“Super-Gêmeos: Ativar!”: A Volta dos Gêmeos Mais Famosos da Cultura Pop

Os Super-Gêmeos, integrantes da Liga da Justiça, no desenho Superamigos, são muito famosos na televisão. Mas eles nunca tiveram uma versão nos quadrinhos que se tornou cânone, ou seja, oficial. Isso muda este mês, quando a DC Comics lança o gibi Wonder Twins, dentro da linha Wonder Comics, capitaneada pelo roteirista Brian Michael Bendis. A intenção do escritor é dar um lugar para os gêmeos no universo de quadrinhos da editora, tornando-os estagiários da Liga da Justiça. Lemos a primeira edição do título e vamos falar um pouco mais sobre os Super-Gêmeos e suas tentativas de chegarem aos quadrinhos da DC Comics.

Os Super-Gêmeos demoraram muito para entrar no Universo DC porque eles são criações que são propriedade da empresa Hanna-Barbera. Há poucos anos os laços entre a Hanna-Barbera e a DC Comics se estreitaram, ainda sob o guarda-chuva da Time/Warner, e os Super-Gêmeos puderam, então, aparecer no universo dos heróis com características semelhantes às do desenho dos Superamigos.

TWIsuperfrienda

Norman Maurer criou Zan e Jayna para o desenho Os Novíssimos Superamigos, de 1977. Eles vinham para substituir os personagens “humanos” Wendy e Marvin. Os nomes Zan e Jayna são inspirados nos personagens Tarzan e Jane, de Edgar Rice Burroughs. De acordo com Darrel McNeil, eles deveriam se chamar Dick e Jane e seu macaco Gleek, deveria se chamar O Poderoso Macaco. Segundo ele, originalmente Zan deveria ter poderes elásticos e Janya poderia se transformar em tudo, não apenas em criaturas. O visual dos personagens foi baseado em Spock, de Jornada nas Estrelas e suas personalidades nos gêmeos Donny e Marie Osmond, que tinham um show de sucesso na ABC naquela época. Com o passar das temporadas de Superamigos, os Super-Gêmeos foram paulatinamente substituídos por outros heróis adolescentes como o Nuclear e o Ciborgue.

TWIwonder

Os Super-Gêmeos do desenhos vinham do planeta de Exor, mas faziam parte de uma raça em extinção daquele planeta que podia mudar de forma. Adotados por exorianos, foram posteriormente capturados para se tornarem atrações em um Circo Espacial. Lá, eles acabam criando o macaco Gleek como um animal de estimação. O macaco pode alterar a densidade de seu corpo, ficando intangível quando tem vontade. Depois de ajudarem a evitar um ataque à Terra, eles passam a trabalhar com a Liga da Justiça e sob a tutela do Professor Carter Nichols e passam a usar as alcunhas terrestres de Johann e Johanna Fleming, se passando por estudantes de intercâmbio de Esko, na Suécia, usando cabelos loiros. A maior parte do background dos Super-Gêmeos foi construída na adaptação do desenho para as histórias em quadrinhos. Em oposição, no desenho, poucos detalhe sobre os heróis alienígenas é fornecido.

TWIkiss

Entre seus poderes, depois de gritarem “Super-Gêmeos: Ativar! Forma de…”, Jayna pode assumir a forma de uma criatura, não importa que criatura e Zan pode se tranformar em todo tipo de água, não importa qual água. Os predecessores dos Super Gêmeos são os parceiros do Space Ghost, Jane, Jace e seu macaco Bling (repararam na semelhança entre os nomes?). O desenho do herói espacial é de 1966, enquanto o dos justiceiros estreou em 1973, na sua primeira versão.

Em 1995, uma versão “radical” dos gêmeos foi apresentada na revista Extreme Justice #7, uma versão “grim’n’gritty” da Liga da Justiça. Estes heróis também vinham de Exor, um planeta pacífico, mas que precisava de armas para se defender dos ataques dos demais. para negociar armas para seu planeta, Zan e Jayna acabaram se tornado escravos de comerciantes bélicos. Na história, escrita por Ivan Velez e Al Rio, os gêmeos e seus poderes são muito mais “extremos”, assim, eles tiram seus poderes dos Dez Elementos do Universo. Assim, existem mais oito criaturas como eles na existência e que são conectadas entre si. Depois de algumas edições de Extreme Justice, os Super-Gêmeos chegam à Terra e entram em conflito com a Justiça Extrema que, no final das contas, os ajudam a libertar os seus companheiros dos Elementos do Universo.

Os Super-Gêmeos surgidos aí demoraram bastante para reaparecer nos quadrinhos. Fizeram aparições na revista do Capitão Átomo e na saga A Noite Final. Somente em 2002 é que eles foram dar as caras em Young Justice (justiça Jovem), escrita por Peter David e desenhada por Todd Nauck, para ajudar a Imperatriz a se vingar dos assassinos de seus pais. Em 2003, fizeram uma breve aparição no crossover Vingadores/Liga da Justiça, escrito por Kurt Busiek e desenhado por George Pérez. Eles aparecem como garçons/cosplayers em O Reino do Amanhã e, durante a Crise Infinita, são alguns dos Titãs massacrados pelo Superboy Primordial.

TWIyong

Existem também versões dos Super-Gêmeos nos universos de quadrinhos e da série de TV Smallville e de Liga da Justiça 3000. Apesar de versões dos Super-Gêmeos aparecem em desenhos como Liga da Justiça Sem Limites e Teen Titans Go!, eles só foram ganhar um desenho animado novo em 2005. Se tratava de uma série de cinco curta-metragens exibidos pelo Cartoon Network na sessão Adult Swim. Esta animação era mais uma paródia da dupla do que um desenho “da” dupla e continha uma boa dose de humor negro.

TWIadultswim

Talvez a história mais bizarra envolvendo os Super Gêmeos foi em uma brincadeira de “dia dos bobos” envolvendo a revista Wizard. Foi anunciado que Alex Ross, ao lado de Paul Dini, produziriam um álbum dedicado aos Super Gêmeos (sabendo-se do apego do artista à série de TV). Se chamaria “Super Gêmeos: Forma de Água”, dando continuidade à série de “Superman: Paz na Terra”, “Batman: Guerra ao Crime” e “Mulher-Maravilha: Espírito da Verdade”, e outros. No álbum fictício os gêmeos cruzariam a terra para evitar a seca logo depois de seu macaco ter contraído raiva.

Na primeira edição da primeira revista própria dos Super-Gêmeos, encabeçada por Bendis, mas escrita por Mark Russell (de Os Flintstones) e desenhada por Stephen Byrne (Liga da Justiça da América), começamos vendo os gêmeos em mais um dia na escola. Jayna e Zan provocam estramento nos seus colegas tanto por seu jeito de ser como pelas experiências no seu planeta natal, Exor. Russell não deixa escapar de fazer uma piadinha com o menino que vem da Suécia para fazer um intercâmbio. Cortamos para uma cena de Superman, Batman e Mulher-Maravilha discutindo sobre os gêmeos. Superman diz que eles estão na Terra como um favor ao pai deles, que jura que se eles ficassem em Exor depois do que fizeram (mistério!) suas vidas seriam arruinadas!

TWIcomics

Claro, a série tem um tom de humor próprio de Russell. O trabalho dos gêmeos será ficar no monitor da Liga da Justiça para poder enviar o super-herói certo para um determinado acontecimento que necessita sua ajuda. Assim, muitos super-heróis não irão perder seu tempo quando apenas um deles poderia resolver o caso. Além disso, poderão selecionar o integrante da Liga que mais se ajusta àquele trabalho. Naquele dia, tempestades dimensionais estão acontecendo no planeta Terra porque o Sr. Mxyzptlk está ressurgindo. A Liga, então, vai confrontar o duende da quinta dimensão.

Um pouco antes, no seu dia na escola, Zan conta que a partir da adolescência os exoranos passam a responder ao chamado do Arrebatamento (Thunderstruck, que também é uma música do AC/DC). Durante este tipo de tempestade dimensional, os exoranos fazem amor com todo o tipo de criatura, mudando suas formas e gêneros aleatoriamente, durante seu ato de procriação. Porém, Zan ainda não viveu seu primeiro arrebatamento. Calha de ele estar na Educação Física durante uma tempestade dimensional provocada pelo Sr. Mxyzptlk. Quando seu treinador vai ajudá-lo, ele é tomado por um desejo enorme e precisa copular com a primeira criatura que vê na frente. Assim, os planos de Zan de ser popular na escola com um apelido maneiro caem por terra e ele passa a ser chamado de Thunderstruck para onde quer que vá.

TWInsone

A história acaba com os gêmeos em mais um plantão na Liga, quando surge o Sr. Mxyzptlk. Jayna pergunta quem ele é. Ele diz seu nome e faz suas ameaças. Jauna então, pede para o supercomputador da Liga da Justiça, que grava tudo que acontece lá, reproduzir a sua resposta de trás pra diante. Assim, o inimigo dos heróis desaparece para a quinta dimensão, pois quando seu nome é falado ao contrário, ele precisa desaparecer. Ao que indica, as histórias dos Super-Gêmeos vai lidar com tempestades dimensionais, arrebatamento, humor, puberdade e muito mistério. Pois não sabemos o que aconteceu com os dois em Exor e o macaquinho Gleek também não deu as caras, embora apareça na capa da primeira edição. O que será que vem por aí? Só acompanhando para saber. Super-Gêmeos, desativar!

 

Anúncios

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.