Uma Equipe Para Chamar de Sua. Batman e os Renegados, de Mike W. Barr e Jim Aparo

Talvez os Renegados não seja a mais famosa equipe de super-heróis da editora DC Comics, nem aquela que conta com os super-heróis mais populares, mas certamente ela possui uma certa importância no panteão da Editora da Lendas. Isso porque é através dela que o Batman pela primeira vez rompe com a Liga da Justiça para formar uma equipe de heróis só sua e que, de forma certeira, batizar de The Outsiders, os estigmatizados, os deixados de fora, os fora-da-lei, aqueles que se encontram à margem de tudo. Não por acaso a equipe contava com um integrante negro, uma japonesa, um metamorfo e uma menina louca. Mais tarde iria se juntar a eles também um expatriado, um refugiado. Ah sim, e tinha o Batman que não é nem um coisa e nem outra. Vamos saber um pouco mais sobre a equipe Batman e os Renegados?

Batman e os Renegados surge como uma continuação natural para o título The Brave and The Bold, também conhecido como Os Bravos e os Destemidos, que costumava trazer encontros do Homem-Morcego com diversos heróis da Editora das Lendas. Dizer que Batman e os Renegados é um afluente de The Brave and The Bold é correto porque a equipe criativa do título, o roteirista Mike W. Barr (Camelot 3000) e o desenhista Jim Aparo (Detective Comics) se mantiveram no novo título. Também nele, Batman se encontrava com outros personagens, só que desta vez como uma equipe praticamente funcional, com alguns personagens tendo sido criados especialmente para estas histórias.

Leia aqui mais sobre a trajetória do título The Brave and The Bold. 

O título da equipe liderada pelo Batman surge quando ele rompe com a Liga da Justiça, que jurou não interferir em conflitos internacionais. O Batman quer se infiltrar na Markovia, um pequeno país entre Luxemburgo e a França para acabar com a guerra civil que lá se instaurou após a morte do último regente e resgatar seu aliado Lucius Fox. Para isso ele vai contar com a ajuda do herói negro de Metrópolis, Raio Negro, a desmemoriada Halo, a samurai Katana, o jocoso Metamorfo e, por fim, o príncipe da Markovia, Brion Markov, o Geoforça. Este último vai funcionar como uma ligação dos Renegados com Os Novos Titãs, já que sua irmã, Terra (Dana Markov) fez parte da equipe dos heróis juvenis por um curto período de tempo, que foi deflagrado com as terríveis revelações da famosa saga O Contrato de Judas. O interessante da dinâmica entre as duas equipes é que cada uma, liderada por Batman e por Robin, dois ex-parceiros, mostra muito como cada um tem seu olhar sobre o combate ao crime.

O primeiro título de Batman and The Outsiders foi criado em 1983 e durou durou 32 edições, com arcos explorando a formação da equipe e desenvolvendo cada um dos cinco personagens que acompanhavam Batman. No fim da revista é apresentada a personagem Divina, o sexto membro da equipe. No último número Batman abandona a equipe e a revista passa a se chamar apenas Outsiders, em 1985. Este novo título era mais focado em Geoforça como líder da equipe e o Batman aparecia ocasionalmente nas histórias. O título se encerrou em 1988 com 28 edições. Então, com a onda de relançamento de títulos dos anos 1990, em 1993 os Outsiders ganharam sua versão “radical”, com a equipe original, mais Divina, Erradicador e Cavaleiro Atômico, todos escritos por Mike W. Barr novamente. Essa nova edição durou 24 edições. 

Já a versão para os anos 2000 da equipe, liderada pelo Asa Noturna e vinda no rescaldo do crossover entre Justiça Jovem e Titãs: Dia de Formatura durou incríveis 50 edições e foi comandada por Tony Bedard e Judd Winnick. Este título desembocou para um título novamente nomeado Batman e os Renegados, em 2007, que durou 14 edições. Para, então, o editor-chefe da DC Comics, Dan DiDio assumir uma nova versão dos Renegados, que durou até o começo da iniciativa Os Novos 52, adicionando mais 26 edições ao título e computando 40 edições. Uma nova versão de Batman and The Outsiders começou a ser publicada recentemente nos EUA, com Batman liderando uma equipe formada por Raio Negro, Katana, Órfã e o Sinal, apenas heróis negros e asiáticos ao lado do Homem-Morcego. 

No Brasil, a maioria destas histórias são inéditas. A Eaglemoss trouxe algumas histórias na sua coleção, que já haviam sido publicadas aqui pela Editora Abril. O título só dos Renegados permanece inédito por aqui. Já o título dos anos 1990 teve 11 edições publicadas nas revistas Super-Homem e Superboy. A Panini trouxe todas as versões dos anos 2000 para o Brasil, com exceção da fase de Dan DiDio que teve apenas as edições ligadas à Noite Mais Densa e ao Reinado de Apocalypse publicadas por aqui. Vamos aguardar se a editora italiana com sede no Brasil traz a nova fase da equipe dentro do Renascimento DC. Conheça alguns dos integrantes dos Renegados Originais e que não são o Batman:

RAIO NEGRO

Raio Negro, assim como Luke Cage, surgiu na onda da blaxpoitaition lá nos anos 70, porém, na DC Comics. Na verdade, ele foi o primeiro grande super-herói negro a aparecer na editora das lendas, tendo surgido mais de 10 anos depois do primeiro grande super-herói negro da Marvel. A revista do Raio Negro durou menos de um ano na DC Comics, tendo sido cancelada no “evento” conhecido como Implosão da DC. Jefferson Pierce chegou a ser vice-presidente dos EUA após Lex Luthor ser deposto. Ele possui duas filhas que também tem poderes elétricos: Tormenta, que participou dos Renegados e Relâmpago, que participou da Sociedade da Justiça. Na iniciativa dos Novos 52, Jefferson ficou descaracterizado fazendo parceria com o Demônio Azul e acabaram, os dois, esquecidos pela editora.

Conheça os 10 Maiores Super-Heróis Negros de Todos os Tempos.

METAMORFO E GAROTA ELEMENTO

Rex Mason era um explorador e ladrão de tumbas casca-grossa, que, ao adentrar uma pirâmide acabou sendo concedido poderes de transmutação para ele através do deus-Sol, Rá. Assim, cada quarto do seu corpo ficou formado por um tipo de elemento. O Metamorfo fez parte da equipe dos Renegados, sob o comando de Batman. Já a Garota-Elemento, Urania “Ranie”Blackwell, possui duas origens, a primeira delas tem uma origem muito parecida com a de Rex Mason, e teve sua derradeira história publicada sob o título de “Fachada” na série Sandman de Neil Gaiman. Já a Garota-Elemento dos Novos 52, serviu para alívio cômico tanto na minissérie Flashpoint como na série da Liga da Justiça da América e ela se chama Emily Sung, devido a interação entre os elementos no seu cérebro, Emily não raciocina como um ser humano comum a levando a algumas tiradas nonsense.

Conheça 15 Super-Heróis que são metamorfos e/ou mudam de forma. 

KATANA

A origem de Katana é a de Tatsu Yamashiro, uma esposa que busca vingança pela morte de seu marido. Mas esse marido não é um marido qualquer. Ele fez um pacto com um demônio para exigir vingança e que ela fosse perpetrada por sua adorada. Assim o demônio japonês infundiu a alma do marido, que era um exímio guerreiro na espada de Katana, que agora busca vingança não apenas contra os assassinos de seu marido mas contra todos os fora da lei que se meterem em seu caminho. Além de ter uma história com os Renegados, Katana também é uma das principais personagens da DC Comics a ter feito parte da Força-Tarefa X, mais conhecida como Esquadrão Suicida. Tanto é que ela é uma personagem feminina importante no filme da equipe. Katana também aparece no desenho animado Super-Hero Girls e teve diversas minisséries e séries regulares ao longo dos anos pela DC Comics. 

Veja aqui uma sugestão de como poderia ser um filme da Katana (e demais super-heróis) por Quentin Tarantino.

GEOFORÇA

Geoforça é o nome de super-herói de Brion Markov, que é príncipe da Markovia e meio irmão de Terra (Dana Markov). A Markovia é uma monarquia que fica entre os países de Luxemburgo, França e Alemanha e é governada pelo irmão mais velho de Brion e Dana, após a morte de seu pai, que causou uma guerra civil na Markovia, liderada pelo Barão Bedlam. Geoforça é um dos membros fundadores do grupo de super-heróis Renegados. Apareceu pela primeira vez em The Brave and the Bold #200 (Julho de 1983), tendo sido criado por Mike W. Barr e Jim Aparo juntamente com Halo e Katana. É tido que os membros da realeza da Markovia possuem superpoderes, a doutora Helga Jace acionou os poderes de Brion para que ele derrotasse Bedlam. Seus poderes incluem se ligar ao campo geomórfico da Terra, podendo, assim, controlar seus movimentos. 

HALO

Halo, criada por Mike W. Barr e Jim Aparo é, assim como a Cristal da Marvel, um refugo da Era das Discotecas, onde shows de luzes e cores estavam na ordem do dia. Os poderes de Violet Harper e Auracle, de quem Halo é uma fusão podem gerar várias auras ao redor de seu corpo que têm diferentes funções. Halo fez parte da equipe Batman e Os Renegados e acabou morrendo em uma explosão no país da Markovia. Nos Novos 52, ela fez parte da Corporação Batman, mas, outra vez, foi presumida morta. Então ela passa a fazer parte do Clube dos Heróis Mortos, uma equipe de heróis que se presumiam mortos, mas não estão e servem de cobertura para a Corporação Batman.

DIVINA

Emily Briggs era uma lojista de Gotham City.  Um dia, entretanto, ela foi raptada pelo povo subterrâneo de Abyssia, onde se travou uma luta entre essa civilização e Batman e os Renegados. Após a passagem do Cometa Halley pela Terra, Emily adquiriu os poderes herdados daquele povo. Entre seus poderes, estão capacidades mentais como telecinésia, telepatia, psicocinese, levitação e psicometria. Ela também ganhou uma aparência muito melhor do que a que tinha quando era “apenas” uma humana. Mais tarde, Divina se tornou uma vampira e ganhou poderes relativos à sua condição. Nos Novos 52, ela estrelou a edição digital National Comics: The Looker, em que era uma modelo-vampira e não uma mulher com poderes mentais.

Conheça mais heroínas da DC que (quase) ninguém ouviu falar. 

E então, gostaram dos Renegados? Gostariam de ver mais histórias deles sendo publicadas no Brasil? Eu gostaria. Adoro restolhos! Abraços submersos em edições desconhecidas da geral!

5 comentários sobre “Uma Equipe Para Chamar de Sua. Batman e os Renegados, de Mike W. Barr e Jim Aparo

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.