Guia de Leitura dos Encadernados dos X-Men

A Panini Comics tem lançado mais encadernados dos X-Men, a exemplo da saga Inferno. Mas alguém se importou em fazer um Guia de Leitura para você, como é feito com a série Hellblazer do selo Vertigo. Não, claro que não. A Panini Comics historicamente maltrata os X-Men. Muitos amigos têm me pedido um guia para saber como ler esses encadernados na ordem. Bem, então atendendo a esses pedidos, preparei aqui esta enorme lista de encadernados. Afivelem seu cinto no Pássaro Negro e se preparem para a decolagem!

Vale dizer que dei prioridade nesta lista para os títulos Uncanny X-Men e X-Men, os dois principais dos X-Men e até o final da década de 90, quando, após esse tempo, os encadernados da Panini começam a rarear. Portanto, as coleções Novos X-Men e Supreeendentes X-Men, que possuem uma ordem fácil de ser seguida, não estarão aqui. Também não estarão aqui as coleções da Marvel NOW! que são muito recentes e distantes dos demais encadernados. Vamos à lista:

1. BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL: OS X-MEN # 1 a 3
Esses três volumes trazem as edições da revista The X-Men (depois Uncanny) # 1-31 e contam com histórias de Stan Lee e Jack Kirby, de de Roy Thomas e vários artistas. A Panini descontinuou há muito tempo essa coleção. mas agora, com a volta da coleção dos Surfista Prateado, não custa sonhar que completem também essa aqui.

GLXcolhisguerras

2. COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL: GUERRAS SECRETAS #1
Três histórias envolvendo Magneto foram publicadas, por razão incerta nessa compilação de Guerras Secretas. Essas edições são as de número 43 a 45.

3. COLEÇÃO SALVAT GRAPHIC NOVELS CLÁSSICAS MARVEL: CREPÚSCULO DOS  MUTANTES E À SOMBRA DE SAURON; SEGUNDA GÊNESE
Nessas duas edições primeiras edições de capa dura da coleção Salvat Preta, temos duas fases memoráveis dos mutantes. Numa delas, de Gary Friedrich e Jim Steranko e noutra, de Roy Thomas e Neal Adams. Essas edições contém as últimas edições da fase original dos X-Men, que foi interrompida e substituída por republicações. Aqui nestes dois volumes temos as edições de número 50-66. Já em Segunda Gênese, além de Gian Size X-Men, temos as primeiras edições de Chris Claremont nos mutantes, quando a revista é renomeada para Uncanny X-Men. São os números 94-103. Lembrando que os números 67 – 93 são republicações.

4. COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL: OS X-MEN #2
Nesta edição, também sem nenhuma razão aparente, temos as edições 104-109 de Uncanny X-Men, por Chris Claremont e Dave Cockrum. A Panini Comics andou prometendo lançar as histórias de Cockrum nos X-Men, mas não se sabe claramente se é a sua fase pré ou pós-John Byrne.

5. CHRIS CLAREMONT & JOHN BYRNE: MAGNETO TRIUNFA, A SAGA DA FÊNIX NEGRA E DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO
E por falar em Byrne, aqui estão os três encadernados que trazem a gloriosa fase desses dois escribas da Marvel. Ela contém as edições de 109 a 142 de Uncanny X-Men contando os três encadernados.

GLXhistorica

6. X-MEN: EDIÇÃO HISTÓRICA #3
Duas edições de fill-in entre as fases de Byrne e Gibbons forma publicadas nos números 143 e 144 do terceiro numero da Edição História em preto e branco que a Mythos Editora trouxe no começo dos anos 2000 e até hoje não foram republicadas.

7. COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL: OS X-MEN # 3; #5-8
Edições 145- 167. Nestes números da coleção econômica de clássicos da Panini, saiu praticamente toda a segunda fase de Cockrum e também o início da fase de Paul Smith, com a elogiada Saga da Ninhada, que apresenta a equipe dos Novos Mutantes.

GLXmelhor

8. O MELHOR DOS X-MEN #1
Esse encadernado em formatinho dos X-Men, pela Editora Abril, ainda é a única republicação dos últimos números por Paul Smith, que trouxe a misteriosa Madelyne Pryor para o convívio dos mutantes e também o malfadado casamento de Wolverine. Essas edições também foram publicadas na famigerada Minissérie X-Men, também da Editora Abril. São as edições 168-175.

9. EDIÇÕES SOLTAS: GUERRAS SECRETAS EM CAPA DURA E TEMPESTADE, DA COLEÇÂO OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA MARVEL, DA SALVAT (VERMELHA)
Nessas edições, temos o reconciliamento de Tempestade com Kitty Pryde após as Guerras Secretas e também duas histórias focadas na viagem de Tempestade de volta à África, ambas desenhadas por Barry Windsor-Smith. Nestes encadernados temos as edições 180, 186 e 198.

GLXmassacre

10. X-MEN: MASSACRE DE MUTANTES
Esse encadernado que reúne a primeira megassaga dos X-Men, publica as edições de número 210 a 213.

11. X-MEN: A QUEDA DOS MUTANTES #2-3
Envolvendo as edições 220 a 222 de Uncanny X-Men, também traz HQs de Novos Mutantes e de X-Factor, mas essas, outro dia dedicaremos um melhor guia de leituras. Vocês querem???

12. X-MEN: INFERNO #1-6
Esses 6 encadernados ainda estão em curso pela Panini. Envolvem as publicações originais de Prelúdio Para Inferno e Inferno, propriamente dito. Este mês estamos no terceiro encadernado no Brasil. A saga de estréia do Senhor Sinistro conta com os números 228 a 243 de Uncanny X-Men.

13. X-MEN: GÊNESE MORTAL # 1-2
Essa é uma coleção beem esquisita. Ela não se foca em histórias, mas na arte de Jim Lee. Então fica uma compilaçao meio sem pé nem cabeça, que vamos dizer para vocês que edições ela contém. vale lembrar que aqui começa a relação também do título X-Men, surgido em 1991. Reúnem as edições Uncanny X-Men #248; 256-278; 268-273; 275-277 e X-Men 1 a 6.

GLXexterminio

14. X-MEN: PROGRAMA DE EXTERMÍNIO
Viram como Gênese Mutante quebra as pernas do leitor? Programa de Extermínio e a próxima edição se encontram ENTRE as edições de Gênese Mutante. Programa de Extermínio conta com as edições 270-272 de Uncanny X-Men.

15. OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA MARVEL: PROFESSOR X (SALVAT VERMELHA)
Essa edição conta com a Saga da Ilha Muir, que reorganiza os personagens mutantes e prepara o terreno para a profusão de títulos que aconteceu nos anos 90. Contém as edições  #278 a 280 de Uncanny X-Men.

16. OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA MARVEL: JEAN GREY; BANSHEE (SALVAT VERMELHA)
A coleção vermelha da Salvat de Jean Grey traz o número 30 de X-Men, em que Jean se casa com o Ciclope. Já a edição de Banshee traz a Saga Aliança Falange, em que a raça tecnorgânica de alienígenas tenta dominar a Terra. A edição de Banshee traz as edições 36 e 37 de X-Men e 316 e 317 de Uncanny X-Men.

17. X-MEN: ATRAÇÃO FATAL
O famoso arco em que Magneto arranca o adamantium do corpo de Wolverine e que, em conseuência, o Professor Xavier apaga a mente de seu nêmese foi publicado em 3 números nos encadernados da Panini. Envolve a republicação dos números 298-305 e 315 de Uncanny X-Men.

18. X-MEN: A ERA DO APOCALIPSE
Seguindo adiante, temos as edições “alternativas” de quatro meses ligadas à Era do Apocalipse, quando as revistas X-Men e Uncanny X-men mudam de nome. Toda Era do Apocalipse foi encadernada em 6 especiais pela Panini Comics.

19. X-MEN: MASSACRE
Um bom tempo depois da Era do Apocalipse, a maior saga dos X-Men, envolvendo todos o Universo Marvel, foi Massacre. Essa saga foi publicada em 4 volumes pela Panini. Envolve as edições 334-337 de Uncanny X-Men e 52-54 de X-Men.

GLXhomemdegelo

20. OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA MARVEL: HOMEM DE GELO (SALVAT VERMELHA)
Para finalizar essa fase, temos a saga Operação: Tolerância Zero, que foi publicada originalmente em X-Men 66 a 69 e que tem como foco no personagem Bobby Drake, o Homem de Gelo. Por isso, no Brasil, ela foi publicada neste especial da Salvat que homenageia o personagem.

Ufa, amigos! Isso que é mergulhar fundo nos nossos maviosos mutantes da Marvel, hein? Que canseira. Vale dizer que essas edições também foram publicadas em outros encadernados, mas escolhemos os mais relevantes, ou seja, as que continham mais edições por encadernado. Trabalho que seria da Panini, mas é feito de fã pra fã. Porque no fim das contas, só um fã entende um fã, não é mesmo? Abraços submersos!

Agradeço ao meu amigo mutante, ator, cantor e sapateador, Daniel Guisard por  ter me solicitado esse Guia de Leitura. Agradeço também a existência do Guia dos Quadrinhos de onde pude filtrar todas essas informações para vocês!

 

Anúncios

10 comentários sobre “Guia de Leitura dos Encadernados dos X-Men

    1. Oi Danilo! Eu tinha colocado na lista no bloquinho e na hora de passar para o digital, se perdeu. Mas já consertei isso, como você pode ver! Obrigado! Abraços! =)

      Curtir

  1. Essa sequência esta equivocada em um ponto, X-MEN: GÊNESE MUTANTE se passa após Programa de Extermínio, é o carro de saída de Claremont e Lee, essa série faturou o Guiness de vendagem, e após a ela é que vem atrações fatais. Tenho no original Gringa, em em três partes pela abril!

    Curtir

    1. Então, Adriano, conforme explicado no texto, Gênese Mutante se passa ANTES E DEPOIS de Programa de Extermínio. É só ler ali as edições que ela compreende. Viu?! Abraços! =)

      Curtir

  2. Muito bom Guilherme! Esses guias ajudam demais, já q a cronologia mutante é um balaio de gato. Eu fui comprando encadernados e formatinhos e descobrindo a ordem vendo a numeração das edições americanas pelo Guia dos Quadrinhos.

    Curtir

    1. Quando não temos como, essa é a alternativa, Chico! Eu acho bastante divertido esse trabalho de pesquisa, de bater as americanas com as brasileiras e tal. Me divirto mesmo, mas eu sou pesquisador e mega aficcionado por isso, então sou suspeito! ❤ Um abraço! =)

      Curtir

  3. A edição da SALVAT do Homem de Gelo, possui a saga completa de TOLERÂNCIA ZERO… Pois possuo em formatinhos se for poderei substituir … Me ajuda aí, vale o investimento …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s