Conheça 20 Super-Heróis da Década de 1930

Você deve saber que os super-heróis começaram na década de 1930, mais precisamente, com o Doutor Oculto, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1935. Contudo, antes que a onda dos heróis arrebatasse as editoras em cheio nos anos 1940, alguns poucos personagens foram criados ainda nos anos 1930. Muitos deles se assemelhavam com a noção que temos de super-heróis hoje em dia, embora não necessariamente sejam considerados assim por muitos. Neste post iremos falar rapidamente sobre vinte desses personagens criados ainda na primeira década do fenômeno dos super-heróis. Sigam-me os bons!

1930occultDOUTOR OCULTO (MORE FUN COMICS #6 – JUNHO DE 1935)

O Doutor Oculto foi um personagem místico criado pelos mesmos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster. Ele é considerado o primeiro super-herói por pertencer ao panteão de copyrights da DC Comics e fazer parte de seu universo. Mas não foi o primeiro personagem poderoso que surgiu nos quadrinhos. Esse mérito é de Mandrake, criando um ano antes, porém nas tiras de jornais. O Doutor Oculto permanece até hoje rondando o universo místico da DC Comics, cuja última aparição de destaque foi na minissérie Os Livros da Magia, de Neil Gaiman, onde ele assumia também um aspecto feminino.

NUP_180852_0120.JPG

MANDRAKE, O MÁGICO (TIRAS DO MANDRAKE – JUNHO DE 1934)

Mandrake foi um personagem criado por Lee Falk que era o mestre das artes da magia. Ele era auxiliado por um negro forte que vestia uma roupa de leopardo, chamado Lothar. Mandrake foi muito popular no mundo e principalmente no Brasil durante quase todo o século 20, ganhando inúmeras versões em diversas mídias. Lee Falk também criou o Fantasma, que ao lado de Mandrake e de Flash Gordon ficaram eternizados para uma geração ao estrelarem o desenho animado Defensores da Terra.

1930clock

O RELÓGIO (FUNNY PAGES #6 – NOVEMBRO DE 1936)

O Relógio foi o primeiro super-herói mascarado a aparecer nas páginas de uma história em quadrinhos. Criado por George Brenner, O Relógio era Brian O’Brien, um membro da alta-sociedade que tinha habilidades hipnóticas e se utilizava de diversas traquitanas para combater o crime. Embora seja um personagem pioneiro no campo dos super-heróis, ele permanece extremamente desconhecido. Isso talvez porque tenha passado por diversas editoras desde sua criação, entre elas a Comic Magazine Company, a Ultem Publications, a Quality Comics e, por fim, a DC Comics.  

1930phantom

O FANTASMA (TIRAS DO FANTASMA – FEVEREIRO DE 1936)

O “espírito que anda” foi outra criação de Lee Falk, O Fantasma, como muitos outros heróis da época tinha uma origem aristocrática. Ele era descendente de um lorde que ficou comprometido de defender a África profunda, onde moram os pigmeus. Ao som de tambores, os pigmeus chamavam o Fantasma para defendê-los. O herói desferia nos malfeitores um soco com seu anel, deixando no rosto deles “a marca do Fantasma”. As gerações mais recentes conhecem o Fantasma por causa do filme dos anos 90 com Billy Zane. Muito popular no Brasil, o Fantasma teve seu esquema de cores mudado de roxo para vermelho quando foi trazido para cá.

1930sheena

SHEENA, A RAINHA DAS SELVAS (WAGS #1 – 1937)

Sheena foi a primeira mulher a ser protagonista do seu próprio quadrinho. Foi criada por Will Eisner e Jerry Iger para a Editors Press Service, na onda dos Jungle Comics, dos quais faziam parte Tarzan, Fantasma e Jim das Selvas. A inspiração para a personagem foi o romance “Ela”, de H. Rider Haggard, mas sua origem é muito parecida com a de Tarzan. Ela era uma órfã que foi criada por macacos. A única diferença é que ela bebeu uma poção mágica quando criança que lhe conferiu habilidades extraordinárias. A música “Sheena is a Punk Rocker”, da banda punk Ramones foi inspirada nessa personagem das histórias em quadrinhos.

 

1930actioncomicsSUPERMAN (ACTION COMICS #1 – JUNHO DE 1938)

Não precisamos apresentar o Superman, claro. Mas ele foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster para o primeiro número de Action Comics, ao qual, os direitos de publicação foram pagos por uma ninharia, se levarmos em conta a popularidade do herói hoje em dia. O Superman foi uma das primeira criações da dupla, ainda quando publicaram o fanzine Science Fiction na escola. Contudo, naquela época, o Super-Man se parecia muito mais com Lex Luthor do que com Clark Kent. Hoje em dia, pensar no Superman é pensar na própria definição do que faz um super-herói.

1930zatara

ZATARA, O MÁGICO (ACTION COMICS #1 – JUNHO DE 1938)

Criado por Fred Guardineer, Zatara surgiu na mesma edição de estreia do Superman. Ele era Giovanni “John” Zatara, o maior mágico de seu tempo e que, com certeza foi calcado em Mandrake. Sua grande contribuição para os quadrinhos atuais é seu pai da feiticeira Zatanna integrante da Liga da Justiça. Zatanna é filha de Zatara com Sindella, uma homo magi, ou seja, uma pessoa que tem a magia correndo por seu DNA. Por isso o acesso de Zatanna à magia pura é muito mais fácil do que para um humano comum. Zatara morreu em uma edição do Monstro do Pântano para salvar sua filha e os demais da entidade chamada “Besta do Grande Mal”.

1930thearrow

O ARQUEIRO (FUNNY PAGES #21 – SETEMBRO DE 1938)

O Arqueiro, ou The Arrow, a Flecha, foi criado por Paul Gustavson para a editora Centaur Publishing. Seu alter-ego era Raph Payne e é mais comumente lembrado como o protótipo do herói arqueiro que gerou tantos outros como o Arqueiro Dourado, o Arqueiro Verde e o Gavião Arqueiro. Nas edições da Era de Ouro ele é referido tanto como The Arrow como The Apron (algo como O Avental), em razão de seu uniforme que cobria sua cabeça com um capuz. Este herói também acabou esquecido, embora tivesse sido usado por diversas editoras ao longo dos anos como a Malibu Comics, a Dynamite Comics, a AC Comics e a RZG Comics.

 

1930crimsonVINGADOR ESCARLATE (CRIMSON AVENGER – DETECTIVE COMICS #20 – OUTUBRO DE 1938)

O Vingador Escarlate original fez sua primeira aparição na vigésima edição de Detective Comics, portanto sete números antes do Batman. Ele era Lee Walter Travis, um ex-soldado que tinha roupas parecidas com o Vingador Fantasma e tinha um chofer asiático como o Besouro Verde. Suas armas eram pistolas convencionais e outras que liberam uma luz vermelha envolta de fumaça. Nos anos 2000 surgiu uma nova Vingadora Escarlate, uma afro-americana chamada Jill Carlyle, que possui poderes de intangibilidade e de teleporte. Ela passou a integrar a Sociedade da Justiça por um breve período.

Namor perdido num mar de cerveja!

NAMOR, O PRÍNCIPE SUBMARINO (MOTION PICTURE COMICS #1 – ABRIL DE 1939)

Namor foi criado três anos antes do Aquaman para editora Timely Comics, que um dia viria a se tornar a Marvel Comics. Ele surgiu em uma edição ashcan (descartável), que tinha como intuito ser distribuída na saída dos cinemas. Por isso o nome Motion Picture Comics. Namor é o príncipe do reino submerso de Atlântida e muitas vezes entra em choque com os moradores da superfície para defender os interesses de seu reino nas profundezas do Oceano Atlântico. Ele foi reintroduzido no Universo Marvel tradicional na quarta edição de Quarteto Fantástico, onde o Tocha Humana o encontra mendigando nas ruas.

Veja aqui alguns personagens da Era de Ouro da Marvel que foram adaptados para os dias de hoje.

1930detective

BATMAN (DETECTIVE COMICS #27 – MAIO DE 1939)

Batman, o Homem-Morcego, é outro personagem que dispensa apresentações. Hoje, ele é, sem dúvida o super-herói mais popular do mundo, embora não tenha nenhum poder fantástico. Ele é apenas um ser humano muito inteligente, habilidoso e bem preparado. Foi criado por Bob Kane e Bill Finger, embora seja um caso exemplar do quanto um criador ficou à sombra de outro por muitas décadas. Somente nesta década Finger passou a ser creditado como criador do Batman, isso porque Kane pagava ghostwriters e ghostdrawers para fazer todo o trabalho de criação no lugar dele. Infelizmente essa era uma prática bastante recorrente nos quadrinhos daquela época.

1930wonderman

WONDERMAN (WONDER COMICS #1 – MAIO DE 1939)

Não confundir com o herói Wonder Man, que no Brasil é conhecido como Magnum. Na esteira do sucesso do Superman, vieram muitos imitadores. Um deles foi o herói Wonderman, criado por Will Eisner a pedido de Victor Fox, da Fox Publications. Contudo, Fox foi processado pela DC Comics, na época National Periodical, no primeiro caso de plágio de super-heróis. A identidade secreta do Wonderman era Fred Carson, um explorador que encontrou um anel no Tibete que lhe conferia poderes que podiam lhe ajudar a debelar qualquer mal que quisesse. Esse poderes, contudo, eram exatamente iguais aos do Superman.

1930flame

O FLAMA (WONDERWORLD #3 – JUNHO DE 1939)

Will Eisner também foi responsável por esse personagem, que criou ao lado do desenhista Lou Fine, para a Fox Feature Syndicate, a mesma empresa que criou o Wonderman, agora com novo número. Wonderworld #3 era uma renumeração de Wonder Comics, que já havia saído nos números 1 e 2. A identidade secreta do Flama é Gary Preston, um órfão criado por lamas num monastério do Tibete. Lá ele aprendeu a habilidade de controlar o fogo e a temperatura, bem como a possibilidade de se transportar de lugar a lugar usando a força da flama. Ele tinha uma ajudante chamada Garota-Flama (Flame-Girl). O personagem acabou usado no Project Superpowers da Dynamite Comics de 2010, quando caiu em domínio público.

1930sandaman

SANDMAN (WORLD’S FAIR COMICS #1 – JULHO DE 1939)

O Sandman da Era de Ouro era Wesley Dodds, um aventureiro que saía à noite para praticar o vigilantismo. Ele possuía uma arma de gás para atordoar seus inimigos e botá-los para dormir. Daí o nome Sandman, ou Homem de Areia, que é um personagem da mitologia dinamarquesa, popularizado pelo escritor Hans Christian Andersen, que joga areia nos olhos das crianças para que elas durmam. O personagem de Dodds também usava uma máscara de gás que caracterizava sua vestimenta. Nos anos 80, o Sandman foi reinventado por Neil Gaiman, que fez com que ele se tornasse a encarnação do conceito humano de Sonho. Contudo, Dodds não deixou de existir, e os dois até chegaram a se encontrar em uma história em quadrinhos.  

1930beetleblue

BESOURO AZUL (MYSTERY MEN #1 – AGOSTO DE 1939)

O Besouro Azul também foi criado para a Fox Comics por Charles Nicolas Wojtkowski. O Besouro Azul original era Dan Garrett que inicialmente ganhava seus poderes de uma vitamina especial e que, mais tarde essa origem foi mudada ligando-o a um escaravelho sagrado. Garrett era um policial novato que tinha um uniforme à prova de balas, baseado nas cotas de malhas dos cavaleiros da Idade Média e ganha super-força e resistência através da “Vitamina 2X”. Foi um personagem muito popular na sua época, tendo ganhado também tirinhas de jornal e um programa de rádio. Deu origem a dois outros super-heróis com o mesmo codinome: Ted Kord, criado por Steve Ditko na Charlton Comics e Jaime Reyes, criado por Keith Giffens, da DC Comics.

1930amazing

AMAZING MAN (AMAZING MAN #5 – SETEMBRO DE 1939)

O Amazing Man também era outro personagem da Centaur Publishing e também tem sua origem ligada a monges no Tibete. Ele era John Aman criado pelos monges do Conselho dos Sete, em que cada um deles o ensinou uma habilidade física ou mental. Também lhe foi dada uma poção que fazia com que ele gerasse uma névoa verde, dando a ele também esse epíteto. Uma versão de John Aman foi usado na fase de Matt Fraction e David Aja na sua elogiada série do Punho de Ferro dos anos 2010. Nela, ele ficou conhecido como o personagem O Príncipe dos Órfãos.

1930marvelcomics

TOCHA HUMANA (MARVEL COMICS #1 – OUTUBRO DE 1939)

O Tocha Humana original nada tem a ver com Johnny Storm do Quarteto Fantástico. Ele era um andróide criado pelo Professor Phineas Horton que, ao tomar contato com o oxigênio no ar, podia se inflamar. Quando em sua identidade “humana”, ele usava a alcunha de Jim Hammond. Criado por Carl Burgos, ele surgiu na revista da Timely Comics que, mais tarde iria batizar o novo nome da editora: Marvel Comics. Nesta revista também surgiram outros super-heróis da Timely, que hoje permanecem relativamente esquecidos. O Tocha Humana original tinha um ajudante chamado Centelha, mas diferente do andróide, o Centelha era um mutante e obtinha seus poderes através da genética. Mais tarde foi revelado que o Centelha era, na verdade, um inumano.

Você pode ver outra lista de heróis da Marvel inspirados em outros heróis da Marvel da Era de Ouro.

1930angel

O ANJO (MARVEL COMICS #1 – OUTUBRO DE 1939)

Outro personagem que estreou na revista Marvel Comics, o Anjo Original da Casa das Ideias era Thomas Holloway, um vigilante semelhante aos heróis dos pulps, publicações muito populares naquela época. Thomas era um ex-cirurgião que começou a combater o crime de mãos nuas e sem disfarce, mas acaba ganhando a Capa de Mercúrio que lhe confere a habilidade de voar, apesar de usar essa possibilidade em poucas ocasiões. O personagem continuou na ativa até sua morte nos anos 1990. Suas últimas aparições foram nas minisséries Projeto Marvels, por Ed Brubaker e Steve Epting e nas duas minisséries X-Men Noir, por David Hine e Dennis Calero.

1930shockgibson

SHOCK GIBSON (SPEED COMICS #1 – OUTUBRO DE 1939)

Shock Gibson era um herói da Brookwood Publications (que depois foi absorvida pela Harvey Comics) , criado por Maurice Scott e um escritor que permanece desconhecido. Na sua primeira história “O Dínamo Humano”, o cientista Robert Charles Gibson descobre uma fórmula que permite às pessoas armazenar, gerar e controlar a eletricidade. A fórmula também aumentava a força do indivíduo e o fazia voar e disparar raios de energia. Shock Gibson foi um dos diversos heróis da Era de Ouro a “lutar” na Segunda Guerra Mundial. Em 2007, como estava em domínio público, o personagem foi usado no The Next Issue Project, da Image Comics.

1930doll

PEQUENO POLEGAR (FEATURE COMICS #27 – DEZEMBRO DE 1939)

O Pequeno Polegar, também conhecido como Homem-Boneco foi o primeiro super-herói que encolhe a surgir no mundo, muito provavelmente inspirado nas aventuras de Gulliver, de Jonathan Swift. Ele acabou abrindo portas para heróis como o Átomo e o Homem-Formiga. Muitos devem conhecer o personagem de sua participação na equipe dos Combatentes da Liberdade. Também foi criado por Will Eisner e pertencia à Quality Comics. Ele era o químico Darrell Dane que inventa uma fórmula que pode fazê-lo encolher até seis polegadas. Outros homens além de Dane foram chamados de Homem-Boneco, como Lester Colt e Dane Maxwell.

Agradeço ao amigo Tiago da Rocha que forneceu a imagem que abre este post e suscitou essa pesquisa.

Anúncios

11 comentários sobre “Conheça 20 Super-Heróis da Década de 1930

      1. Olá Guilherme, gostei muito de seu texto, mas fiquei com uma dúvida: porque o Flama e Shock Gibson caíram em domínio público e os outros não? Ah, Kazar não poderia estar nesta lista também?
        Até mais.

        Curtir

      2. Oi Rodrigo!
        Eu não entendo muito bem de leis de copyright, mas imagino que seja o seguinte: todos os demais heróis, de alguma forma ficaram de posse de alguma editora e foram usados ao longo dos anos, renovando seu contrato de copyright.

        Esses outros foram deixados para escanteio, e acabaram sem renovação, de alguma forma, e por isso perderam seus direitos autorais. Mas essa é minha suposição.

        O Mickey, por exemplo, sempre que chega perto de um milestone da sua criação, a Disney dá um jeito de mexer na lei dos copyrights. É um assunto complicado e delicado que demandaria mais pesquisa.

        Mas o meu pitaco sobre a questão está dado. Valeu pela pergunta e comentário! Abraços! =)

        Curtir

      3. E sim, o Ka-Zar poderia estar nessa lista, a não ser pelo fato de que ele surgiu primeiro nos pulps. Aí não sei qual foi o critério da pessoa que estruturou a imagem que abre o post! =) Abraços!

        Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.