X-Men Disassembled: O Novo Grande Evento dos Mutantes

Hoje, meio na surdina, a Marvel Comics anunciou o novo evento dos X-Men, que se chamará X-Men Disassembled. O evento vai acontecer durante a nova fase da revista Uncanny X-Men, que volta com tudo e nova numeração no final do ano. Serão dez edições, saindo uma por semana, da mesma forma que aconteceu com o último grande evento dos Vingadores, Avengers: No Surrender, em que uma grande reunião dos heróis mais poderosos da terra, acabou minando e reduzindo suas forças e números. Mas será que existe algum jogo editorial por trás desse crossover? E o que Wolverine tem a ver com isso? Entre outras coisas, é o que discutiremos neste post!

Muitos esperavam Jonathan Hickman como o novo escriba da revista Uncanny X-Men. Isso não vai acontecer. Pelo menos por 10 edições semanais, quem vai escrever a revista serão Matthew Rosenberg (Justiceiro), Kelly Thompson (Gaviã Arqueira) e Ed Brisson (O Velho Logan, Extermination). Os desenhos ficarão à cargo do brasileiro R. B. Silva (X-Men Azul) e dos turcos Yildiray Cinar (Nuclear) e Mahmud Asrar (Vingadores, X-Men Vermelho). Meu amigo JP do site Os Impossíveis acreditava que a Marvel estava dando um tempo para anunciar o escritor de Uncanny porque ele teria um contrato de exclusividade com a DC Comics que acabava esse ano. Esse, claro, não é o caso de Hickman.

Leia um post que elenca Os Piores Melhores Escritores que já passaram pelos X-Men. 

Mas pode ser o caso de outra pessoa, que não sei especular quem, pois não estou por dentro dos contratos de exclusividade. Mas o que parece com esse crossover é que a Marvel deu um tiro pela culatra ao anunciar tão cedo a volta de Uncanny X-Men. pegou, então, escritores que já estavam nas revistas X e fez um remendo. Kelly Thompson foi anunciada recentemente como escritora da revista Sr. e Sra. X, estrelando Gambit e Vampira. Ed Brisson estava escrevendo o crossover Extermination e O Velho Logan até o final da série. Já Matthew Rosenberg esteve envolvido com várias minisséries dos mutantes como Homem-Múltiplo e Novos Mutantes: Almas Mortas. Agora Rosemberg está escrevendo a revista Astonishing X-Men. O mesmo pode ser dito de Silva e Asrar, que estavam envolvidos com duas séries principais dos X-Men até então.   

Leia aqui sobre a trajetória do romance entre o casal mutante Vampira e Gambit.

Portanto, o que eu acredito é que a Marvel está dando um tempo com os mutantes até que o grande nome assuma em definitivo a revista principal dos X-Men, quando esse crossover de dez edições acabar, provavelmente em uma numeração emblemática da Uncanny X-Men original.

vingaquedaAvengers: Disassembled foi o evento que provocou uma revolução nas revistas dos Vingadores. No Brasil, foi batizado com o infame nome Vingadores: A Queda (facepalm). Agora são os X-Men que serão “recuados”, ou ainda “acuados”. Como traduzir isso aqui no Brasil, já que já tivemos A Queda dos Mutantes? Ah, pois é! Enfim. O ponto não é esse. O porto é que esse evento dos Vingadores causou um abalo nas estruturas da equipe dos Mais Poderosos Heróis da Terra e, claro, no Universo Marvel como um todo. Assim, a equipe passou a trazer quase apenas medalhões da Marvel, como o Homem-Aranha e Wolverine. Então, será que teremos uma mudança nesse sentido nos X-Men?

exterminationHá pouco tempo começou nos Estados Unidos o evento Extermination (que ainda não se encerrou), que promete acabar com os X-Men novinhos e originais no presente da Marvel. Como isso será feito, se eles morrerão ou voltarão ao passado, ainda não se sabe. O que se sabe é que envolverá equipes do passado mutante, como a X-Force original. Essa já é um GRANDE mudança para o status quo atual das equipes mutantes. Mas parece que para a Marvel isso ainda não é o suficiente. Semana passada se encerraram as minisséries relacionadas com o evento Caça por Wolverine. Duas delas trouxeram revelações chocantes.

Uma delas, Mistério em Madripoor, levou Psylocke de volta para o seu corpo original, o inglês, que ela havia trocado com a assassina do Tentáculo, Kwannon, ainda na fase de Jim Lee nos anos 90, depois de ter atravessado o Portal do Destino. A outra, Programa Adamantium, estrelada pelos Vingadores, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Luke Cage e Jessica Jones revelou que, ao Tony Stark olhar o banco de dados dos X-Men, que um dos integrantes da equipe não era mutante. Segundo Stark, ele era um agente adormecido, ou seja, uma pessoa que acredita ser uma coisa, mas, na verdade é outra e foi implantada naquele lugar para espionar e provocar uma revolução de dentro para fora.  

Leia um post que conta mais sobre a ilha controlada pelo submundo asiático chamada Madripoor.

wolverine-infinity-header

Bem, precisamos reparar uma coisa nesse anúncio que a Marvel liberou hoje. Nenhum dos Wolverines está presente na imagem. Nem O Velho Logan e nem o Wolverine que retornou há pouco com uma joia do infinito. Como a Marvel vai trabalhar esse retorno de Wolverine aos X-Men? Será ele o agente adormecido? Ao mesmo tempo, descobriu-se, na mesma minissérie de Caça a Wolverine, que X-23 não é clonada de Wolverine. Mas fruto de uma inseminação artificial feita em sua mãe “adotiva”, a Dra. Sarah Kinney. Isso poderia trazer a mutação de Laura ser herdada não pelo lado de Logan, mas de sua mãe, como um gene recessivo. Então, X-23 poderia ser uma mutante e Wolverine/Logan não. Estaria a Marvel pronta pra fazer outra reversão mutante, como fez com Feiticeira Escarlate e Mercúrio? Espero sinceramente que não!

Leia um post que explica quem é Laura Kinney, a Novíssima Wolverine e eterna X-23. 

FORAx23

A Marvel está divulgando X-Men: Disassembled como: “um conto épico de mistério e desaparecimento trágico, com uma aventura tão arrasadora, que poderia muito bem ser a missão final dos X-Men!”. A Casa da Ideias ainda completa perguntando: “Para onde a série irá a partir daí? Vai depender de quem sobreviver à experiência!”. Sabemos que no rastro de Avengers: Disassembled, vários integrantes morreram: Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, Visão e o Valete de Copas, pelo menos. Outros enlouqueceram como a Mulher-Hulk e a Feiticeira Escarlate. Portanto, a Marvel deve ter chegado a uma decisão parafraseando a frase do Anjo após a missão em Krakoa: “O que vamos fazer com tantos X-Men?”. Lembrando que na época eram apenas treze.

angelkrakoa

Leia um post comentando 5 histórias natalinas dos X-Men. 

Acho que poderemos esperar uma pá de X-Men, principalmente os estudantes mais novinhos, mortos, perdidos em ação, levados para o limbo, transformados em zumbis, em coma, enlouquecidos, traumatizados, paralisado, incapacitados, para que a equipe de mutantes seja reduzida e se torne mais palatável para novos leitores. Marvel marvelizando, é claro! E você, caro mergulhador leitor do Splash Pages, quais são seus palpites? Quem sobreviverá? Quem morrerá? O que achou disso como um todo? Não deixe de comentar! Abraços submersos!

Anúncios

6 comentários sobre “X-Men Disassembled: O Novo Grande Evento dos Mutantes

  1. Só digo uma coisa: Acho que vão fazer uma nova Formação d’Os Fabulosos X-Men ao Estilo da Icônica Série Animada dos anos 90:
    Professor X, Ciclope Raiz, Jean Grey, Wolverine (Logan), Tempestade, Vampira, Gambit, Fera e Jubileu.

    Curtir

  2. Tem alguns erros aí nesse texto.
    Extermination ainda nem começou lá fora.
    E até o momento, não sabemos o que vai acontecer com a Psylocke em Mystery in Madripoor. Porque a última edição só sai em 22 de agosto.

    Curtir

  3. Se for um começo sensacional como em Avengers … Teremos uma fase épica Marvel como foi de A QUEDA até o CERCO, que envolveu os demais personagens Marvel… Em arcos sensacionais para todos
    Vamos torcer

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s