Saudades: Os Novíssimos Vingadores

Depois das sagas Eixo e Pecado Original, uma nova trindade dos Heróis Mais Poderosos da Terra, os Vingadores, passa a figurar no Universo Marvel. Eles são o Capitão América Sam Wilson, a Poderosa Thor Jane Foster e o Homem de Ferro Superior, o Tony Stark, mas com valores e intenções muito diferentes das heroicas. O que esses super-heróis têm em comum além disso? Todos eles estrelaram suas histórias nessa nova fase na mesma revista, que ficou chamada de Os Novíssimos Vingadores para dar destaque às novas personas que encarnavam os três dos maiores heróis do Universo Marvel. E é sobre ela que nós vamos falar neste post.

Dados Gerais: Os Novíssimos Vingadores (Panini Comics)

Duração: 9 números (de janeiro de 2016 a julho de 2016, tendo recebido duas edições em março e junho)

NVVall

O Contexto:

Os Vingadores estão em voga! Estão em alta! Estão por tudo! Depois de conseguir uma reenergizada nos quadrinhos, primeiro com sua versão Ultimate, por Mark Millar e ainda depois com sua versão Novos Vingadores, os Mais Poderosos Heróis da Terra conseguiram conquistar as telonas dos cinemas. No Brasil, eles já tinham dois títulos próprios: Os Poderosos Vingadores e Avante, Vingadores!. Com a iniciativa da Marvel NOW!, ou Nova Marvel, como ficou conhecida no Brasil, eles mantiveram esses dois títulos e ainda ganharam mais um, dessa vez com 148 páginas e lombada quadrada, chamado Vingadores; Os Heróis Mais Poderosos da Terra, em que além das histórias de Capitão América, Thor e Homem de Ferro, o leitor pôde conferir as aventuras de Hulk, Loki e dos Vingadores Secretos, bem como dos Fabulosos Vingadores no final de sua série. Mas a demanda dos títulos americanos era grande e, para poder fazer fluir todos esses títulos no mesmo ritmo, a Panini precisou desembocar Capitão América, Thor e Homem de Ferro para um novo título, estrelando suas novas séries e suas novas personas.

O Mix:

NOVÍSSIMO CAPITÃO AMÉRICA: O MEDO QUE ELE INSPIRA
Antes de ganhar a sua série própria como o novo Capitão América, Sam Wilson estrelou esta minissérie, que saiu primeiro em digital. Com roteiros de Rick Remender e desenhos de Szymon Kudranski, nesta história em quatro partes, Sam precisa enfrentar o Espantalho com a ajuda do novo Nômade, o filho do Capitão América original, Ian Rogers. De longe era a série mais desnecessária deste mix.

NVVironmansuperior

HOMEM DE FERRO SUPERIOR

Escrito pela estrela em ascensão Tom Taylor, que ficou notório por seu trabalho na adaptação em quadrinhos do jogo Injustiça: Deuses Entre Nós, em Homem De Ferro Superior, temos um Tony Stark com a índole invertida pelos eventos da saga Eixo. Aqui, Tony cria uma nova armadura, uma mistura do vírus Extremis com o simbionte alienígena do Venom, e passa a oferecer um aplicativo para as pessoas de São Francisco que pode transformar seus corpos da maneira que sonharam. Mas todo esse dom que o Homem de Ferro Superior oferece tem um preço e isso coloca Tony Stark em rota de colisão com outro super-herói que andava por São Francisco na época: o Demolidor.

NVV004THOR

Quem é essa nova Thor? É a premissa dessa nova série que coloca uma mulher com os trajes e martelo do Deus do Trovão. Depois dos eventos da saga Pecado Original, que provou que o filho de Odin era indigno de levantar seu Mjolnir, o martelo fica abandonado na Lua. Mas uma mulher se provou digna de tal ato e tal papel e agora passa a enfrentar os vilões de Midgard. Enquanto isso, o antigo Thor, agora chamado de Odinson, começa a investigar a identidade secreta desta nova heroína. Série escrita por Jason Aaron e desenhada por Russell Dauterman.

 

NOVÍSSIMO CAPITÃO AMÉRICA

Depois da publicação da minissérie, então, sim, estreia a série regular do Novíssimo Capitão América, Sam Wilson. Nesta série, Sam e Ian Rogers, o Novíssimo Nômade, embarcam numa aventura ao redor do mundo para desbaratar os planos da organização fascista da Hidra, capitaneados pela filha do Caveira Vermelha, Pecado e seu braço-direito Ossos Cruzados. Esta série também era escrita por Rick Remender e era desenhada por Stuart Immonen em um dos seus últimos trabalhos para a Casa das Ideias.
AllNewAllDifferentMarvelTeaser1-Marquez-ecd66

O que aconteceu com as séries que a compunham?

Sam Wilson logo iria receber uma nova série chamada Captain America: Sam Wilson que seria uma série irmã de Captain America: Steve Rogers, e as duas saíram juntas, uma vez que os dos alter-egos do Capitão América estariam em ação. As duas séries escritas por Nick Spencer iriam desembocar no polêmico evento Império Secreto, que revelaria que o Capitão América era um agente escondido da Hidra.

Tony Stark também receberia uma nova série, dessa vez escrita por Brian Michael Bendis e que envolveria o ferroso em outra grande saga, Guerra Civil 2, onde ele acabava sendo colocado em coma por Carol Danvers, a Capitã Marvel, que discordava de suas ideias. A série se dividiria em duas: Invencível Homem de Ferro, estrelando a herdeira espiritual de Tony Stark, Riri Williams e O Infame Homem de Ferro, quando o Doutor Destino passa a usar o nome do herói.

Já Thor, iria ganhar uma nova séria, agora chamada Poderosa Thor, pela mesma equipe criativa que, depois de revelada a identidade secreta da heroína, como Jane Foster, a enfermeira e ex-amante de Thor, passa a explorar essa dualidade. Enquanto Jane é Thor, ela se sente poderosa, retumbante, glorificada. Mas quando reverte para Jane, se sente indefesa devido às sessões de quimioterapia que precisa fazer para remissão de um câncer que a acomete. No fim da fase, Jane, como Thor, acaba sucumbindo ao câncer para salvar o mundo mais uma vez.

NVVcapa


Ao final, contudo, vale dizer que Novíssimos Vingadores (All-New All-Different Avengers), foi uma série que veio cronologicamente depois da revista da Panini. Ela consistia de uma equipe de heróis formada pelos três aqui citados, mais o Visão e os heróis juvenis Miss Marvel (Kamala Khan), Homem-Aranha (Miles Morales) e Nova (Sam Alexander). Por isso, a série Novíssimos Vingadores que saiu no Brasil não tem nada a ver com a série All-New All-Different Avengers, ou Novíssimos Vingadores, que saiu na gringa, a não ser, claro, por possuir  um elenco parecido.


Leia mais Saudades:

Shazam!

DC Millennium

Coleção Pocket Panini

Revistas Premium: O Que Tinham de Bom?

Especial do Mês

Marvel ’99

Melhores do Mundo (Panini)

Os Caçadores

CD- ROM Universo dos Super-Heróis

Vertigo (Opera Graphica)

Anúncios

2 comentários sobre “Saudades: Os Novíssimos Vingadores

    1. Well, cadum, cadum. Eu sinto, porque cresci com elas e acho uma ótima oportunidade de conhecer novas histórias e personagens além de dar possibilidade para que histórias que sozinhas não fossem vendidas, saiam por aqui. Abraços! =)

      Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.