu para a popularidade entre o público jovem. Afinal, Billy era ao mesmo tempo o herói e seu próprio sidekick. Em sua história de origem, um bruxo de 3000 anos, o mago Shazam, após assistir as agruras da vida de Batson no Historama (aparelho de TV Gigante onde Shazam observa em flashback a história do universo) confere a ele seus poderes.  Ao pronunciar o nome do mago Shazam, que reunia os poderes de:

  • Salomão (sabedoria)
  • Hércules (força)
  • Atlas (resistência)
  • Zeus (poder do trovão)
  • Aquiles (coragem)
  • Mercúrio (velocidade)
SHApowers
Capitão Marvel, seu anagrama e o Mago Shazam!

Em pouco tempo, o Capitão Marvel tornou-se mais popular que os personagens da concorrente National Periodical, a atual editora DC Comics, Superman e Batman, batendo o recorde de vendas de todos os super-heróis já publicados. Naquela época, apenas um título de Shazam vendia mais 2,5 milhões de cópias por mês. Além disso, o Capitão Marvel foi o primeiro super-herói retratado em filme live-action, em 1941, na cinessérie The Adventures of Captain Marvel.

SHAadventures
A cinessérie de 1941, The Adventures of Captain Marvel.

Para atender a demanda de histórias, a Fawcett criou a revista Special Edition Comics, e passou a empregar talentos como o então desconhecido Jack Kirby. Até o final da Segunda Guerra Mundial, o personagem passou a figurar em 10 publicações ao mesmo tempo. Billy Batson, ou o Capitão Marvel vivia no celibato, afinal, no fundo, ele era uma criança. Não era como os demais super-heróis, cujo interesse amoroso era um elemento principal. Não tinha interesse romântico, sem nenhuma concessão a romance ou a uma sexualidade travada.

SHApedra
A Pedra da Eternidade, lar do Mago Shazam!

Suas histórias privilegiam elementos de magia em detrimento de ficção científica, inspiradas por clássicos da literatura e mitologia. Até heróis de outros quadrinhos apareciam satirizados. Um exemplo é que em uma das histórias, Billy Batson viaja para um futuro onde todos falam abreviado, e com a palavra mágica SHAZ, surge o Cap Marv, herói lento e medroso sem a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

OS MUITOS E MUITOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA MARVEL

Os heróis vinculados ao universo do Capitão Marvel acabaram se multiplicando com o seu sucesso, mas também graças à mente do roteirista Otto Binder, que pensava adiante. Binder criou 986 histórias para a série entre 1941 e 1953. Foi dele a idéia de multiplicar heróis e vilões criando famílias. Assim surgiram:

SHAfamily

Capitão Marvel Jr: Freddy Freeman, garoto paraplégico, que ao dizer “Capitão Marvel” transforma-se em seu alter-ego. Com a revista do Capitão Marvel Jr, a Fawcett atingiu seu nível artístico mais alto, graças aos desenhos de Mac Raboy, discípulo de Alex Raymond.  Seu visual inspirou o figurino de Elvis Presley.

 

SHAelvis
Uma mescla do visual de Elvis Presley com o do Capitão Marvel Jr., mostrando a influência do herói no visual do astro pop.

Mary Marvel: a irmã perdida de Billy, Mary. Seus poderes vêm de origens diferentes das do Capitão Marvel, com deusas e heroínas no lugar de homens.

 

Tio Marvel: Sr. Dudley, homem de meia-idade que afirmava ser parente dos que mentia ser parente dos Marvel e poderes semelhantes. Porém, não era verdade. quando os demais gritavam “Shazam”, ele vestia discretamente uma fantasia.

Tenentes Marvel: três garotos que também se chamam Billy Batson e foram capturados por acidente pelo Dr. Silvana. Ao serem resgatados, ganham também poderes. São eles o Gordo Marvel, o Caipira Marvel e o Alto Marvel.

Sr. Malhado: Originalmente, tigre que desejava viver civilizadamente, e passou a se vestir como Homem. Em sua origem no Pós-Crise ele era um tigre de brinquedo que ganha vida para ajudar so Marvel, mas só eles o vêem, como Haroldo, das tirinhas de Calvin e Haroldo.

Joca Marvel: um coelho que ganhava os poderes do Capitão Marvel. Vivia numa realidade alternativa, onde existiam animais antropomórficos sapientes.

SHAsivana
Da esquerda para a direita: Magnificus, Thaddeus Jr., Geórgia e Linda.

Claro, até mesmo os vilões acabaram ganhando uma família. Como por exemplo o vilão Doutor Silvana (Thaddeus Bodog Sivana), que tinha em seus filhos Magnificus Sivana e Linda Sivana, ora aliados, ora inimigos. Silvana era um grande empresário que enriqueceu graças às sua patentes científicas. Ele encarna o protótipo do gênio do mal. Uma curiosidade é que seu nome original era Sivana, mas no Brasil acrescentaram o L porque a grafia induzia a essa leitura. Silvana também teve outro casal de filhos, Geórgia e Thaddeus Júnior que eram seus aliados na luta contra a Família Marvel. Otto Binder que concebeu todas essas famílias, mais tarde foi para a DC Comics onde continuou nessa verve criando personagens como Supergirl e a Legião dos Super-Heróis.

O SERIADO DOS ANOS 70 E A COMPRA PELA DC COMICS

Em 1953, a National venceu a longa batalha jurídica contra a Fawcett, que era acusada de ter plagiado o Superman com o personagem do Capitão Marvel. A Fawcett saiu do mercado de super-heróis. Mas a DC Comics não podia publicar Shazam porque a Marvel havia criado outro herói com o nome Capitão Marvel, o kree Mar-Vell. O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Tal substância inventada pelo vilão Dr. Silvana pôs em animação suspensa toda a Família Marvel, bem como o resto do elenco e o próprio Silvana, por 20 anos.

SHAseries
Os atores Michael Gray (Billy Batson) e Jackson Bostwick (Capitão Marvel), no material promocional da série dos anos 70.

O personagem somente retornou em 1973, quando a DC Comics relançou a revista Shazam!, com quadrinhos do criador do Capitão Marvel, C. C. Beck. Ela não durou muito, apenas 35 edições, mas que coincidiu com as temporadas do seriado homônimo da Filmation. Esse seriado, exibido no Brasil na Globo, durante a Sessão da Tarde e no SBT, durante o programa do Bozo, foi responsável pela popularização do Capitão marvel naquela época.

Nos Estados Unidos, a  exibição correu de 1974 para 1977 pela norte-americana CBS; de 1975 para 1977 era conhecido como The Shazam!/Isis Hour, e incluindo The Secrets of Isis, sobre uma super heroína egípcia antiga ressuscitada no corpo de uma professora de escola, como a segunda metade do programa. As estrelas eram o ator Michael Gray como o jovem Billy Batson, enquanto que Capitão Marvel foi interpretado primeiro por Jackson Bostwick, e depois por John Davey. A atriz Joanna Cameron apareceu como Isis, e o seu alter-ego Andrea Thomas, em três episódios de Shazam!, e Davey de mesmo modo apareceu como Capitão em três episódios de Isis.

OS ANOS 90 E O PODER DE SHAZAM!

Depois de aparecer como integrante da Liga da Justiça Internacional após a Crise nas Infinitas Terras, e ser apelidado de Capitão Fraldinha (por causa do seu alter-ego infantil, Billy Batson) pelo Lanterna Verde Guy Gardner, a popularidade do Capitão Marvel baixou. Ele já não tinha mais uma revista própria. Isso mudou depois do evento Zero Hora, que conferiu a revista O Poder de Shazam para Billy Batson e companhia. A revista, uma das mais elogiadas publicações da época, era escrita e desenhada pelo veterano Jerry Ordway.

 

SHApoder
O especial dos anos 90 que reapresentou a origem do Capitão Marvel para os brasileiros.

As histórias de Ordway deviam muito para as criadas por C. C. Beck, tinham ao mesmo tempo um ar retro e vintage. Elas se passavam na cidade de Fawcett City, mas fazem parte do Universo DC em geral. A explicação para Fawcett City viver ambientada no mundo da década de quarenta era que havia um bolha ao redor da cidade que transformava toda tecnologia superior àquela época em algo desse período. Nessas histórias, a Família Marvel foi reativada, guardando algumas pequenas discrepâncias dos personagens originais. No Brasil, o Capitão Marvel chegou a ganhar uma revista própria, Shazam!, mas que, infelizmente só durou 13 edições.

 

Nos anos 90, também surgiu a minissérie O Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, que dava um belo destaque para Shazam. Paul Dini e o mesmo Alex Ross também criaram o álbum ilustrado Shazam! – O Poder da Esperança. Em 2002, Jeff Smith, o criador de Bone, trouxe á luz a minissérie Shazam! e a Sociedade dos Monstros, trazendo uma roupagem infanto-juvenil para o personagem.

SHAhope
O álbum pintado Shazam: O Poder da Esperança, de Alex Ross e Paul Dini.

DE CAPITÃO MARVEL PARA SHAZAM! E OS NOVOS 52

Nos anos 2000, então, o Capitão Marvel acabou indo para uma nova equipe. Era a reativada Sociedade da Justiça da América, pelas mãos de David S. Goyer, James Robinson e Geoff Johns. Ele passou dois anos dos nossos como integrante corrente da equipe. Durante essa época, um dos seus maiores inimigos, o Adão Negro, ganhou bastante destaque, promovendo várias ótimas histórias com os dois, inclusive um crossover com o Gavião Negro chamado Reinado Sombrio (não confundir com o evento da Marvel).

SHAsivanamovie
Mark Strong caracterizado como Doutor Silvana durante as filmagens de Shazam!

O primeiro encontro pós-Crise nas Infinitas Terras entre o Superman e o Capitão Marvel foi explorado por Judd Winnick e Joshua Middleton na minissérie Superman/Shazam! – O Primeiro Trovão. Foi a partir daí, então, que a DC Comics começou a desconsiderar o nome Capitão Marvel para Billy Batson. Pelo mesmo Winnick, na época da Crise Infinita, veio a minissérie Os Desafios de Shazam, que contava como Freddie Freeman se tornava o novo Capitão Marvel/Shazam. Enquanto isso, Billy Batson assumia o trono do mago Shazam na Pedra da Eternidade, vestindo um uniforme brancos longas barbas grisalhas. O mago Shazam havia sido morto por um irado Espectro durante a minissérie O Dia da Vingança, um prequel da Crise Infinita.

SHAwinnick
Os visuais de Billy Batson e de Freddie Freeman nos meados dos anos 2000.

O próximo destaque para o Capitão Marvel foi após a minissérie Flashpoint/Ponto de Ignição, em que ele encarnava o Capitão Trovão, como dito antes. Após esse evento, o Universo DC foi resetado na iniciativa Os Novos 52. Assim, dentro da revista da Liga da Justiça, histórias de backup apresentavam um novo Shazam! (aqui apenas Shazam, nunca mais Capitão Marvel), cunhado por Geoff Johns e Gary Frank. Essa nova abordagem dava a Billy Batson uma família de crianças adotadas multiétnicas e que, no final das contas, acabavam dividindo seus poderes com ele, criando uma nova Família Marvel. Tudo leva a crer que vai ser a versão dos Novos 52 que vai ser adaptada para o cinema no filme com Zachary Levi, o Chuck da série homônima do nerd que é um espião. Levi também fez o guerreiro Fandral nos dois últimos filmes de Thor.

SHAnew52
Os vários Capitães, em que o poder de Shazam é distribuído na versão de Os Novos 52.

Por muito tempo houveram especulações de que Dwayne Johnson, o The Rock, iria interpretar o papel de Adão Negro no filme de Shazam, boato que foi desmentido essa semana. No lugar dele, o antagonista do filme será mesmo o Doutor Silvana, interpretado por Mark Strong, que também fez o Sinestro no filme do Lanterna Verde. Bem, amigos, tivemos um belo e longo apanhado geral sobre a trajetória, origens e outros elementos da mitologia do Shazam. Se quiserem saber mais sobre alguns outros aspectos do personagem, cliquem nos links ao longo do post. Shazam é o meu herói preferido da DC Comics e acredito que esse filme novo será demais. E você, o que acham disso tudo? Abraços submersos!

SHArock
Arte especulando como seria o Adão Negro por The Rock.
Anúncios

4 comentários sobre “Quem é o herói SHAZAM!, o antigo Capitão Marvel?

  1. Tava relativamente curioso. Mas agora tu colocou a pilha, Smee.
    Por enquanto a única coisa prestável da DC (cinematograficamente falando) foi o filme da Mulher Maravilhosa… Tomara que a DC tenha aprendido algo e… Shazam!!!

    Curtir

      1. Olá meu amigo. Que bom encontrar outro fã do Capitão Marvel original. Tenho uma Coleção dedicada a ele no G+ e estou torcendo que o filme dele faça muito sucesso.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s