atualidades, destaque, fique de olho, quadrinhos, Quadrinhos Comparados
Comentários 4

Mulher-Maravilha: A Embaixadora Invisível

A incrível história da personagem que é embaixadora em suas histórias, mas foi demovida de seu cargo na vida real. Preste atenção na história da Mulher-Maravilha: A Embaixadora Invisível.

awwcartazVocês se lembram que lá em outubro a Mulher Maravilha foi anunciada como a Embaixadora Honoraria do Emponderamento de Mulheres e Meninas na ONU?? Pois bem, eu fiquei extremamente feliz com a noticia, mas aparentemente só eu fiquei feliz com isso, por que outras 44.000 pessoas se sentiram incomodadas com a escolha dela para o cargo e a ONU resolveu retirar o título de Diana esse mês.

A maioria das justificativas de quem era contra a Mulher Maravilha veio de mulheres e elas alegaram que a escolha de uma mulher que na maioria de suas aparições é sexualizada como uma idealização masculina não é uma boa escolha para o cargo, e se formos parar para pensar na sexualização de personagens femininas nos quadrinhos, esse ponto é valido!!

awwchatas

Outro ponto foi a não escolha de uma mulher real, mas sim uma personagem fictícia. Considerando o histórico da ONU de escolher personagens para representar uma ideia (Sininho Embaixadora do Verde e o Ursinho Puff Embaixador da Amizade) esse ponto cai por terra, e mesmo que tenhamos grandes mulheres que poderiam representar essa causa e diversas embaixadoras reais na instituição, uma personagem icônica e facilmente reconhecida como a Mulher Maravilha se encaixa muito bem no cargo.

<> at United Nations on October 21, 2016 in New York City.

Generated by IJG JPEG Library

Precisamos lembrar que  nos quadrinhos, um dos papéis de Diana Prince é esse mesmo: uma embaixadora da ONU. Ela representa os da ilha paraíso de Themiscyra no mundo do patriarcado. Muitas e muitas histórias versaram sobre isso, inclusive uma memorável, escrita e desenhada por Phil Jimenez em que Lois Lane entrevista a Mulher-Maravailha expondo o seu dia-a-dia para os leitores do Planeta Diário.

awwunQuando anunciaram a personagem para o cargo, sinceramente, eu fiquei extremamente feliz!! Com 75 anos de história e mesmo com alguns deslizes inevitáveis ao longo dela, a personagem é um dos maiores ícones da cultura pop e foi criada justamente para representar as mulheres, se tornar esse simbolo era um passo orgânico para a Mulher Maravilha.

awwpremioA campanha estava muito bonita por parte da ONU, mas infelizmente ela teve um fim. Como eu disse, um dos pontos levantados por quem quis outra pessoa no cargo é extremamente valido justamente não tiro delas o seu direito, mas quero contar uma historinha para vocês: Eu tenho uma priminha de 6 anos, ela nunca leu uma revista da Mulher Maravilha ou a viu em algum desenho, mesmo assim, ela tem uma fantasia da personagem (com tiara, cinto e braceletes feitos por mim) e um carrinho da personagem. Ela ainda não sabe o que é emponderamento e nem mesmo a importância que isso tem, mas de um modo inexplicável ela conhece a Mulher Maravilha há anos e nas suas brincadeira ela sempre é a personagem, por que sabe que ela é forte e inteligente, se isso não for um simbolo digno para um cargo honorário, eu não sei o que é.

4 comentários

  1. SJW são loucos&loucas q não conseguem concordar com nada q não seja seu modo de ver o mundo. Não, não é válido a justificativa q ela usa pouca roupa, pq nem sempre ela está de pouca roupa. E + : Esconder o corpo então faria dela mais mulher? Ou só outra feminista sem cérebro? Burca seria o melhor traje?

    Curtir

  2. Sei lá, não tenho uma opinião concreta sobre o tema, mas ainda me parece um pouco de preconceito sobre quadrinhos: coisa de crianças ou de marmanjos babões que não cresceram. Leio pouca coisa da DC, mas sempre achei a personagem em pé de igualdade com qualquer outro herói, seja homem ou mulher.

    Curtir

  3. Fiquei triste com essa notícia, o que o João falou é verdade, desde criança leio Mulher Maravilha, Batgirl, (além de X-Men) etc… e essas personagens sempre foram um modelo de coragem, honra, defesa e respeito ao próximo, e quando tiver uma filha essas histórias, espero eu, serão também modelo para ela.

    Pena que as pessoas no mundo real fazem questão de distorcer tudo por uma “causa”.

    Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.