Análises, atualidades, Avaliações, cinema, destaque, eventos, fique de olho, literatura, quadrinhos
Deixe um comentário

Como Foi a Magic Con 2019, a Convenção dos Fãs de Harry Potter

No dia 24 de novembro, domingo, foi realizada no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS, a Magic Con 2019, uma convenção voltada para todo bom potterhead que se preze. Espera. Você não sabe o que é um potterhead? É como são chamados os fãs de Harry Potter e seu universo mágico, que também inclui a franquia de filmes Animais Fantásticos e Onde Habitam, liderado pelo especialista em biologia mágica, Newt Scamander. A Magic Con é uma celebração da magia do universo de personagens criados por J. K. Rowling e estivemos lá para conhecer pela primeira vez o evento, já realizado em outras duas edições em Porto Alegre. Confira a seguir o que achamos do evento.

Logo na entrada da Magic Con, os fãs de Harry Potter eram recepcionados por dois pilares de javalis voadores que anunciavam a Travessa do Artistas. Este lugar trazia artistas dos mais diversos tipos, desde escultores a desenhistas e artesões com produtos feitos por eles mesmos e relacionados com o universo de personagens criados por Joanne Kathleen Rowling. Eu estava lá na Travessa dos Artistas ao lado do Thiago Krening que me convidou para auxiliar ele no evento e porque ele sabe que eu também sou potterhead. O Thiago é o responsável pelos desenhos do quadrinho Abandonados Pelos Deuses: Sigrid e que tem roteiro meu e argumento do Cristian Santos. Cheguei a autografar alguns exemplares comprados por lá.

Mas, claro, as maravilhas para os potterheads não acabavam por ali. Logo ao lado da Travessa dos Artistas, havia o palco principal, em que houveram apresentações de dubladores de Rony, Hermione e do Chapéu Seletor. Também houve apresentações de drag queens do Triluxo. Orquestras e corais também ocuparam o seu espaço no palco principal. Mas nesta área também havia salas reservadas para workshops, como a palestra Magia e Feitiçaria no Século XXI, com a professora da UFSM Nikelen Witter. As pessoas andavam para lá e pra cá com mandrágoras e varinhas que foram feitas em oficinas oferecidas por lá mesmo. Havia, claro, uma sala para o meet & greet com os famosos do evento.

Haviam muitas pessoas vestindo capas de Hogwarts, de todas as casas que existem lá. Outros ousaram mais e faziam cosplays dos personagens. Luna Lovegood, Harry Potter, Hermione Granger, Sibila Trelawney, Belatriz Lestrange, Dolores Umbridge, Narcisa Malfoy, Sirius Black como prisioneiro de Azkaban e até um Alvo Dumbledore de lingerie estavam por lá. Sim, também tinha um dementador que assustava as pessoas assobiando em seus ouvidos. Havia uma área com o chapéu seletor, em que as pessoas eram “seletadas” para as casas de Hogwarts. O chapéu falava mesmo.

Muitas e muitas lojinhas oferecendo produtos relacionados com a série estavam no evento. Funkos, gravatas das casas, vira-tempos, vassouras, abajures, chaveiros, bótons, camisetas, moletons, brinquedos e muito mais eram vendidos por lá. Mas o que chamou mais nossa atenção foram as varinhas que brilhavam. Uma delas acendia com o toque, outra delas precisava de um anel para fazer a magia da luz. Havia pelo menos dez opções de comidas no local em forma de food truck: hambúrgueres, churros, pipocas, picolés e sorvetes, sanduíches, cupcakes, o que chamou nossa atenção foi o Dragão de Queijo, um nome bem apropriado para os potterheads. Experimentei um dragão, que era um pão mergulhado em queijo derretido com o recheio da carne a escolha do cliente. Diferente e gostoso.

Diferente e gostosa também era a cerveja amanteigada. Sim, ela era o maior sucesso da Magic Con, com filas enormes para adquirí-la. Haviam duas opções: a que era completada com guaraná e não era alcoólica e a que era completada com cerveja preta e continha álcool. A cerveja amanteigada era oferecida pela Sala Precisa, o primeiro bar temático de Harry Potter de Porto Alegre, com uma decoração incrível que vale a visita tanto daqueles que são fanáticos por Harry Potter e seus amigos quanto para aqueles que são apenas curiosos por novos tipos de estabelecimentos e drinques. 

Também era possível tirar fotos como se você fosse uma figurinha que vem junto com os famosos sapos de chocolate que as crianças de Hogwarts costumam comer no trem expresso para a escola todos os anos. Fui no evento com minha comadre Laura Heemann e o meu afilhado Arthur e todos nós nos divertimos muito, mesmo o Arthur que, diferente de mim e da Laura, não conhecia o universo de J. K. Rowling. Evento aprovadíssimo por todos, encontrei outros amigos por lá que também estavam curtindo muito. Que venham mais Magic Cons para que consigamos derrotar a tirania daquele-que-não-deve-ser-nomeado também no Brasil. 

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.