Popeye: 90 Anos do Marinheiro Predecessor dos Super-Heróis

Neste ano de 2019, o marinheiro Popeye está fazendo seus 90 anos. Famoso nos desenhos animados, ele surgiu primeiro nas tiras de jornais em 1929 e foi criado por E. C. Segar, um veterano dos quadrinhos com muita verve para o humor. O que Popeye tem de interessante para os fãs de super-heróis é que ele traria um modelo que seria seguido por vários deles, inclusive o Superman, que surgiria nove anos depois. Ele tem uma condição mágica ou tecnológica que lhe garante força e poder, a espinafre; ele tem um eterno interesse romântico, Olívia Palito; bem como possui um eterno antagonista, o Brutus. E uma lista longa de coadjuvantes peculiares, como Gugu, Dudu, Alice e a Bruxa do Mar. Para homenagear esse curioso personagem trazemos uma citação do livro The Comics Before 1945, de Brian Walker, que fala sobre a carreira de E. C. Segar e da criação de Popeye.

“Popeye, o perpetuamente carrancudo, gramaticalmente desafiado lobo do mar com superforça, se tornou herói de milhões de americanos  durante os piores dias da depressão por sua integridade teimosa e seu approach de resolver problemas sem ter que recorrer aos socos. O comedor de espinafre fez sua primeira aparição nas tirinhas do Thimble Theatre depois de uma década da estreia deste título. Nove anos depois, o homem que o criou acabou falecendo no auge de sua carreira.

Primeira tirinha de jornal de Thimble Theatre.

Elzie Crisler Segar nasceu na cidadezinha de Chester, Illinois, nas margens do Rio Mississippi em 8 de dezembro de 1894. Com vinte anos, ele foi trabalhar na Casa de òpera de Chester, onde ele operava o projetor, acompanhava o pianista na bateria, e desenhava com giz nas calçadas na frente do teatro para promover os shows. Na primavera de 1916, ele completou o curso de W. L. Evan em cartum e logo depois ele deixou sua cidade para ir à Chicago em busca de fortuna. 

O criador de Popeye, Elzie Crisler Segar.

O lendário cartunista Richard Felton Outcault ajudou Segar a conseguir um emprego no Chicago herald, onde ele ganhou sua primeira tira regular, Charlie Chaplin’s Comic Capers. Em 1917, ele começou sua própria atração, Barry The Boob, sobre um soldado trapalhão na guerra européia. Logo depois o Herald entrou em falência e foi comprado por William Randolph Hearst. Segar acabou trabalhando para o jornal Chicago American, de Hearst, onde ele gerou um interesse local pela tira Looping the Loop. Seus cartuns atraíram a atenção do editor de Hearst, Arthur Brisbane e Segar foi convocado para trabalhar em Nova York, onde o King Features Syndicate lançou o Thimble Theatre em 19 de dezembro de 1919.

Primeira aparição do Popeye em Thimble Theatre, de Elzie Crisler Segar.

Inicialmente modelado a partir de Midget Movies, de Ed Wheelan, a tirinha de Segar trazia um elenco de personagens desenhados à caneta que falsificavam filmes e peças populares. Segar rapidamente abandonou a premissa principal e começou a estruturar suas histórias ao redor das contínuas aventuras de Olívia Palito, seu irmão que era esquematizador inefável, Castor Palito, e o namorado dela, Harold Hamgravy (cujo nome mudou mais tarde para Ham Gravy – algo como Molho de Presunto, na tradução). As habilidades de desenhar e escrever de Segar amadureciam enquanto seu elenco se expandia e os enredos se demoravam em duração, no final da década, contudo, Thimble Theatre estava sendo publicada em apenas meia dúzia de jornais. 

Primeira aparição do “espinafre de Popeye”.

Em 1929, Castor Palito planejou fazer fortuna jogando em um cassino na Ilha Dado com a ajuda de Bernice, a Galinha Assobiadora, um pássaro que garantia a boa soarta àquele que esfregasse os três cabelos de sua testa. Depois de comprar um bote, Castor desceu às docas e contratou um marinheiro com estrabismo em um olho e um cachimbo de palha para comandar a embarcação. Inicialmente, Segar queria que Popeye fosse apenas mais um personagem incidental na tirinha, mas os leitores responderam à sua personalidade mal-humorada quase que imediatamente. Quando a lista de jornais que publicaram Thimble Theatre continuou a crescer, Popeye se tornou uma celebridade nacional, estrelando uma série animada produzida pelos Estúdios Fleisher e endossando centenas de produtos, através do qual se ganhava milhões de dólares em direitos autorais.

O elenco de Thimble Theatre.

Até sua morte em 13 de outubro de 1938, na idade de quarenta e três anos, Segar trouxe uma mistura magistral de comédia, fantasia, sátira e suspense em Thimble Theatre Starring Popeye (renomeado em 1931). Lá ele trouxe uma lista de memoráveis personagens para lidar com as idiossincrasias de seu herói, incluindo o parceiro parasita Dudu (1931), o arqui rival Brutus (que apareceu apenas brevemente em uma tirinha durante 1932), o bebê adotado Gugu (1933) e o Vovô Popeye (1936), pedido por muito tempo.

Feliz aniversário, Popeye!

Bud Sagendorf, que foi contratado como assistente de Segar um pouco antes de um ano depois de Popeye ter sido introduzido, descreveu seu empregador como “de estatura baixa, de porte leve, bem-educado e de alguma forma introvertido”. Durante os anos 1930, Segar viveu em Santa Monica, Califórnia, quase treze longe de onde George Herriman [criador de Krazy Kat] morava. De acordo com Sagendorf, os dois criadores, que até mesmo eram parecidos fisicamente, nunca se encontraram. Mesmo que ambos dividissem uma admiração profissional mútua, eram muito tímidos para tomarem vantagem dessa situação”. 


Referência:

WALKER, Brian. The comics before 1945. Nova York: Harry N. Abrahams Publications, 2004.

2 comentários sobre “Popeye: 90 Anos do Marinheiro Predecessor dos Super-Heróis

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.