30 Personagens dos Comics Baseados em Palhaços (e Que Não São o Coringa e a Arlequina)

Os palhaços sempre estiveram presentes na cultura popular, misto de humor com terror, também são estrelas de inúmeros filmes perturbadores e de horror. Alguma pessoas desenvolvem uma fobia por palhaços que se chama coulrofobia. Eles se popularizaram com as apresentações da Comédia Dell’Arte na Itália, onde personagens como o Polichinelo e o Arlequim eram os mais populares. No carnaval de Veneza, as máscaras de Pierrot e da Colombina são algumas das mais populares. E, claro, nossos queridos quadrinhos também absorveram essas criaturas na forma dos populares e vilanescos Coringa e Arlequina. Mas existem mais personagens nos quadrinhos de super-heróis baseados em palhaços e você vai ficar sabendo dessa palhaçada agora mesmo, lendo este post.


PALjokesrsdaughters

A FILHA DO CORINGA (DUELA DENT)

A Filha do Coringa, também conhecida como Duela Dent, tem uma história tão confusa que nem ela mais sabe quem é direito. Primeiro ela se julgava filha do Charada, depois do Duas-Caras (Harvey Dent), depois do Pinguim, da Mulher-Gato e, por fim, do Coringa. Ela chegou a fazer parte da Turma Titã nos anos 1950. Na iniciativa dos Novos 52, Duela Dent roubou o “rosto” do Coringa, que ele havia arrancado de sua cara e grampeou em sua própria face, conclamando para si o título de “Filha do Coringa”

PALsoprano

COLOMBINA (MELISSA GOLD/SOPRANO)

Colombina era uma super vilã com poderes sônicos que muitas vezes se unia às Madames do Desastre ou à Angar o Gritador para realizar pequenos crimes, como sequestros e furtos a bancos. Ela foi cooptada pelo Barão Zemo para se tornar Soprano na equipe de heróis de fachada dos Thunderbolts. Depois que a verdade sobre a equipe foi revelada, Soprano se tornou uma valiosa aliada das forças do bem, tendo, inclusive, se tornado uma membro dos Vingadores.

PALragdoll

BONECO DE PANO (RAGDOLL)

O Boneco de Pano é um homem com a personalidade e a psique fraturada. Seu corpo é como um pano ele ele pode se dobrar e se tornar maleável e fino como um pano. Muitas vezes ele foi manipulado por outros, com Escândalo Savage, mas é também ele, capaz de manipulações. Fez parte de equipes de anti-heróis como o Esquadrão Suicida e com mais destaque para o Sexteto Secreto.

PALploichinelo

POLICHINELO (JESTER)

O Polichinelo é um inimigo contumaz do Demolidor, tendo sido um dos primeiros super vilões que o Homem Sem Medo da Cozinha do Inferno acabou enfrentando. Ele gosta de fazer malabarismos e contar piadas enquanto enfrenta o herói. Em uma história, o Demolidor acaba sendo culpado de matar o Polichinelo, leva-se muito tempo e esforço de Matt Murdock para provar a inocência do Demolidor e provar que o Polichinelo ainda estava vivo e saliente.

PALharlequin

ARLEQUINA (HARLEQUIN)

Não confundir com a Arlequina, identidade da psiquiatra Harley Quinzell e ex-namorada do Coringa. Esta Arlequina foi criada na Era de Ouro dos super-heróis e era uma anti-heroína que aparecia nas aventuras do Lanterna Verde Alan Scott. Ela era uma secretária que se tornava uma vigilante, inspirada em um calendário. Mantinha uma relação estilo Mulher-Gato/Batman com Alan Scott e acabou se casando com ele e tendo um casal de gêmeos, que se tornaram os heróis Jade e Manto Negro, da Corporação Infinito.

PALjackinthebox

CAIXA DE SURPRESAS (JACK-IN-THE BOX)

Caixa de Surpresas é um herói criado por Alex Ross, Kurt Busiek e Brent Anderson para a série Astro City, uma cidade em que a maioria da população é composta de super-heróis. Ele é um dos principais heróis afro-americanos da cidade, embora esconda sua etnia sob uma máscara de palhaço. Ele combate o crime através de traquitanas e brinquedos e possui esse nome em homenagem às caixas de surpresas também conhecidas como Jack-in-the-Box, da qual um palhacinho salta através de uma mola.

PALviolator

VIOLADOR

Violador é um dos arquiinimigos do anti-herói de Todd McFarlane, o Spawn, criado para a Image Comics. Ele está sempre rondando o Spawn para tentá-lo a cometer atos malignos. O Violador tem duas caras. A sua face demoníaca, vinda do inferno, onde é um dos três lordes e outra, a de Cagliostro, o palhaço, que vive como um mendigo e vil criminoso nos becos da cidade grande.

PALclownhawkeye

O PALHAÇO

O Palhaço é um personagem que surgiu nas histórias de Matt Fraction e David Aja para o Gavião Arqueiro. Foi criado também por Francesco Francavilla. Ele é um líder eslavo da gangue de inimigos de Clint Barton conhecida como “Os Manos de Abrigo”. Ele foi uma criança com um infância violenta e isso repercutiu na sua formação, transformando ele num assassino impiedoso, mas também silencioso. O Palhaço não fala uma palavra.

PALjewerley

PIERRÔ E COLOMBINA (PUNCH AND JEWELEE)

Pierrô e Colombina (uma outra Colombina), foram criados pelo criador do Homem-Aranha, Steve Ditko, para as histórias do Capitão Átomo na extinta Charlton Comics. Quando a Charlton foi absorvida pela DC Comics, os personagens acabaram deixados de lado, aparecendo aqui e ali em alguns títulos da Editora das Lendas, como por exemplo, o do Esquadrão Suicida.

PALmimemarionette

MÍMICO E MARIONETE (MIMIC AND MARIONETTE)

O Mímico e a Marionete são dois personagens que surgem na minissérie O Relógio do Juízo Final (Doomsday Clock), escrita por Geoff Johns e Gary Frank. Eles são os responsáveis por descobrir que o Rorschach que está atuando por aí não é o original e sim, um outro alguém. Eles são Marcos Maez e Erika Manson e são os principais antagonistas do Doutor Manhattan ao lado de Rorschach e Ozymandias na série que presta homenagem a história seminal de Watchmen.

PALslapstick

PASTELÃO (SLAPSTICK)

Pastelão é um homem que serviu de experimento para uma empresa sem escrúpulos e se tornou uma espécie de “desafio à física do nosso mundo”. Isso porque ele acabou adquirindo características de desenho animado, como por exemplo, poder ser achatado sem sofrer danos. Ele participou de algumas equipes de heróis como os Novos Guerreiros, a Iniciativa e, mas recentemente dos Mercenários Pagos do Deadpool, de onda acabou originando uma série própria, que durou apenas oito edições.  

PALbiffBIFF, O PALHAÇO

Biff, o Palhaço (Biff, The Clown) foi um dos primeiros parceiros coadjuvantes do super-herói da Quality Comics, conhecido como Capitão Triunfo, um precursor do Capitão América.  Ele apareceu pela primeira vez na edição de número 30 da Crack Comics. Não estranhe, porque na década de 1940 era comum os super-heróis terem como sidekicks personagens que serviam como alívio cômico. Esse era o caso de Biff, o Palhaço. Você pode ver outros exemplos deste tipo de coadjuvante neste link.

 

PALclowncircus

PALHAÇO (THE CRAFTY CLOWN/CIRCO DO CRIME)

Este palhaço também foi criado por Steve Ditko, nas histórias do Homem-Aranha ao lado de Stan Lee. Ele fazia parte do Circo do Crime, que era comandado pelo Mestre do Picadeiro e sua cartola hipnotizadora. Também fazem parte do Circo do Crime outros personagens como a Princesa Píton, a mulher-cobra, o Cospe-Fogo, o Homem-Bala e o Domador, todos eles em diversas versões de equipe e formações variadas.

PALmadcap

CAPITÃO LOUCO (MADCAP)

Criado como um antagonista para o Capitão América por Mark Gruenwald e Paul Neary, o Capitão Louco era um religioso que enlouqueceu. Ele ganhou o poder de causar alucinações nas pessoas e conseguiu causar um pequeno caos em Nova York, que foi impedido por Steve Rogers. Mais recentemente descobrimos que ele acabou mesclando com o corpo de Deadpool e, dessa forma servia como aquela segunda voz que conversava com ele durante suas histórias.

PALwhiteface

CARA-BRANCA (WHITEFACE)

Se o Falcão Noturno do Esquadrão Supremo é a versão do Batman no Universo Marvel, era preciso que fosse criado um antagonista de peso para ele. Então, por que não criar uma versão do Coringa da Marvel? Foi criado na minissérie Nighthawk, do selo adulto Marvel MAX, o Cara-Branca (Whiteface), em que os criadores Daniel Way e Steve Dillon tentaram montar uma versão de A Piada Mortal com o personagem Falcão Noturno.

 

PALbobodacorte

BOBO DA CORTE (JESTER)

Jody Putt foi o terceiro personagem da Marvel a se chamar Jester, para se diferenciar do Polichinelo, aqui foi chamado de Bobo da Corte. Isso porque ele serviu por anos ao Doutor Destino nesta função no reino da Latvéria. Ele acabou ganhando de Doom alguns armamentos, como por exemplo um “Hulk-Robô”. Durante a Guerra Civil, o Bobo da Corte passou a fazer parte dos Thunderbolts de Norman Osborn, mas, junto com o Halloween acabou sendo morto pelo Justiceiro.

PALcomdieanet

COMEDIANTE (COMEDIAN)

Edward Morgan Blake é o Comediante, um dos primeiros super-heróis chamados pelo Capitão Metrópolis para compor uma nova versão dos Minutemen, no universo da minissérie Watchmen. Criado por Alan Moore e Dave Gibbons, a morte do Comediante é o estopim da saga que prevê o fim do mundo. No começo, o Comediante se vestia como um arlequim, de roxo e amarelo. Mas com o tempo foi se tornando mais violento a ponto que isso se refletiu no seu uniforme: todo de couro e apenas com o famoso bóton de smiley para representar seu codinome.

PALbodybags

PALHAÇO (MACK DELGADO)

Mack Delgado é mais um personagem que possui o nome de guerra de Palhaço. Mas ele não é nada heróico. Ele e sua filha adolescente são uma dupla de frios assassinos de aluguel. A dupla fazia uma combinação nos anos 90 na série Body Bags de Jason Pearson que antecedeu a química estabelecida entre os personagens Big Daddy e Hit-Girl, da série Kick-Ass, de Mark Millar e John Romita Jr. A minissérie Body Bags chegou a ser publicada no Brasil pela Mythos Editora nos anos 1990.

PALbatmanwholaughs

O BATMAN-QUE-RI

Ele não é ninguém mais ninguém menos do que uma versão obtusa de Bruce Wayne, que deu errado. Durante a saga Noites das Trevas: Metal, ficamos sabendo que o multiverso possui um lado negativo escondido, onde toda realidade acontece de modos sombrios. Nesta realidade do Batman-Que-Ri, Bruce Wayne se tornou uma espécie de coringa que mantém Robins acorrentados a ele e que servem de seus cães de caça farejando seres das realidades positivas para que sejam destruídos.

PALobnoxio

OBNÓXIO, O PALHAÇO

O palhaço Obnóxio foi criado para estrelar a revista PLOP!, que seria uma concorrente da Marvel Comics para a MAD Magazine, que era de propriedade da DC Comics. Contudo, a ideia acabou não dando muito certo e Obnóxio acabou não aparecendo na revista PLOP! Porém, ele acabou estrelando um bizarra e rara edição em que fez um crossover com os X-Men nos anos 80.

PALsmiles

LIGA DOS SORRISOS (MESTRE DA ALEGRIA, ANNIE MCCLOUD, PHILLIP MILES, DAVID HILL, RODNEY TOCHA)

A Liga dos Sorrisos, comandada pelo Mestre da Alegria, foi um novo time de inimigos do Batman que surgiu inspirada pelo Coringa na onda de seu desaparecimento após “perder” seu rosto. O Mestre da Alegria era um médico do Asilo Arkham que torturava seus pacientes. Na ausência do Coringa, quatro pessoas chamaram sua atenção por devoção ao príncipe-palhaço de crime: a padeira Annie McCloud, o dentista Phillip Miles, o animador de festas infantis David Hill e o adolescente David Tocha. Quando o Batman fez a liga perceber que o seu líder era o mesmo médico que os torturava, o grupo se desfez, não antes sem massacrar seu líder.

PALjudson

JUDSON JAKES E A GANGUE DOS PALHAÇOS

Quando o Rocky Racum estreou em uma edição do Incrível Hulk, ele lutava no meio-mundo contra a tirania do maligno reverendo Jadson Jakes, uma toupeira-humana, que dominava tanto a religião quanto a ciência. Ele possuía, além de um exército de animais loucos, uma gangue de palhaços psicóticos e robôs que os serviam e eram os inimigos contumazes de Rocky no meio-mundo.

PALpainteddoll

BONECO PINTADO (PROMETHEA)

O Boneco Pintado faz parte do universo da Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III. Ele é um andróide criado por dois dos Cinco Caras Formidáveis, uma espécie de equipe de heróis estilo Quarteto Fantásticos ou Desafiadores do Desconhecido daquela narrativa de histórias. Foi desenvolvido para atuar como super vilão daquela equipe, servindo muitas vezes como bode expiatório, mas acabou sendo uma “falha no sistema”, que fugiu do controle de seus criadores. Aqui, Moore retoma algumas ideias das revoluções de V de Vingança.

PALpagliacci

PAGLIACCI

Pagliacci não é aquele citado na famosa parte de A Piada Mortal. Ele é um inimigo surgido na minissérie do Poderoso e do Punho de Ferro de 2011, quando um novo Poderoso surgiu, o latino Victor Alvarez, linkado com poderes do chi, assim como Danny Rand. Voltando às origens dos palhaços, o Pagliacci era o líder de uma gangue de ladrões e assassinos macabros chamada Comédia Della Morte, que acabaram enfrentando o Poderoso e o Punho de Ferro nessa esquecível minissérie.

É, mergulhadores! Esse post tá que está pura palhaçada, até parece o governo brasileiro, não é mesmo? Espero que você tenha gostado dessa lista de deputados opa, de palhaços que colocamos aqui. Abraços submersos em galinhas de borracha, narizes vermelhos e flores com jatos de água!


Este post é dedicado à leitora Zayra Fernanda Oliveira da Silva que me fez pesquisar sobre palhaços dos quadrinhos.

 

Anúncios

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.