Quem é Manchester Black, que Estreia na Série da Supergirl?

Manchester Black foi criado como uma resposta dos novos tempos – mais extremos – ao bom-mocismo, à educação e ao juramento de não matar do Superman. O supervilão do Homem de Aço veio na onda de quadrinhos em que os super-heróis precisam tomar quaisquer atitudes para evitar o mal maior, como no Authority de Warren Ellis e Bryan Hitch, em que os heróis não poupam os meios para atingir seu fim. Manchester Black é, então, uma crítica a heróis extremistas e serve para contrabalançar e reforçar as boas intenções do Superman, em uma realidade onde todos estão interessados em satisfazer seu próprio ego e não o bem maior. Manchester Black vai estrear na próxima temporada do seriado da Supergirl, pelo Warner Channel e é sobre ele que vamos falar mais neste post.

MANaction

O personagem inglês, que encarna visuais punks ingleses e lembra muito Sid Vicious, o líder da banda Sex Pistols, foi criado por Joe Kelly e Doug Mahnke na revista Action Comics #775, de março de 2001. O interessante é que, logo que essa edição foi lançada, foi comemorada pelos fãs de Superman por lembrar o que faz desse herói o personagem que muitos amam. Mas em setembro do mesmo ano, todos os esforços por lutar contra uma violência extremista foi por água abaixo com o ataque às Torres Gêmeas no 11 de setembro. Assim, a violência extrema, como a de Authority, acabou prevalecendo nos quadrinhos, mesmo que o gibi da equipe não saísse mais nos Estados Unidos pelos mesmos motivos. Mas se a Elite parece ser calcada no Authority, Manchester Black parece muito uma outra versão, mais desviante ainda, do mago inglês amoral John Constantine.

MANfirst

Manchester Black possui grandes poderes telepáticos e telecinéticos, tendo tatuado no seu peito a Union Jack, a bandeira da Inglaterra. Seu nome faz referência à cidade dos hooligans, torcedores fanáticos da cidade homônima no centro da Inglaterra. Dizem que  no passado, Manchester sofreu abusos familiares e por isso ele odeia todos aqueles que fazem uso de lições de moral elevada. No seu primeiro encontro com o Superman, Black liderava a equipe conhecida como A Elite, um grupo de extremistas, que enfrentou o Superman na Lua, provocando um ataque cardíaco no herói através de seus poderes. Essa história foi adaptada para uma animação para o público adulto que foi intitulada “Superman e A Elite. A história também foi eleita pela revista Wizard uma das melhores histórias de todos os tempos do Superman e foi incluída no especial de 70 Anos do Superman pela Panini Comics.

MANcartoonelite

Por um breve tempo, Manchester fez parte do Esquadrão Suicida de Lex Luthor, que enfrentou Imperiex na megassaga Nossos Mundos em Guerra. Já durante o arco A Batalha Final, nas revistas do Superman, ele armou para matar todos os aliados do Superman, mas, no final do arco, acabou encarando e assumindo que era um supervilão. Assim, provocou um pulso telecinético no próprio cérebro, cometendo suicídio. Nesse meio tempo, sua irmã, Vera Black, fez um acordo com a Liga da Justiça para criar a Liga da Justiça Elite, uma força-tarefa para casos extremos, que também contava com o Caçador de Marte, Arqueiro Verde e Flash em suas fileiras, além de ex-integrantes da Elite. No final da história todos descobriram-se manipulados por Manchester Black e a equipe se dissolvia.

Na iniciativa do Novos 52, Manchester Black demorou para dar as caras. Foi somente no segundo volume de Novos Titãs que ele apareceu, como um cientista aparentemente manipulado pelos laboratórios STAR que se aliava aos Titãs. Mas a equipe adolescente descobriu da pior forma – com a destruição da Torre Titã – que o traidor mesmo era Manchester. Quem descobre tudo é Mutano, inserido nos STAR a mando do Robin Vermelho. Essa descoberta provoca mais uma ruptura na equipe de jovens heróis.

MANcartoon1

Já durante o Renascimento DC, Manchester Black está envolvido nas origens do novo lar da família Kent. O Condado de Hammond, na verdade, abrigava uma célula de alienígenas superpoderosos que se disfarçavam de pessoas normais mas de renome no condado. Eles faziam parte de uma nave de fuga, de várias raças alienígenas, em fuga de predadores e conquistadores de planetas. Por alguma razão, essa nave foi encontrada e era comandada por Manchester Black. Quando caíram na Terra foi ideia do vilão disfarçar todos como humanos para imiscuir-se à população.

MANsuperboy

Fazia muito tempo que Jonathan Kent, o Superboy desconfiava de coisas estranhas que aconteciam ao redor da fazenda de sua família. Até que ele e seu pai, o Superman, chegam ao cerne do problema: a nave que caíra na Terra. Depois de uma luta envolvendo Batman, Robin e Lois Lane, os heróis libertam os alienígenas da influência de Manchester e resolvem deixar o condado para irem morar novamente em Metrópolis. No fim do arco, a consciência de Manchester Black acaba sendo transferida para o corpo de uma das vacas da fazenda, lembrando um plot do início do Quarteto Fantástico na Marvel.

MANsupergirl

Esse último arco do Superman lembra muito a proposta que foi divulgada para a utilização deste personagem no seriado da Supergirl. Nele, Manchester Black – aqui, um afro-americano, interpretado por David Ajala – quer convencer Jonn Jonn’z, o Caçador de Marte, a proteger um coletivo de alienígenas preso na Terra. Agora, se terá poucas ou muitas semelhanças com o arco do Renascimento DC, só saberemos se assistirmos os episódios de Supergirl e o desenvolvimento do personagem. Abraços submersos e telepáticos!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Quem é Manchester Black, que Estreia na Série da Supergirl?

  1. Agora deu gosto assistir ao seriado da Supergirl… mas vamos torcer para que a adaptação seja boa, esse personagem explora o que há de melhor no Superman, como você mesmo disse, Smee.
    Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s