[NSFW] Os Aviltantes Pênis dos Super-Heróis [+18]

No dia de hoje, os fãs do homem-morcego puderam ficar mais felizes (ou não). Acabaram conhecendo uma informação que ninguém na indústria dos quadrinhos canônicos (embora muitas publicações de fãs já mostraram) sabia até então. O pênis do Batman, ou ainda, de Bruce Wayne, foi mostrado em uma história em quadrinhos oficial do personagem na DC Comics. Agora, seus mais ardorosos fãs vão poder dialogar sobre o formato, o tamanho e a circuncisão do órgão excretor e sexual do defensor de Gotham City. Afinal, é isso que fãs ardorosos fazem. Mas já que o dito-cujo foi revelado, nós iremos mais fundo (ui!) nessa discussão, pois essa é a função desse blog e discutir a aparição de pênis nas histórias dos super-heróis. Acompanhe quem tiver bagos e for maior de 18 anos!

Pra começar é preciso falar da cultura americana, que é tida pelas culturas que a cercam como puritana demais. Filmes e produtos culturais e de entretenimento americano se recusam a mostrar nus frontais, sejam masculinos os femininos, sendo os masculinos ainda um grande tabu (seja do tamanho que for) para Hollywood. Claro que o mesmo pode ser dito dos quadrinhos, que se furtam de mostrar órgãos sexuais dos personagens, mesmo em quadrinhos voltados para o público adulto. Isso talvez ocorra por aquele velho estigma de que quadrinhos são uma mídia voltada para crianças. O que qualquer leitor deste texto sabe que é uma inverdade.

PENsegredo-do-morcego
O Segredo do Morcego, nas tirinhas dos Piratas dos Tietê, pela sensacional Laerte.

PENrobinO BATICÃO

Como falei no início, muitos fãs já ousaram desenhar o Batman nu. Fossem em relações homossexuais com Robin em quadrinhos antigos baseados nos desenho de Neal Adams, sejam em interpretações mais novas em um slash com o Superman devido ao filme em que os dois se enfrentam. Isso, claro, se deve à grande fama de que Batman e Robin são um casal homossexual e, por conseguinte, o cavaleiro das trevas tem fama de gay.

Já tentamos explicar como o mito de Batman e Robin serem um casal gay surgiu neste post.

PENaffleck
Frames de Garota Exemplar com Ben Affleck.

Além disso, na segunda metade dessa década, em que o ator Ben Affleck passou a representar Bruce Wayne/Batman, o mito sobre o pênis do homem-morcego se acentuou. Explico. Novamente os fãs, capturaram frames do filme Garota Exemplar, onde Ben Affleck aparece nu entrando no chuveiro. Nesses frames é possível denotar o formato e extensão do pênis do ator que interpretou Batman nos últimos dois filmes da DC Comics. Tenho isso sob poder, o fandom se apropriou do pênis de Ben Affleck como se fosse o pênis do próprio Bruce Wayne. A mesma coisa aconteceu, por exemplo, com o ator Chris Pratt, que representa o Senhor das Estrelas, no filme Guardiões da Galáxia. Frames mostrando o volume em sua roupa íntima em meio ao ator levando um jato de tinta, acabam denotando o tamanho e formato de seu órgão sexual.

Mas o mesmo pode ser verificado nos quadrinhos. Muitos desenhistas não se furtam de desenhar o pênis dos super-heróis, ou mesmo de levar em conta que existe algo debaixo das cuecas sobre as calças sobre as cuecas que eles usam. Há muito tempo já passamos dos anos 80, quando se consideravam os super-heróis assexuados como um boneco do Ken, com uma pélvis sem volume. Em muitos desenhos, se prestarmos atenção, podemos definir o contorno do pênis dos super-heróis, em outros, apenas se usarmos de muita lascívia e imaginação.

PENesadribic
Artes do Old Man Loki e de Thor por Esad Ribic.

Mas existem casos notáveis de desenhistas mainstream que já desenharam os heróis que trabalham nus, embora tenham sido vetados pelas editoras. Esad Ribic já desenhou um Thor nu, em que é possível identificar claramente um pênis com prepúcio e sem pelos pubianos. Ele também fez um Loki nu.  O desenhista assumidamente gay, Kris Anka divulgou uma versao desnuda de seu Gambit para a capa de All-New X-Factor. Já Frank Cho desenhou na primeira edição de Totalmente Incrível Hulk, um Amadeus Cho transformado em Hulk com o calção rasgado em que seu enorme pênis ficava de fora (sim, ele é Hulk e tudo nele tem tamanho GG). Embora tenha entregado a arte original com o pênis de fora, a editora, na publicação final estampou uma tarja sobre o órgão.

Esse mesmo tipo de censura aconteceu na edição digital da atual Batman: Damned (Batman: Condenado), do escritor Brian Azzarello e do artista Lee Bermejo, em que as partes pudendas de Bruce Wayne são tapada com um sobra ou tinta escura. A versão física, contudo, vem com um “conteúdo extra”, revelando os contornos sob a penumbra do órgão sexual. A revista em questão faz parte do selo Black Label, autoral e de público maduro (ou adulto), e seria uma espécie de continuação para a graphic novel Coringa, da mesma dupla, que saiu na ocasião do lançamento do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, no qual Heath Ledger encarnava a nêmese do morcego, o Coringa.

PENbatman1
Batman: Damned, por Brian Azzarello e Lee Bermejo

Em uma das cenas de Batman: Damned, Bruce Wayne retorna para a Batcaverna, depois de uma longa noite de combate ao crime. Andando em direção ao leitor, o então Batman, agora, Bruce Wayne, vai retirando suas roupas até revelar-se completamente nu, com seu órgão sexual em primeiro plano, ainda que nas sombras. Mas mais do que apenas encarar, admirar ou analisar, o que podemos depreender do pênis do Batman?

PENbatman2
Quadros de Batman: Damned, por Brian Azzarello e Lee Bermejo

Em primeiro lugar, que, como a maioria dos americanos, ele é circuncidado. Essa é uma prática bastante comum entre os yankes, que acreditam que a circuncisão ajuda na higiene do órgão sexual e pode evitar doenças venéreas, bem como o câncer de pênis, que pode levar à amputação do mesmo. Em segundo lugar, Batman pratica a depilação íntima, uma vez que as luzes não incidem em pêlos pubianos. Essa é uma prática que vem se tornando mais comum na última década, principalmente por questões de higiene (os pêlos acumulam sujeira, suor e maus odores), mas também vem sendo popularizada pelos esportistas, que se desfazem dos pêlos para aumentar sua velocidade e diminuir o atrito dos membros. A prática do grooming, que é o cuidado com os pêlos corporais, vem se popularizando cada vez mais nas masculinidades do século XXI. Assim, como um combatente do crime, que se exercita e pratica gestos absurdos todo dia e noite, a redução do atrito entre as pernas, pode ser um benefício para o Batman.

PENbatman3
Quadros de Batman: Damned, por Brian Azzarello e Lee Bermejo

O pênis do Batman é inclinado para a direita. Nas duas imagens em que o órgão sexual aparece, ele está inclinado para a direita. Todo homem que possui um órgão sexual não curvado sabe que, se estiver caminhando lentamente para o lado que for, seu pênis não se inclina dessa maneira com o mexer das coxas. Ao mesmo tempo, que o pênis também parece ter uma leve turgidez, ainda que não totalmente ereto. Irei me abster de comentar formatos e tamanhos de pênis porque não estou mais na quinta série e nem vocês.

PENadaoiturrusgarai
Tirinha do cartunista gaúcho radicado na Argentina, Adão Iturrusgarai.

OUTROS SUPER-PÊNIS

A retratação do pênis de Bruce Wayne em Batman: Damned traz uma complexidade maior para a costumeira, mas pouco frequente, exibição de órgãos sexuais masculinos nas histórias sexuais. Ele define o órgão, ele o coloca em evidência, rompe com o tabu de que, se um pênis aparecer, ele deve ser o mais discreto possível. Além disso, é possível denotar se existe ou não prepúcio cobrindo a glande, já que, muitas vezes, se prefere por uma retratação ambígua desse fator, vide o Doutor Manhattan em Watchmen, quase um decalque do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.

PEnmanhattan
O Doutor Manhattan dos quadrinhos e dos filmes.

Mas o Batman não foi o primeiro grande super-herói a ter seu pênis desvelado. O primeiro deles foi Peter Parker, o Homem-Aranha, embora em uma versão alternativa e envelhecida do herói na minissérie Homem-Aranha: Potestade (Spider-Man: Reign). Na cena, Parker acorda, ainda com uma camiseta do Homem-Aranha, mas sem roupas abaixo da cintura, ao lado de uma Mary Jane também envelhecida. Tudo isso para dizer, segundo o roteirista e desenhista da série, Kaare Andrews, que o sêmen radioativo do Homem-Aranha provocou a morte de sua mulher.

Na série para leitores adultos da linha Marvel MAX, Poder Supremo, o herói Hipérion também tem seu pênis revelado entre sombras quando pratica um intercurso com Zarda, a Princesa do Poder.  O quadrinho de super-heróis de curta duração Freshmen (que foi publicado no Brasil), do comediante Seth Green, contava com um herói cujo poder era ter um pênis enorme. Embora nomeado como Long Dong nos Estados Unidos, no Brasil ele ficou conhecido como Tripé. Em outro quadrinho escrito por Brian Azzarello e desenhado por Richard Corben, também podemos aferir contornos do pênis de Luke Cage, na minissérie para adultos CAGE, do selo Marvel MAX.

PEnlongdong
Long Dong (Tripé), dos quadrinhos de Freshmen, de Seth Green e Leonard Kirk.

Nas histórias da Patrulha do Destino escritas pela roteirista transexual Rachel Pollack, surgiu o supervilão Braguilha (Codpiece). Depois de ter sido rejeitado por uma garota durante o ensino médio por não tem “envergadura suficiente” para sair com ela, ele ficou obcecado com o tamanho de seu pênis e jurou se vingar da humanidade. Assim, ele construiu todo um arsenal ao redor de seu pênis, da mesma forma que o cinto de utilidades do Batman e as flechas-utilitárias do Gavião Arqueiro e do Arqueiro Verde. Tudo isso, para ser derrotado em sua primeira aparição e, contra uma mulher. Desde então ninguém mais ouviu falar dele.

PENcodpiece
O vilão Braguilha, criado para a Patrulha do Destino de Rachel Pollack.

Em um pingue-pongue com a revista Vanity Fair, Stan Lee, o supra-sumo das criações da Marvel declarou o seguinte quando perguntado se o pênis do Coisa era feito de pedra laranja como o resto de seu corpo.”Eu nunca pensei nisso. Eu acho que o senso comum diria que foi feito de pedra laranja também, mas eu sempre achei mais interessante pensar em Reed Richards. Como você sabe, ele possui a capacidade de alongar-se e, sexualmente, isso parece ser um grande trunfo em muitas áreas”. Tá bom, Stan, se você diz…

PENhulk
“Meu sentido de “aranha” está “tilintando”!”

A aparição do pênis do Batman em uma história nos faz perguntar: “É importante para os leitores de quadrinhos que seus amados super-heróis sejam bem-dotados?”. Afinal, nos quadrinhos de super-heróis os homens acabam sendo tão sexualizados quanto as mulheres, embora somente elas sofram sob o olhar (gaze) masculino. O pênis de Batman levanta (isso mesmo) outras questões, então sobre os super-heróis. Outros gazes que não são os masculinos heterossexuais. Olhares que estiveram ali todo o tempo mais foram enterrados pela hegemonia e massividade do público masculino heterossexual das revistas de quadrinhos sexuais. A aparição de um pênis de super-herói em uma história em quadrinhos põe em evidência a sexualização masculina dos super-heróis, que até então esteve em estado secundário, conotativo, e agora se escancara. O pênis do Batman surge, então, como o último bastião da sexualização dos super-heróis masculinos na indústria mainstream dos super-heróis.

 

Anúncios

Um comentário sobre “[NSFW] Os Aviltantes Pênis dos Super-Heróis [+18]

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.