O Que Esperar da Nova Saga dos X-Men, “A Era do X-Man”?

Nesta semana, a Marvel revelou seus planos futuros para os X-Men. Se trata do evento que virá logo em seguida a X-Men Disassembled, na recém remunerada revista Uncanny X-Men. Este evento é A Era do X-Man e, como A Era do Apocalipse, irá envolver várias minisséries de cinco edições em novos títulos mutantes e, claro, também envolverá uma mudança na realidade que conhecemos. Esta semana também saiu lá fora o primeiro número de Uncanny X-Men e, dele e das notícias já divulgadas pela Marvel, podemos imaginar algumas decisões que a Marvel tomou para os mutantes neste evento. Venha, venha especular com a gente sobre o destino dos mutantes mais queridos do mundo!

Ao ler Uncanny X-Men #1, o primeiro número da Saga X-Men Disassembled (algo como X-Men: Dispersados) podemos notar algumas semelhanças com a Era do Apocalipse. Na saga dos anos 90, uma equipe de X-Men vai ao passado para impedir Legião de matar Magneto. Nesta saga, o Jamie Madrox do futuro vem ao presente e quer evitar que várias pessoas sejam sequestradas por uma força misteriosa. Mas ele não consegue evitar que Kitty Pryde, Apocalipse e um senador que quer votar por vacinar as crianças contra se tornarem mutantes sejam sequestrados. No final da revista, depois que vemos que a equipe dos X-Men se dispersou pelo mundo após esses desaparecimentos, vemos que esses três personagens estão amarrados em cadeiras numa sala branca. Tanto a série Dispersados como a Era do X-Man são encabeçados pelos escritores Matthew Rosenberg, Ed Brisson e Kelly Thompson.

A Era do Apocalipse foi a primeira saga que trouxe vários títulos interligados lidando com uma realidade alternativa. Mas, claro, não foi a única. Durante a saga Os Doze, os títulos dos X-Men lidaram com As Eras do Apocalipse. Várias realidades alternativas que reimaginavam presente, futuro e passado dos X-Men. Depois, foi a vez de Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate reestruturou a realidade para uma utopia mutante, e praticamente todos os títulos da Marvel Comics foram envolvidos no evento. Por fim, foi a vez de Guerras Secretas, o evento de 2016 que reimaginou o Universo Marvel em um mundo comandado pelo Doutor Destino e dividido entre vários países em que cada um encerrava uma realidade diferente.

A nova Era do X-Man parece que vai trazer um cenário parecido com os desses eventos, com seis minisséries de cinco edições interligadas nesta Nova Era. Este lugar parece, será comandado pelo X-Man, um personagem remanescente da Era do Apocalipse original e que vinha sido deixado de lado pelos roteiristas. Ele é a versão de Cable naquela realidade. Nesta saga ele retorna com um visual semelhante ao de Jesus Cristo e todas as imagens levam a crer que o seu mundo é uma espécie de utopia e paraíso, diferente da Era do Apocalipse.

Na série solo do X-Man que se encerrou por volta dos anos 2000, com o evento Counter-X, capitaneado por Warren Ellis, o personagem havia se tornado uma espécie de xamã guardião de realidades, com um visual mais moderno com uma tatuagem com x sobre o peito. Ele só retornou na série dos Novos Mutantes para integrar a equipe, mas o lance de xamã de realidades não foi abordado. Tudo leva a crer que, dessa vez, esse aspecto será relembrado.

agenewage

Além disso essa Nova Era do X-Man, seu visual Jesus Cristo (ok, alguns disseram “visual Alan Moore”), tem muito a ver com a New Age, movimento que surgiu nos anos 70 e se popularizou nos anos 80. Era um movimento de espiritualização da humanidade que acreditava que a figura de Jesus Cristo foi manipulada pelos romanos em favor da Igreja Católica. Assim, a maioria dos ensinamentos de Cristo eram universais e não apenas de um “povo prometido”. Essa espiritualização também envolvia muitos elementos orientais do zen-budismo e muitos elementos esotéricos, como a crença na Era de Aquarius, que é a tal Nova Era em que acreditavam. Para os New Age, estamos vivendo na Era de Peixes, uma era confusa e cheia de guerras e ódio e que a humanidade vai atingir sua redenção com a chegada de um salvador que vai iniciar a Era de Aquarius, um período longo de tempo de compreensão e amor ao próximo.

O que sabemos até então sobre a série é que ela será composta de seis minisséries, sendo elas:

  • Era do X-Man: Os Maravilhosos X-Men, escrita por Lonnie Nadler e Zac Thompson (Cable) e arte de Marco Failla (Miss Marvel). A revista deve ser centrada no X-Man, uma vez que a dupla da revista do Cable já provou ter vasto conhecimento sobre o personagem. Também deverá focar a principal equipe mutante do mundo, que inclui um Colossus sem braço e uma Kitty Pryde com moicano e garras.
  • Era do X-Man: NextGen. Roteiro de Ed Brison (O Velho Logan) e arte de Marcus To (X-Men Blue). Ed Brisson já trabalhou em O Velho Logan um arco em que desenvolve mais o personagem Glob Herman, assim o título vai focar nos alunos mais jovens dos X-Men. O nome pode ser tanto uma homenagem a Generation Next, o título da Geração X na Era do Apocalipse, como GeNext, o título (horrível) em que Chris Claremont imaginava o Universo dos X-Men, caso eles tivessem tido filhos.
  • Era do X-Man: O Assombroso Noturno, escrita por Seanan McGuire (Gwen-Aranha) e arte de Juan Frigeri (Homem-Aranha). Tudo leva a crer que o Noturno vai ter um status semelhante ao da Miss Marvel durante a Dinastia M: uma celebridade querida e reverenciada por todos naquela realidade.
  • Era do X-Man: Os EXtremistas, com roteiro de Leah Williams (X-Men Black: Emma Frost) e arte de Georges Jeanty (Buffy, Bishop: The Last X-Man). Parece ser a equipe que vai apresentar resistência à equipe do X-Man. Formada por Psylocke, Blob, Homem de Gelo, Estrela Polar, Jubileu e um personagem criança que lembra o Asa, de Surpreendentes X-Men. Será que teremos um romance entre Bobby Drake e Jean-Paul Beaubier nesta minissérie? Além disso, eles lembram um pouco papel que a equipe de Polaris e Blink faz na série The Gifted.
  • Era do X-Man: Apocalipse e os Retirados: escrita por Tim Seeley (Shatterstar) e com arte de Salva Espin (Deadpool). A revista será focada em Apocalipse, mas quem serão os Retirados? Vale dizer que essa é nossa tradução para X-Tracts, que significa Extraídos. Mas estraídos daonde? Do  espaço-tempo? Da realidade? Da sociedade? Vale lembrar que em Uncanny X-Men, Apocalipse é retirado do fluxo. Na capa podemos ver Apocalipse, Cristal, Evan Sabah Nur (Kid Apocalipse), Ocular, uma moça que lembra Idie Okonkwo (Oya), mas não pelos poderes, e uma mulher loira que pode ser várias pessoas, desde Skids a Irene Merryweather. A revista trará pequenas histórias enfocando alguns mutantes.
  • A Era do X-Men: Prisioneiro X, de Vita Ayala (Batgirl) e arte de Germán Peralta (Cable). Outra reunião de mutantes que parece não ter aceito a realidade do X-Man. Temos Bishop, Fera, Polaris, Gabby Kinney e Trinária com uniformes de prisioneiros. A série parece ser uma reversão de Distrito X, em que Bishop e seus amigos estavam do lado da lei. Agora, estão contra ela.

Além disso, também incluída – só que não – nesse imbróglio pode estar a revista Uncanny X-Men, cujas capas das edições 11 e 12, quando começam os tie-ins já foram reveladas. As revistas serão escritas por Matthew Rosenberg e desenhadas por Salvador Larroca. A capa da edição 11 mostra Ciclope com as cinzas do Instituto Xavier nas mãos, com pesar pelos seus amigos, que aparecem como a fase dos anos 90 do Jim Lee (e a Tempestade com um incongruente moicano). Já a capa da edição 12, mostra Ciclope e Wolverine, lado a lado, e uma legenda dizendo “Os Últimos X-Men”.

ageannual

Somos levados a crer, então, que na nossa realidade 616 somente restaram Wolverine e Ciclope de X-Men, por alguma razão desconhecida. Vale lembrar que Logan está retornando aos poucos à Marvel e que Ciclope retornará em Uncanny X-Men Annual #1. Também somos levados a crer que Ciclope e Wolverine vão mover mundos e fundos para trazer os X-Men “sequestrados” pelo X-Man para outra realidade de volta à realidade 616. Possivelmente descobriremos esses motivos nesta mesma revista.

Vale lembrar que outro personagem de destaque dessa saga é Bishop, afinal, ele é uma das poucas anomalias temporais restantes. Cable se foi, Rachel Summers também. Bishop teve um papel essencial na Era do Apocalipse original e parece ter aqui também. Em Uncanny X-Men #1, ele e outros mutantes estão vigiando anomalias espaço-temporais, como o Fera Negro. Mas as investigações de Bishop acabam levando ele até o Homem-Doce, outro refugo da Era do Apocalipse. O vilão, então, acaba morto, depois de Bishop ter sido nocauteado. Além disso, outros sinais estão no ar nesta edição: o Anjo começa a ser dominado por uma voz e uma velhinha estranha conversa com Jean Grey e parece ser a responsável por ataque de humanos tornados mutantes. A velhinha, então, acaba morrendo, mas, no final da história, passa bem. Marvel.

Outro personagem-chave é o Legião, também envolvido na Era do Apocalipse original. Ele aparece em duas capas e, numa delas, parece estar fundido ao X-Man, por usar a tatuagem dele de xamã das realidades. É possível que essa fusão de personagens acabe resultando na tal Era do X-Man. Também temos as misteriosas aparições dos Cavaleiros da Salvação do X-Man (Anjo, Magneto, Blob e Omega Vermelho) e os Cavaleiros do Apocalipse (Fada, Glob Herman, Pedreira e Armadura), tudo leva a crer que teremos uma batalha épica entre essas duas equipes.

Bem, meus amigos mergulhadores, isso é o que sabemos até agora sobre essa misteriosa Era do X-Man. Eu estou bem empolgado para ler e saber mais detalhes sobre ela, e vocês? Essas são as minhas teorias sobre o que pode acontecer nessa saga, dado o que temos. Alguém tem uma outra teoria? Como sempre, peço que não deixem de comentar. Sempre é legal saber o que vocês pensam sobre meus posts e os quadrinhos que comento aqui. Deixo vocês com abraços submersos vindos de uma realidade alternativa!

Anúncios

8 comentários sobre “O Que Esperar da Nova Saga dos X-Men, “A Era do X-Man”?

  1. Parabéns e obrigado pela matéria, Smee, bem detalhada e com conteúdo, algo cada vez mais raro nos sites especializados em quadrinhos. E, pelo visto, o Ciclope que vai voltar é o da fase do Joss Whedon.

    Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.