Análises, atualidades, cinema, destaque, fique de olho, História dos Quadrinhos, quadrinhos, Quadrinhos Comparados, Resenhas
Comentários 2

Quem São os D’Bari, os Alienígenas do Filme X-Men: A Fênix Negra?

Depois de muito tempo de especulação, finalmente, ao sair o filme de X-Men: A Fênix Negra, os espectadores puderam ficar sabendo quem é a personagem da atriz Jessica Chastain na película. Ela é Kun, líder da raça transmorfa e poderosa dos D’Bari. Claro, os D’Bari já haviam aparecido nos quadrinhos e possuem uma estreita ligação com a Saga da Fênix Negra nos quadrinhos. Neste post nós vamos falar mais sobre essa raça e sua influência no filme em que Jean Grey, interpretada por Sophie Turner, é a protagonista. Então se não quiser spoilers do filme não venha ver, mas se você já viu a película, está liberado para a leitura!

Como alguns leitores deste blog devem saber, eu sou um grande fã das histórias dos X-Men e já reli a Saga da Fênix Negra muitas vezes. A forma como ela foi readaptada neste filme dirigido por Simon Kinberg com certeza supera as películas feitas nos filmes X-Men 3: O Conflito Final e em X-Men: Apocalipse, sendo assim, o terceiro pior filme da franquia. Mas não é um filme horrível como muitos filmes de super-heróis acabaram famigerados. O filme é baseado mais em Jean Grey do que qualquer um e a ausência de destaque para personagens masculinos como Wolverine, Charles Xavier ou Magneto pode desagradar alguns.

DBAfilm2

Além do protagonismo ser feminino, o antagonismo também o é, sendo Jessica Chastain que interpreta Kun, a líder da raça alienígena dos D’Bari. Na verdade a alienígena pega a forma de uma humana que ela assassina e toma seu lugar, assim como muitos outros D’Bari infiltrados no planeta terra. Se você está achando uma interessante semelhança com a raça alienígena de transmorfos dos skrulls, você está certo. Eram para eles serem os inimigos primordialmente, mas a inclusão dos personagens no filme da Capitã Marvel fez com que Simon Kinberg desistisse dessa inclusão e os substituísse pelos D’Bari.

DBAfilm1

Contudo, o filme é fiel a outros momentos da Saga da Fênix em geral. Temos basicamente a mesma equipe, porém trocando Wolverine por Mística e Colossus por Mercúrio e excluindo o papel do Anjo. A cena em que a equipe vai para o espaço é muito legal e ouso dizer, que é mais bem realizada que nos quadrinhos a explicação de como e porque a força-fênix se apossa de Jean (lembrem que nos quadrinhos tivemos inúmeros retcons que tentaram explicar a origem da Fênix). Outra cena é na vizinhança dos Grey, embora a motivação de Jean seja diferente, ela também tenta matar os pais. Como na Saga da Fênix Negra, o primeiro conflito do X-Men com a Fênix se dá naquele lugar. E o desfecho e as implicações são bastante interessantes.

DBAdbari

Mas voltando aos D’Bari, a inclusão deles num filme sobre a Fênix não é por acaso. No filme, Kun explica que a Força-Fênix é uma fagulha da chama que deu início à criação do Universo, mas que, na sua fúria, raiva e desejo, consumiu o seu planeta. Por isso, os D’Bari restantes vagaram pelo espaço para buscar uma alternativa para controlar essa força e obrigá-la a refazer o seu mundo perdido. Contudo, a Força-Fênix encontrou em Jean Grey o receptáculo perfeito, contrariando as previsões dos D’Bari.

DBAphoenix2

Nas histórias em quadrinhos, mais precisamente em Uncanny X-Men #135, a Fênix Negra em sua fúria, desejo, fome e raiva devora a estrela que alimentava de luz e calor o sistema solar onde ficava o povo D’Bari. O sistema D’Bari ficava dentro do reino dos Shiars e isso levou à Guarda Imperial Shiar a buscar justiça para esse povo em ordem de executar Jean Grey e a Fênix. Essa ordem levou a um conflito entre a Guarda Imperial Shiar e os X-Men na área azul da lua, onde a Fênix acabou por se suicidar para poupar seus amigos e o universo da fúria da Fênix.

DBAvuk

Os D’Bari geralmente são descritos como criaturas verdes e esguias e como um cabelo folhoso, quando muitas vezes são chamados de povo-brócolis. Mas se engana quem acha eles foram criados para as histórias da Saga da Fênix Negra nas páginas de Uncanny X-Men. Na verdade, os D’Bari surgiram logo no começo da Marvel, sendo uma das mais antigas raças alienígenas da editora. Foi em 1964 com a edição Avengers #4, quando o Capitão América é resgatado do gelo pelos Vingadores que os D’Bari surgem.

DBAshehulk

Nessa história é explicado que essa raça teve sua nave afundada nos oceanos terrestres 20 mil anos atrás. Inadvertidamente, a raça deu início ao mito da Medusa, devido ao seu cabelo verde e revolvente e a uma pistola petrificadora que usavam contra seus inimigos. Anos depois, o Capitão América e os Vingadores ajudaram a resgatar essa nave do mar e levar os d’barianos para seus sitema solar natal. Os D’Bari também apareceram em histórias da Mulher-Hulk, onde se juntava com uma equipe espacial. Lá ela é nomeada como Vuk, uma vez que na edição de Vingadores ela justificava que seu nome era muito estranho para ser pronunciado a ouvidos humanos. Pera, ela não, ele. Se trata de um ser masculino dos D’Bari que é Vuk, assim ele apenas personifica o gênero feminino no corpo transformado na forma de Jessica Chastain.

DBAphoenix1

Depois de muitas aventuras no espaço, onde além da Mulher-Hulk, Vuk também encontrou Rocky Racum e Wolverine, ele retorna ao planeta Terra durante a saga Segurança Máxima, buscando vingança contra Jean Grey. Isso porque, de acordo com os Shiars, a Terra acabou se tornando uma prisão universal de segurança máxima, para onde eles mandaram todos os criminosos espaciais do setor e lançaram a Terra para que ninguém mais saísse de lá. Entre um destes criminosos alienígenas estava Martelo Estelar, que acaba se revelando debaixo de roupas espaciais, ninguém menos do que Vuk.

DBArevolution

Nessa missão, como no filme, Vuk queria o poder da Fênix que estava em Jean Grey para, de alguma forma reaver seus entes queridos perdidos. Contudo, ele não consegue derrotar Jean, que o convence mentalmente que roubou seus poderes, mas ela apenas o aprisionou na sua própria mente. Tempos depois, no Anual da Equipe Dourada dos X-Men, que está para ser publicado aqui no Brasil pela Panini, Martelo Estelar ou Vuk enfrentou os antigos membros do Excalibur para se vingar de Jean Grey através de outra Fênix, a Rachel Summers, que se chamava Prestígio na época. O Excalibur, contudo, especialistas em mundos estranhos que são, consegue levar Vuk para uma realidade paralela onde o mundo dos D’Bari não foi devorado pela Fênix.

DBAexcalibur

Eu gostei desse filme exatamente por não se render aos skrulls e ir buscar essa referência obscura que são os D’Bari. Quem realmente se apegou à Saga da Fênix e suas implicações vai lembrar desses carinhas. Além disso X-Men: A Fênix Negra também trabalha bem as personalidades e desavenças de Xavier e Magneto sem dar destaque a eles. Outra coisa que gostei foi terem colocado a mutante Cristal como parte do estopim que faz com que Jean Grey comece a ser assombrada pela Fênix. Não apenas por ser a Cristal que todo mundo ama e por ela estar com suas roupas anos 1970, mas porque a Cristal faz parte da Saga da Fênix, tendo sido apresentada aos X-Men durante ela.

DBAdazzler

Assim, fui com baixa expectativa para o filme e acabei curtindo bastante com minha pipoquinha e refri, e irmão fã dos X-Men do lado, para comentar cada detalhe. Realmente X-Men: A Fênix Negra não é terrivelmente ruim quanto pintam e nem é o pior filme dos X-Men. Esse título continua com o terrível X-Men: O Confronto Final, dirigido por Brett Ratner, o diretor que bolinava as atrizes. Abraços submersos em críticas desleais sobre filmes que acabaram sofrendo de bullying pela imprensa.

2 comentários

    • Guilherme Smee diz

      Oi Daniel! Obrigado! Sempre bom receber feedback assim! Continue comentando e participando do blog! Abraços! =)

      Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.