Conheça a Wonder Comics, a Linha de Personagens Jovens da DC Comics, Capitaneada Por Brian M. Bendis

Na New York Comic Con de 2018, a DC Comics apresentou o novo projeto de Brian Michael Bendis na editora, a linha Wonder Comics, dedicada ao universo jovem dos seus personagens. Bendis, na verdade, só vai escrever o título da Justiça Jovem, que será o principal da linha. Enquanto isso, os demais títulos serão desenhados e escritos por equipes criativas escolhidas e coordenadas pelo escritor careca de Cleveland, que também está no comando da linha de títulos da família do Superman e vem provocando grandes mudanças por lá. Neste post vamos falar um pouco do histórico das revistas revitalizadas e criadas especialmente para a linha Wonder Comics. Coloque sua capa, seus tênis, masque seu chiclete e coloque os fones nos ouvidos porque vamos sentir o espírito jovem!

Todos esses títulos serão lançados no começo do ano que vem em janeiro de 2019, com Justiça Jovem e Naomi como os primeiros a saírem. Bendis também declarou que uma segunda linha também está sendo planejada para sair mais tarde no mesmo ano. Existem rumores que afirmam que a Legião dos Super-Heróis também ressurgirá dentro desta linha, uma vez que Bendis trouxe a Federação dos Planetas Unidos para o presente em edições recentes de Action Comics.

WONyoungjustice

JUSTIÇA JOVEM

A nova revista da Justiça Jovem, vai contar com roteiros de Brian Michael Bendis e desenho de Patrick Gleason. Na equipe teremos caras bastante conhecidas como o Robin Tim Drake, o Superboy Conner Kent e Bart Allen, o Impulso. Bendis também promete a estreia de outros novos personagens como uma descendente atual de Jonah Hex, a Ginny Hex e uma nova Lanterna Verde, que é uma hacker boliviana acessando secretamente o poder da bateria principal de Oa. Além disso, a princesa Ametista, do Mundo das Jóias também estará presente na HQ. Segundo Bendis, toda vez que acontece uma crise no Universo DC, o Mundo das Jóias está envolvido e, agora, já sabem quem é a culpada.

A Justiça Jovem surgiu pela primeira vez em um especial da Liga da Justiça chamado Um Mundo Sem Adultos, em que Superboy, Robin e Impulso tinham de dar conta dos crimes praticados por crianças em um mundo onde todos os maiores de 18 anos havia desaparecido. Desse especial se desenvolveu o título corrente Young Justice, escrito por Peter David e desenhado por Todd Nauck, que durou mais de 50 edições, antes de ser cancelado com o evento Dia de Formatura.

Foi mais ou menos nessa época a Warner criou o desenho da Justiça Jovem para a TV, que ganhou milhares de fãs incondicionais, por ser baseado na série de David e Nauck. Hoje, uma terceira temporada do desenho está sendo lançada para o canal de streaming Universo DC, e está sendo bastante comemorada para os fãs. Foi a janela certa que Bendis e a DC Comics encontraram não só para relançar o título, mas toda uma nova linha de revistas.

WONtwins

SUPER GÊMEOS

Já os Super Gêmeos, dupla criada especialmente para os desenhos dos anos 70, os Superamigos, serão escritas pelo escriba de Os Flintstones, Mark Russell e desenhadas por Stephen Byrne (Liga da Justiça da América). Junto com seus macaco Gleek, Zan e Jayna são estagiários da Sala da Justiça. Seus poderes de alteração de forma e de transformação em água se manterão intactos. “Mark encontrou uma forma de deixar tudo isso, muito, muito esquisito”, justifica Bendis. Os dois gêmeos também terão um link psíquico, o que é algo estranho e, por vezes, grosseiro.

WONgleek

Os Super Gêmeos, apesar de muito populares, nunca fizeram parte dos quadrinhos, a não ser em revistas que adaptaram o desenho da televisão. Algumas tentativas de personagens semelhantes foram feitas na revista dos Novos Titãs, por exemplo. Um rumor de primeiro de abril também deu conta de um especial de Paul Dini e Alex Ross em que os dois fariam um álbum dedicado à dupla Zan e Jayna e o Macaco Gleek. Se chamaria “Forma de Água” e lidaria com a escassez de água no mundo.

Leia um texto sobre os SuperGêmeos que, até então, não apareciam no cânone do Universo DC.

WONdialH

DISQUE H PARA HERÓI

Revivendo o quadrinhos dos anos 80, onde um adolescente disca em um dial a palavra H-E-R-Ó-I e se transforma em um super-herói distinto por 24 horas. Este quadrinho vai ser escrito por Sam Humphries (Fabulosa X-Force) e desenhada por Joe Quinones (America). Este talvez seja o título mais desconhecido do público brasileiro, que teve pouco material publicado no Brasil, a não ser pela EBAL. Tendo todas suas outras encarnações solenemente ignoradas.

A série original surgiu em 1966, com o garoto Robbie Reed como seu protagonista, mas se tornou mais popular como um back-up das revistas Adventure Comics e Legion of The Superheroes durante a década de 80. Dessa vez, os protagonistas eram Chris King e Vicky Grant, dois amigos que moravam na Nova Inglaterra. Para os anos 90, quem tomou posse do dial foi Hero Cruz, uma latina que participava das história de Superboy e os Devastadores, uma série paralela às histórias do Superboy Conner Kent nos anos 90.

Em 2003, foi a vez de Will Pfeifer e Kano trazerem de volta Robbie Reed em uma nova série chamada, dessa vez, de H.E.R.O. O antigo portador do dial o buscava desesperadamente. Em 2012, como parte da iniciativa Os Novos 52, Dial H for Hero voltou nas mãos do renomado escritor de ficção científica e horror China Miéville e do brasileiro Mateus Santolouco. A série não foi trazida para o Brasil e se encerrou na edição 23.1, naquele que ficou conhecido como “o mês do vilões”, ligado ao evento Vilania Eterna.

WONnaomi

NAOMI

Por fim, Bendis traz uma revista totalmente inédita, escrita por ele ao lado de David Walker (Luke Cage) e do desenhista Jamal Campbell (Arqueiro Verde). Naomi conta as aventuras de uma garota negra em uma cidade onde todos os demais são brancos. Enquanto ela investiga as origens de sua adoção, vai acabar encontrando “muitos segredos enterrados do Universo DC”, segundo Brian Bendis.

“Naomi é uma jovem afro-americana no noroeste do Pacífico. Ela é adotada, ela é a única pessoa que se parece com ela em sua pequena cidade e um dia, Superman e Mongul caem lá por uma fração de segundo durante uma briga”, brincou Bendis.”É um pequeno pontinho no esquema maior das coisa, mas sua aparição vai inspirar Naomi a investigar sua própria adoção – e o resultado trará algo que o Universo DC nunca viu antes. “

WONwondercomics

“Esta é uma oportunidade para expressar muitos temas com os quais eu já lidava, com Miles Morales e Riri Williams; aquele momento da vida em que tudo é mais apaixonado. Você é mais emocional e mais poderoso”, disse Bendis ao Hollywood Reporter sobre o novo selo. “É literalmente uma lista de coisas que as pessoas têm implorado comigo para trazer para a DC Comics.”

WONzan

Em entrevista ao site IGN.comics, Bendis compararou seu trabalho nesta linha com sua estadia na linha Ultimate Comics da Marvel, encarando heróis adolescentes como Peter Parker e sua criação, o Homem-Aranha negro, Miles Morales. “Mergulhei profundamente em um ano de releitura das coisas na história da DC. Estou tão empolgado em tirar ouro genuíno da história da DC Comics e apresentá-los assim – isso é exatamente o que a linha Ultimate foi, em seu começo”, disse Bendis ao IGN.comics.

WONzayna

Sobre a relação entre os dois Superboys, o clone Conner Kent e o filho de Kal-El, Jonathan Kent, Bendis declarou: “Todo mundo conhecia Conner, todo mundo estava trabalhando para encontrar maneiras de mostrar as conexões. Está tudo ligado. Todos nós estamos trabalhando para desvendar a lógica para trazê-lo de volta”, explicou Bendis. “Nós o encontramos no lugar mais surpreendente que você poderia encontrá-lo e eu comecei a escrever minha linha de diálogo favorita. Bart o vê e diz: ‘Oh meu Deus, Conner, como você está aqui? Como você fez crescer a barba ‘”, contou Bendis ao IGN.comics. Ele também adicionou que Conner não estará superando Jon de qualquer maneira, garantiu Bendis. “A história de Jon está se desenrolando em Superman e vai voltar em Superman #6 com muita coisa a ser trabalhada. Sua história é grande.”

E então, caros mergulhadores?! Que acharam dessa linha? Confesso que fiquei muito mais empolgado com ela do que com as revistas do Superman pelo Bendis. Mal posso esperar para ler. Quem sabe ele faça a coisa certa que AINDA não conseguiram fazer com os jovens heróis da DC Comics desde os Novos 52? Só o tempo dirá! Abraços submersos!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Conheça a Wonder Comics, a Linha de Personagens Jovens da DC Comics, Capitaneada Por Brian M. Bendis

  1. Cara, sempre leio seus posts – e aguardo, ansiosíssimo – pelo cheklist Marvel e DC, da Panini. Suas considerações sobre o que há de bom e ruim no mercado de quadrinhos também são muito bons.

    Sobre o Bendis, espero que ele venha a fazer algo nos moldes dos anos 2000 quando criou o universo Ultimate, com releituras do Aranha, X-Men, Vingadores etc. e que, de quebra, gerou esse universo cinemático que assistimos demasiadamente babando em cada cena, cada movimento. Maravilhoso, por sinal – e olha que pendo mais para DC do que a casa das ideias rsrsrsrs

    Se ele pegar as boas vibrações dos personagens jovens e souber colocá-los numa boa interação com os demais heróis e vilões do universo DC, aí sim será fantástico de ler. A editora está precisando de alguns legados bacanas para contar história – afinal, Jon Kent está aí para atestar que deu muito certo.

    Abraços.

    Curtir

    1. Oi André! Valeu pelos elogios, fico bem feliz!

      Sobre os checklists eu sempre aguardo sairem nos hotsites onde, pelo menos o da DC Comics vem completo, embora já tenham saído em outros canais da Panini (que, como sabemos, são uma confusão).

      Sobre o senhor Bendis, sempre fico um pouco aflito quando ele assume alguns personagens, pois na maioria das vezes ele tem ideias boas, mas nem sempre bem executadas. Vejo uma grande dificuldade dele encontrar a voz dos personagens em dinâmicas de grupos, por exemplo, enquanto em histórias mais noir ele mata a pau.

      Mas mando as minhas melhores vibrações para o trabalho dele, pois em geral me agrada. E os personagens que ele escolhe, geralmente também estão na minha lista de preferidos.

      Grande Abraço!
      =)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s