atualidades, destaque, Eu e os Quadrinhos, eventos, fique de olho, quadrinhos
Deixe um comentário

Como Foi o V Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Você se interessa por quadrinhos a ponto de querer estudar eles na academia? Pois saiba que isso é possível e muita gente tem feito esse movimento através dos últimos anos. Claro, não existe um curso para estudar os quadrinhos propriamente, mas existem alternativas que podem se utilizar dos quadrinhos como objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento. Prova disso foi o encontro que se realizou nas Faculdades EST em São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, onde foram discutidas diversas maneiras de se estudar os quadrinhos e a cultura pop na academia. Você pode saber mais sobre como foi esse encontro neste post! Venha comigo!

Neste ano de 2019, o V Colóquio Regional Sul de Arte Sequencial aconteceu em três dias, diferente do que acontecia nos demais anos, que compreendia dois dias. A diferença deste ano foi que o evento contou também com o I Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Cultura Pop. Este encontro contou com grupos vindos de diversos lugares, para além da região metropolitana de Porto Alegre, como Santa Maria/RS, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina. A intenção do encontro é a de fortalecer os laços entre pesquisadores e compartilhar estratégias de conhecimento e de popularização do mesmo através dos grupos de pesquisa.

O segundo dia do V Colóquio Regional Sul de Arte Sequencial foi marcado pelos relatos de experiência dos grupos de pesquisa na continuação do I Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Cultura Pop. Pela tarde, tivemos uma palestra com o professor Dr. Amaro Xavier Braga Jr. sobre como estudar a cultura pop na academia, suas limitações e possibilidades. Uma palestra bastante agradável e esclarecedora com bastante participação da platéia. 

Durante o evento também foram lançados os livros Quadrinhos & Educação, Vol. 5: Espaços Públicos, Meio Ambiente e Diversidade, organizado pelo Prof. Dr. Thiago Modenesi e o Prof. Dr. Amaro Xavier Braga Jr. e também o e-book Vamos Falar Sobre Cultura Pop, Episódio 3: A Vingança dos Acadêmicos, organizado pelos mestres André Reinke e Larissa Tamborindeguy Becko. Em ambos os livros eu sou autor de um artigo. No primeiro um sobre direitos culturais e representação queer nos quadrinhos e no segundo sobre colecionismo de superaventuras. 

Em seguida, conforme a tradição deste do terceiro colóquio, aconteceu o cine-debate, desta vez uma discussão sobre o polêmico filme da Capitã Marvel. O debate foi realizado entre o Prof. Dr. Amaro Xavier Braga Jr. e a Profa. Dra. Adriana Amaral, que trouxeram discussões sobre representação feminina, consumo e simbolismo, entre outras questões vistas nas principais cenas do filme de Carol Danvers pelo Marvel Studios.

No último dia, sábado, 12 de outubro, foi a vez das comunicações sobre os mais diversos tipos de quadrinhos, de mangás a quadrinhos europeus, de super-heróis a produções brasileiras, da cultura pop aos videogames, da novela à moda, da música pop aos animes. Foram dez sessões de comunicações, cinco pela manhã e cinco pela tarde, entremeados por um delicioso almoço preparado pela LanchETS, a lancheria das Faculdades EST, em que todos puderam confraternizar depois de uma foto que registrou os participantes do encontro. 

Por último, mas não menos importante, o encerramento do evento contou com um quiz realizado pelo Cult de Cultura na plataforma Kahoot! em que todos puderam se divertir provando seu conhecimento nerd e ganhando os mais diversos prêmios. Foram dias intensos, mas extremamente divertidos e recompensadores, de fazermos diversas amizades e fortalecermos outras. Que venha o próximo (anote na sua agenda 08 a 10 de outubro de 2020) e os próximos! Abraços submersos em artigos acadêmicos! =)

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É Mestre em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos e sexualidades. É especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Publicidade e Propaganda. Ministra aula de quadrinhos e trabalha com design editorial e roteiros. Já trabalhou em museus e com venda de livros e publicidade. É pesquisador associado do Cult de Cultura e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. A partir de 2014, publicou ao menos um quadrinho independente por ano. Loja de Conveniências, sua primeira narrativa longa foi lançada em 2014. Em 2015 participou da coletânea de HQs LGBT Boys Love. Em 2017 colaborou com o quadrinho A Liga dos Pampas de Jader Corrêa, que explora mitos gauchescos. Também lançou Desastres Ambulantes em parceria com Romi Carlos, um quadrinhos sobre segunda guerra mundial e OVNIs, que foi selecionado pelo edital estadual PROAC/SP. Em 2017, publicou Abandonados Pelos Deuses: Sigrid, com Thiago Krening e Cristian Santos e também Fratura Exposta: REDUX com Jader Corrêa. Também escreve os roteiros para os super-heróis portoalegrenses Super Tinga & Abelha-Girl. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com há mais de 10 anos.

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.