15 Diferentes Formações dos Defensores

Esta semana a Marvel anunciou uma série de tie-ins que resultarão na volta da equipe original dos Defensores. Contudo, esse nome ficou mais conhecido do grande público através da formação dos Marvel Knights, os Defensores do Netflix, uma coalizão dos personagens principais das séries Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. A verdade é que a equipe dos Defensores já passou por mais versões e formações do que você pode se lembrar. Separamos aqui as quinze formações mais lembradas dos Defensores. Uma diferente da outra. Sim, QUINZE formações. Se ficou curioso ou curiosa, bem, venha com a gente conhecer elas!

OS DEFENSORES ORIGINAIS

A equipe original se uniu em uma história de três edições no título americano Marvel Feature onde Hulk, Namor, Surfista Prateado e Doutor Estranho lutaram contra o mago Yandroth. Stan Lee não gostava muito do nome Os Defensores porque considerava ele passivo demais. Os Defensores foram criados por Roy Thomas e o desenhista Sal Buscema, que permaneceu por muito tempo no título, sendo sinônimo visual da equipe. Logo nas primeiras histórias do grupo, se junta a eles a Dra. Barbara Norriss, que dava lugar à Poderosa Valquíria, parte do exército de Hela, a rainha dos infernos da mitologia asgardiana. Durante essa época aconteceu a história mais clássica da equipe, a Guerra Vingadores x Defensores.

DEFroster

OS DEFENSORES GANHAM NOVOS INTEGRANTES

Com o tempo, outros integrantes acabaram se juntando à equipe, sendo os mais notórios, Gavião Arqueiro, Luke Cage, Gárgula, Fera, Falcão Noturno (que financiava a equipe através das Indústrias Richmont, pois ele sempre foi a versão do Batman no Universo Marvel), o Filho de Satã e a Gata do Inferno. Durante essa época, sob a batuta de Steve Gerber, os Defensores enfrentaram e se encontraram com muitos personagens que hoje estão no Universo Cinemático da Marvel, como O Colecionador, o Grão-Mestre, os Guardiões da Galáxia, Os Cabeças e até mesmo Howard, o Pato, criação de Gerber. Grande parte destas histórias permanece inédita no Brasil.

DEFnovos

OS NOVOS DEFENSORES

Na equipe dos Novos Defensores haviam três ex-X-Men: Anjo, Homem de Gelo e Fera, sendo o Fera o líder da equipe. Completavam a equipe o feioso Gárgula, a mística Serpente da Lua, a mulher/homem Nuvem, a asgardiana Valquíria. Houveram, claro outros integrantes estranhos, mas o que fazia as aventuras dos Novos Defensores muito legais de se acompanharem eram os roteiros de Peter B. Gillis, um renomado romancista da década de 80. Ele trabalhava os personagens à fundo e ousava trazendo temas incomuns como satanismo, preconceito, transexualidade. Além disso, a série tinha ótimos coadjuvantes como a namorada do Anjo, Candy Southern e o cãozinho Satanás (acharam que foi só a Bruxa do 71 a ter essa ideia?). O fim dos Novos Defensores foi apoteótico: todos os integrantes (com exceção dos mutantes) viraram pedra para salvar nosso planeta. As aventuras deles foram publicadas na revista Capitão América aqui no Brasil

DEFretorno

O RETORNO DOS DEFENSORES

Durante o início dos anos 90, houve uma tentativa da Marvel de trazer de volta os Defensores originais, mas com uma pegada mais cômica. Até mesmo Kevin Maguire, desenhista da era cômica da Liga da Justiça foi chamado para os desenhos. na época, a revista do Hulk por Peter David tinha grande popularidade. E tanto Namor, Surfista Prateado quanto Namor tinha títulos próprios. A Marvel então resolveu formar novamente a equipe através da união dos anuais dos personagens daquele ano de 1991. O resultado foi a série O Retorno dos Defensores, porém a revista da equipe não saiu do papel. No Brasil esse arco de histórias foi publicados em um número da série Épicos Marvel, da Editora Abril.

DEFENSORES SECRETOS

Defensores Secretos foi consideradas por muitos sites e estudiosos dos quadrinhos como a equipe mais bizarra dos anos 90. Ela era coordenada pelo Doutor Estranho, mas personagens variados e rotativos como Homem-Aranha, Mulher-Aranha (Julia Carpenter), Sonâmbulo, Falcão de Aço, Hulk, Deadpool, Motoqueiro Fantasma e demais heróis cumpriam missões aleatórias e secretas a mando do Mago Supremo da Terra. Esse rodízio acabou quando a Marvel criou a linha de super-heróis sobrenaturais “Filhos da Meia-Noite” e retornou o Doutor Estranho para seu título-solo. Então, foi a vez do supervilão Thanos de organizar uma equipe só sua de Defensores Secretos e depois, foi a vez de o Doutor Druida de liderar a equipe. O título se encerrou no número 25 e é totalmente inédito no Brasil.

UMA NOVA REUNIÃO E A ORDEM

Os Defensores Originais foram trazidos novamente aos holofotes em um novo título criado por Keith Giffen e Erik Larsen, que durou fatídicas 12 edições. A série desembocou na minissérie “A Ordem”, em que o primeiro inimigo dos Defensores, Yandroth, havia amaldiçoado a equipe original. Por essa maldição, a equipe original dos Defensores (Hulk, Namor, Surfista Prateado e Doutor Estranho) deveria atuar sempre em situações de grandes crises cósmicas. Os ex-membros Valquíria, Falcão Noturno e Gata do Inferno também participaram destas histórias. Todos eles debandaram quando conseguiram se livrar da maldição de Yandroth. Todo esse material permanece inédito no Brasil.

DEFgiffen

OS DEFENSORES DE KEITH GIFFEN, J. M. DEMATTEIS E KEVIN MAGUIRE

Se no começo dos anos 90 a Marvel havia feito uma tentativa cômica de trazer os Defensores de volta, nos anos 2000, ela fez um retorno cômico como deveria ser. A Casa das Ideias chamou o trio Keith Giffen, J. M. DeMatteis e Kevin Maguire para fazer uma minissérie trazendo de volta a equipe original, mas numa pegada totalmente inusitada. Na minissérie nossos heróis lutavam contra seus contumazes adversários, Dormammu e sua irmã, a insaciável Umar. Uma historinha muito divertida e deliciosa de ler, provocando muitas gargalhadas.

DEFlastOS ÚLTIMOS DEFENSORES

Outra equipe bizarra de Defensores, era formada por Mulher-Hulk, Colossus, Caveira Flamejante e Falcão Noturno (o Kyle Richmond branco que fez parte por muito tempo dos defensores). A série se passava depois da primeira Guerra Civil e lidava com as consequência do Ato de Registro dos Super-Heróis. Mesmo que Kyle Richmond, o Falcão Noturno tenha desejado uma equipe com os antigos colegas de time, Tony Stark vetou essa possibilidade, fazendo com que estes Defensores tivessem essa formação descrita acima. A minissérie era roteirizada por Joe Casey e a equipe defendia o estado de Nova Jérsei. Essa formação acabou porque simplesmente não conseguia se manter unida. Acabaram reaparecendo na minissérie Vingança, também escrita por Joe Casey.

 

ULTIMATE MARVEL: DEFENSORES

No Universo Ultimate Marvel, os Defensores eram uma equipe de fracassados que queriam enfrentar Os Supremos. Eles não duraram muito tempo naquele universo. Depois de ter violentado a Vespa, o Gigante, Hank Pym, chegou a ser convidado para a equipe, mas ele declinou. Os membros da equipe incluíam Luke Cage, o Filho de Satã, Valquíria, o Cavaleiro Negro e a Felina. Diferentemente dos Vingadores daquela realidade, os Defensores estavam muito mais interessados em tornarem-se famosos e serem celebridades do que tornar o mundo melhor. A equipe, criada em 2002 por Mark Millar e Bryan Hitch em Os Supremos, retorna quando o escritor retoma a escrita dos Supremos em 2010. Nessa oportunidade Loki confere poderes absurdos a seus integrantes para enfrentarem os Supremos.

DEFoffenders

OS OFENSORES

Foi uma equipe formada para combater os Defensores durante a fase de Jeph Loeb e Ed McGuinness, quando criaram o polêmico Hulk Vermelho. A revista do Hulk Vermelho também durou 12 edições. Este Hulk, que se revelou sendo o General Thaddeus “Thunderbolt” Ross, liderava os ofensores, que eram formados por outros grandes inimigos de cada integrante dos Defensores originais, o Barão Mordo, Terrax e o Tubarão-Tigre.

DEFthedeep

OS DEFENSORES DE ESSÊNCIA DO MEDO

Durante o evento crossover de verão A Essência do Medo, escrita por Matt Fraction e cheia de intervenções editoriais, Attuma virou um dos “Dignos” do deus Cul, irmão de Odin. Ele recebeu um dos martelos que lhe conferiam poderes ainda maiores e também recebeu o controle das profundezas oceânicas através dessa Nova Ordem Mundial. Então, coube a Namor formar uma nova equipe para combater o mal que ameaçava Atlântida. Além do soberano dos sete mares, também estavam na equipe o Doutor Estranho, a mutante Loa, a filha do Hulk com Thundra chamada Lyra e o Surfista Prateado.

DEFfraction

OS DEFENSORES DO FIM DO MUNDO

Essa é considerada por muitos uma das melhores fases dos Defensores. Escrita por Matt Fraction e desenhada por Terry Dodson, a equipe era formada por Doutor Estranho, Namor, Surfista Prateado, Punho de Ferro, Mulher-Hulk Vermelha(Betty Ross), Homem-Formiga, Nick Fury, Gata Negra e combatiam um ser que poderia provocar o fim do mundo: o Hulk Sombrio! Sim, como você viu era uma época de trabalhar as cores tanto nas histórias do Hulk na Marvel, como nas histórias do Lanterna Verde, da DC Comics. No último arco da equipe, eles combatem Celestiais contra uma profecia que decretava o fim do mundo como o conhecemos.

DEfsemmedo

AS DESTEMIDAS DEFENSORAS (DEFENSORES: SEM MEDO)

Com o fim de A Essência do Medo e com Asgard em ruínas e desconfiada de seus atos pelo mundo todo coube à Brunhilda, a Valquíria, manter esse legado e restaurar essa confiança praticando ato heróicos pelo mundo. Era necessário dar à uma nova Asgard, a Asgardia, uma nova formação de Valquírias para que servissem para levar os guerreiros para Valhal, o lar dos guerreiros que morreram com honra. Essa equipe ficou à cargo de Cullen Bunn que já havia escrito a minissérie Sem Medo (Fearless), como consequência do fim da saga A Essência do Medo. A série das Destemidas Defensoras durou doze edições, o mesmo número de sua predecessora.

A equipe contava com inúmeras personagens femininas da Marvel e sempre personagens mulheres. Liderada por Valquíria e Misty Knight, o time principal também contava com Coleen Wing, Danielle Moonstar, a Dra. Annabelle Riggs (que era apaixonada pela Valquíria), a Mulher-Marcial (uma versão da Mulher-Maravilha da Marvel Comics), a caçadora de monstros Elsa Bloodstone, a ex-arauto de Galactus, Nova (Frankie Raye), a feiticeira Cléa e a nova inumana Ren Kimura. No final da série, muitas mulheres da Marvel ajudam as Destemidas Defensoras, mostrando que, ao fim e ao cabo, aquele era um equipe para todas as mulheres super poderosas do Universo Marvel.

DEFbendis

OS DEFENSORES DO NETFLIX

Heróis urbanos nunca foi a pegada de Os Defensores. Claro, muitos heróis desse tipo haviam participado de suas fileiras, inclusive grande parte dessa nova formação urbana. Foi, na verdade uma estratégia do Marvel Studios para suas séries do Netflix ter uma estrutura parecida com a dos filmes dos Vingadores. Cada herói tinha sua série para depois desembocar em uma série de grupo. O nome do grupo calhou de ser Os Defensores. E, como tudo que vai pro audiovisual acaba respingando nos quadrinhos, a equipe criativa responsável por Guerra Civil II, Brian Michael Bendis e David Marquez ficou encarregada de juntar Jessica Jones, Demolidor, Punho de Ferro e Luke Cage. A série, ironicamente, também durou doze edições, encerrando por causa da despedida de Bendis na Marvel.

DEFbestdefense

DEFENSORES: A MELHOR DEFESA

Chegamos, então à semana passada quando a Marvel disse que vai trazer de volta Os Defensores originais em uma sequência de tie-ins interligados provocando a nova união dos heróis. A iniciativa parece estar ligada com acontecimentos da série Hulk: Imortal, pois o escritor desta série será responsável tanto pelo tie-in do Hulk como o referente à união da equipe. Também estão envolvidos no projeto os escritores Gerry Duggan, Chip Zdarsky e Jason Latour. Quem sabe vem um novo título Marvel aí? E será que ele vai durar somente as fatídicas 12 edições que parecem perseguir a equipe?

E então, mergulhadores, gostaram de conhecer a segunda mais poderosa equipe da Marvel? (Será que os X-Men concordam com isso?). De qualquer forma, é possível que em novas temporadas dos heróis Marvel na Netflix você fique mais atento para alguns outros detalhes do universo mitológico dos Defensores, mesmo que a equipe original não seja a mesma do canal de streaming. Abraços submersos!

2 comentários sobre “15 Diferentes Formações dos Defensores

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.