10 Personagens do Universo DC Que Já Se Chamaram Starman

Nos últimos dias ficamos sabendo que Scott Snyder, o novo roteirista da Liga da Justiça, pretende incluir na nova formação da equipe um antigo Starman, chamado Will Payton. O universo DC, entretanto, já abrigou inúmeros Starmen em suas revistas, muitos deles tendo título próprios, como no caso de Will. Neste post vamos falar sobre os diversos super-heróis que já tiveram a alcunha Starman, desde a Era de Ouro, com Ted Knight até essa nova aparição de Will Payton no novo volume da Liga da Justiça por Scott Snyder e James Tynion IV. Ergam seus bastões cósmicos e se preparem para nossa singela listinha!

STAtedkinght

TED KNIGHT
Ted Knight foi, sem dúvida, o primeiro Starman de todos. Surgido na Era de Ouro, Ted fez parte da Sociedade da Justiça ao lado de vários heróis como Lanterna Verde, Joel Ciclone, Pantera, Homem-Hora, Senhor Destino, Canário Negro, entre outros. Ted foi o cientista criador do bastão cósmico, que absorvia energia das estrelas para que o permitisse voar, disparar raios concussivos, levitar objetos, emitir luz e calor e projetar campos de energia. Ted foi convencido por sua prima, Sandra Knight, a primeira Lady Fantasma, a combater o crime. Sua base de operações era a cidade de Opal City.


STAmidniteCHARLES MCNIDER
Charles McNider foi o Doutor Meia-Noite original. Ele era um cirurgião que desenvolveu um apetrecho que o permitia enxergar, mesmo sendo cego. Charles assumiu o manto do Starman por um curto período enquanto seu melhor amigo, Ted Kinght acabou internado em um hospício. Ted havia sofrido um colapso nervoso quando sua namorada Doris Lee foi assassinada. Ted também descobrira ao mesmo tempo que sua invenção, o bastão cósmico, fora usado como base para a criação da bomba atômica.


STAtomasMIKAAL TOMAS
Na década de 70, surgia um novo Starman, ele era o alienígena Mikaal Tomas, vindo do planeta Talok III, que havia o enviado para derrotar e conquistar a Terra. Mas, chegando ao nosso planeta, Mikaal acabou se afeiçoando aos costumes e ao povo daqui, resolvendo se tornar um novo super-herói chamado Starman, não por causa de Ted Knight, mas pela música criada por David Bowie. Por muito tempo Mikaal ficou amnésico, mas foi salvo por Jack Knight, filho de Ted. Mikaal também participou por um breve período da Liga da Justiça. Por um breve tempo também, Mikaal teve um relacionamento homossexual com um homem chamado Tony, que acabou morto pelo vilão Prometheus na minissérie Clamor por Justiça. A partir de então este Starman vêm fazendo uma dupla com o super-herói Congorila.


STAgavynPRÍNCIPE GAVYN
O arrogante e belicoso Príncipe Gavyn foi exislado de seu planeta, o Mundo-Trono, por sua irmã, que assumiu a regência. Vagando pelo espaço, Gavyn descobriu que era um mutante capaz de absorver a energia das estrelas. Ajudado por um mago, que forjou braceletes e um bastão para que o ajudasse a sobreviver na imensidão do espaço, Gavin acabou sendo transformado em energia pura durante a Crise nas Infinitas Terras. Essa energia acabou sendo absorvida pelo corpo de Will Payton, que se tornou o novo Starman da Terra. No Brasil, quando foi publicado pela EBAL, ficou conhecido como Astro, e dividia uma publicação com o Homem-Borracha. Ele também ficou conhecido através do desenho animado Liga da Justiça Sem Limites.


STApaytonWILL PAYTON
Will Payton talvez seja o Starman mais famoso no Brasil, pois suas histórias foram publicadas durante os anos 90 na revista DC 2000. Will podia voar e alterar sua aparência depois que uma rajada cósmica atingiu seu corpo. Suas histórias na revista-solo não duraram muito tempo, quando Payton foi morto pelo vilão Eclipso. Nessa época já havia sido revelado que Will Payton havia morrido muito tempo antes, na época da descarga energética e quem habitava aquele corpo, na realidade era a essência do arrogante e belicoso Príncipe Gavyn. É Payton quem está retornando nos backups da revista da Liga da Justiça através dos roteiros de James Tynion IV. 


STAdavidDAVID KNIGHT
David Knight foi o irmão mais velho de Jack Knight que havia assumido o manto do pai, Ted, antes do irmão. Contudo, David acabou morto por um assassino. Assim, anualmente, o seu fantasma reaparece para seu irmão mais novo, Jack, para lhe aconselhar e dar direção. Durante a saga A Noite Mais Densa, David Knight renasceu como um Starman Zumbi Lanterna Negro e veio a combater Shade, enquanto buscava vingança contra a família de policiais corruptos, os irlandeses O’Hare.


STAjackJACK KNIGHT
Jack Knight é o meu Starman favorito, isso porque a sua série faz parte de um dos mais cultuados quadrinhos do final dos anos 90. Também intitulada Starman, escrita por James Robinson e desenhada por Tony Harris, a série foi muito popular nos Estados Unidos. No Brasil, embora tenham sido feitas várias tentativas de emplacar a série, ela nunca saiu dos primeiros arcos. Jack é o filho mais novo de Ted Knight, o Starman original que, relutantemente se torna o Starma para defender a sua família de inimigo figadais como Shade, o Névoa e a família de policiais corruptos O’Hare. Além disso, Jack também fez parte da primeira formação da Nova Sociedade da Justiça, honrando o legado do seu pai.


STAthomTHOM KALLOR
Thom Kallor também fez parte dessa Nova Sociedade da Justiça nos tempos atuais. Mas Thom sofria de esquizofrenia e não podia controlar muito bem seus poderes cósmicos, que é assessorado e fica sob os cuidados da Sociedade da Justiça. Ele é tido como Danny Blaine, durante o tempo em que está com a Sociedade, mas fortuitamente é revelado que ele na verdade é Thom Kallor, um integrante perdido no tempo da futurista Legião dos Super-Heróis, onde é conhecido como Starboy, ou Ástron, como é chamado no Brasil. O seu visual foi inspirado no visual de Starman criado por Alex Ross para a série O Reino do Amanhã. O seu uniforme é um mapa do Multiverso DC.


STAinemillFARRIS KNIGHT
O Starman da saga DC Um Milhão, forjada por Grant Morrison e colaboradores, é Farris Knight, um descendente longínquo de Ted Knight. Ele vem do século 853 e é integrante da Liga da Justiça Alfa, em que cada integrante tem a missão de policiar um planeta do Sistema Solar. O planeta-sede de Farris é Saturno, onde ele tem a missão de monitorar o maligno sol artificial conhecido como Solaris. Nesse tempo, Solaris manipula Farris e o manda através do tempo para matar seu ancestral, Ted. Livrando-se do controle de Solaris, Starman se revela como traidor logo depois de usar seu bastão cósmico para tirar sua própria vida.


STAsono

VICTOR SONO
Este personagem é o “Star Man” – os xerifes do velho oeste usavam uma estrela na camisa que os identificava – das histórias de cowboys de Jonah Hex. Descendentes de italianos, a família de Victor Sono se estabeleceu em Nova York, onde o pai de Victor tentou ser xerife, mas foi assassinado por foras-da lei. Depois de dar cabo dos criminosos, Hex se apiedou do garoto e, ao invés de deixá-lo à própria sorte, resolveu leva-lo ao um orfanato. Anos depois, o caminho dos dois se cruzou novamente, quando Jonah Hex conheceu Victor Sono como o Homem das Estrelas. Um vigilante que colhia e colecionava as estrelas de xerife de pretensos delegados da lei que haviam sido corrompidos por seu poder de correção da sociedade. O Homem das Estrelas tem o hábito de manipular Jonah Hex, apesar de ele saber que deve sua vida ao pistoleiro desfigurado.


STApaytonprewiew

É, mergulhadores, temos muitas variações do Starman pela DC Comics, não é mesmo?! E você? Conhecia todos? Ao pesquisar sobre os personagens, conheci o Victor Sono, que nunca havia dado as caras no Brasil. Mas tenho certeza que muita gente que se deparar com essa matéria não terá conhecido um Starman sequer. Ainda bem que ela está aqui para deixar todos elucidados, não é mesmo? Não deixem de comentar! Abraços submersos e fiquem com a musiquinha do Bowie que inspirou Mikaal Thomas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s