QUE TAL… Super-Heróis Escritos Por Woody Allen?

Woody Allen é um diretor de cinema famoso por suas “marcas de estilo” totalmente características de sua obra, o que caracteriza o seu cinema como uma “cinema de autor” ou ainda, de “auteur”. Alguns quadrinhos também podem ser considerados como quadrinhos de autor, porque carregam no traço dos escritores que os produzem, isso sem falar nos desenhistas, cujo traço já dá a cara do quadrinho num primeiro olhar. Assim, fizemos um exercício e tentamos pensar que super-heróis poderiam ser escritos por Woody Allen se compararmos algumas obras cinematográficas deste diretor com alguns super-heróis que ele poderia escrever, ou quem sabe, até mesmo dirigir.

WODanimal

HOMEM-ANIMAL (A ROSA PÚRPURA DO CAIRO)
Grant Morrison já trabalhou a metalinguagem do Homem-Animal ao se apresentar, ele mesmo como criador do personagem. Mas o que aconteceria se o Homem-Animal, nessa mesma onda, saltasse das páginas das histórias em quadrinhos para viver o mundo real, mas ainda com os poderes que ele tem? É o que acontece no filme de Woody Allen em A Rosa Púrpura do Cairo, em que a protagonista de descola da tela do cinema e se apaixona por um homem real. Nada muito diferente do que o reverso da situação quando Morrison colocou o Coiote a interagir com o Homem-Animal na célebre história O Evangelho do Coiote.


WODchameleon

CAMALEÃO (ZELIG)

Dmitri Smerdyakov, o grande inimigo do Homem-Aranha conhecido como Camaleão é o mestre dos disfarces. Ele pode assumir qualquer identidade que desejar, mimetizando suas feições e também seu modo de se portar. Woody Allen trabalhou com um personagem parecido quando escreveu e dirigiu o seu filme Zelig, em que um homem pode mimetizar toda e qualquer personalidade que desejar. Assim, o homem acaba sendo estudado por uma médica que acaba se apaixonando por seu objeto de estudo e suas propriedades únicas. Sabemos que o Camaleão possui uma obsessão patológica por Kraven, o Caçador, seu primo. O que aconteceria se um psicanalista fosse estudar essas dissociações identitárias de Dmitri em face suas obsessões por Kraven?


WODhawkeye

GAVIÕES ARQUEIROS (O SONHO DE CASSANDRA)

No filme de Woody Allen O Sonho de Cassandra temos dois irmãos que praticam estilos de vida diferentes, mas são bem unidos. No momento em que um deles fica com uma dívida enorme, os dois irmão aplicam um golpe em um estelionatário, mas as coisas não saem exatamente como eles previam, como numa previsão infortuna de uma Cassandra em quem ninguém acredita. Esse plot e essa relação entre irmãos poderia ser decalcada na dos irmão Clint e Barney Barton, respectivamente o Gavião Arqueiro e o Tiro Certeiro, com a participação de Kate Bishop como a nossa “Cassandra” em que ninguém acredita. Clint, acreditando que faria um bem para o irmão, vai atrás de planejar o golpe e recuperar a grana, mas alguém sai muito machucado no processo.

Leia o nosso QUE TAL… Super-Heróis Escritos Por Quentin Tarantino?


WODconstanta

CONSTANTINE (TUDO PODE DAR CERTO)
Uma versão do mago inglês mau-humorado, nada confiável, bêbado e fumante inveterado, John Constantine, o Hellblazer, poderia ser trabalhada da mesma forma que Woody Allen e Larry David trabalharam o protagonista de Tudo Pode dar Certo: um velho enxadrista, reclamão, de mal com a vida e hipocondríaco. Mas, o surgimento de uma garota, aparecendo do nada em sua vida, pedindo asilo em sua casa e vivendo com ele pode mudar sua perspectiva da vida. Algo semelhante foi tentado por Peter Milligan em Constantine com a introdução da personagem Epiphany, com quem o personagem acabou se casando, da mesma forma que o protagonista de Tudo Pode dar Certo faz com a sua “bela estranha” que passa a viver com ele.


WODsentry

CAVALEIRO DA LUA/SENTINELA (DESCONSTRUINDO HARRY)

Dois personagens “desconstruídos” da Marvel são o Cavaleiro da Lua e o Sentinela da Marvel Comics. Ambos lidam com dissociação da personalidade e com alguns atributos mais psicológicos dos super-heróis como a linha tênue entre transtornos mentais e personalidade. Esse é um tema constante na obra de Woody Allen, que trabalhou loucura, criação mental e ficção em Desconstruindo Harry, mas também em outras obras como Noivo neurótico, noiva nervosa; Zelig, Vicky Cristina Barcelona, entre outros.

Algumas das imagens aqui usadas para ilustrar os filmes de Woody Allen foram retiradas do site Weekly Woody, clique aqui para acessar esse belo trabalho de design.


Levando em conta todas essas comparações, estou chegando à conclusão de que o roteirista da Marvel e da DC Comics que mais se aproxima dos temas e dos roteiros de Woody Allen é Jeff Lemire. Isso porque Lemire escreveu quatro dos seis personagens sugeridos aqui: Homem-Animal, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua e Sentinela. Ele também não ficaria mal escrevendo os outros dois, Camaleão e John Constantine. E você, caro mergulhador? O que achou das nossas comparações e sugestões? Tem alguma a fazer? Não deixe de comentar! Abraços submersos!

Anúncios

2 comentários sobre “QUE TAL… Super-Heróis Escritos Por Woody Allen?

    1. Sim. Ele mesmo. Precisamos separar o autor da obra. Assim como existem muitos autores de quadrinhos que também estão envolvidos com tráfico de drogas, abusos sexuais e outros crimes. Inclusive tem um bem famos que não faz um quadrinho sem cena de estupro. E todo mundo curte um monte. ¯\_(ツ)_/¯ Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.