Afinal, Por Que Alan Moore é Chamado de Mago?

Você já deve ter visto em muitos textos que falam sobre o roteirista de quadrinhos Alan Moore que ele é referido como o “mago de Northampton”, ou ainda “o mago dos quadrinhos”, ou “o mago do caos”. Mas por que ele é referido assim e que tipo de magia ele pratica? Será magia negra, será magia branca, será que ele fuma e vê duendes e gnomos? Será que ele pratica rituais satânicos imolando bodes e cabras? Ou será que ele gosta de se apresentar em festas infantis tirando coelhinhos da cartola? Agora você vai saber!

No quadrinho de Promethea, em determinada parte a garota precisa transar com um velho mago para obter conhecimento. Alan Moore disse, em algumas entrevistas, que esse mago representava ele. O que Moore apresenta sobre magia em Promethea é mais ou menos o que ele pensa sobre ela: que magia é transformação. E tudo aquilo capaz de transformar uma pessoa, como objetos artísticos, como os quadrinhos ou instalações de arte, livros e filmes, ou até séries de super-heróis, são objetos mágicos com uma transformação inerente dentro deles. Mas vou deixar vocês com o discurso que Moore fez no documentário sobre a sua obra chamado “The Mindscape of Alan Moore”:

apoprometheaÉ importante que a história soe real ao nível humano, embora nunca tenha acontecido. Existe alguma confusão sobre o que é realmente mágico. Acho que isso pode ser esclarecido olhando para as descrições mais antigas de magia. A magia em suas formas mais primitivas é normalmente designada como “arte”. Acho que isso é bastante literal. Eu acredito que a magia é arte e que a arte, quer por escrito, música, escultura ou qualquer outro meio é literalmente mágica.

A arte é, como mágica, a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens para realizar mudanças na consciência. A verdadeira linguagem da magia trata tanto da escrita como de arte e também sobre o sobrenatural. Um grimório, por exemplo, um livro de feitiços, é uma forma elegante de falar sobre a gramática. Conjurar um encantamento é somente encantar, manipular palavras para mudar a consciência das pessoas. Então eu acho que um artista ou escritor é a coisa mais próxima que você vai ter de um xamã no mundo contemporâneo.

ALAalan

Acredito que cada cultura deve ter vindo de um culto. Originalmente, todas as facetas da nossa cultura, sejam as ciências ou das artes eram territórios dos xamãs. O fato de que agora esse poder mágico degenerou ao nível de entretenimento barato e manipulação é uma tragédia. Atualmente, aqueles que utilizam Xamanismo e Magia para moldar a nossa cultura são os anunciantes.

Ao invés de acordar as pessoas, Xamanismo se tornou a droga usada para tranquilizar as pessoas, para torná-las mais maleáveis. A sua caixa mágica, a televisão, com suas palavras mágicas, seus slogans, pode fazer com que todos no país pensem nas mesmas palavras e tenham os mesmos pensamentos banais exatamente ao mesmo tempo. Em toda a magia há um componente linguístico incrivelmente grande. A tradição mágica dos bardos os colocava em um lugar mais alto e mais temível do que o de um mago.

Moore, moore, moore... How do you like your love?

Um mago pode amaldiçoar, o que pode fazer com que suas mãos movam-se graciosamente ou com que você tenha um filho com uma perna de madeira. Um bardo não te amaldiçoaria, faria uma sátira, coisa que poderia destruí-lo. Se fosse uma sátira brilhante, não apenas te destruiria aos olhos de seus parceiros, mas te destruiria também aos olhos de sua família e te destruiria para seus próprios olhos. E se fosse uma sátira finamente trabalhada, inteligente o suficiente para sobreviver e ser lembrado por décadas, até séculos, então anos depois de sua morte, as pessoas ainda a leriam e ririam de ti, de tua ruína e do teu absurdo. Os escritores e pessoas que podiam comandar palavras eram respeitados e temidos como pessoas que manipulavam a magia.

Nos últimos tempos, acho que os artistas e escritores têm permissão para serem vendidos ao longo do rio. Aceitaram a crença predominante que a arte e a escrita são apenas formas de entretenimento. Não são vistas como forças transformadoras que podem mudar uma pessoa e uma sociedade. São vistas simplesmente como entretenimento, coisas com as quais podemos preencher 20 minutos ou meia hora de nosso tempo enquanto esperamos morrer.

MUMmage

Não é o trabalho de um artista dar ao público o que o público quer. Se o público soubesse o que o público quer, deixariam de ser público, seria o artista. É o trabalho de um artista dar ao público o que ele precisa.


Um pouco desse pensamento de Alan Moore, acabamos discutindo num post anterior que fala sobre a Magia e o feitiço do Colecionismo que você pode ler no link.

Você também pode ver o que o rival de Alan Moore, Grant Morrison pensa sobre a magia.

E também pode ver o que os escritores ingleses têm em comum que os levaram a  encarar a magia como parte importante das suas obras.


O texto foi retirado de uma postagem do Medium por zhiohm.

Anúncios

3 comentários sobre “Afinal, Por Que Alan Moore é Chamado de Mago?

  1. Acho muito interessante essa visão do Moore, e o que realmente fez eu me apaixonar por quadrinhos foi a capacidade de transformação que algumas obras específicas poderiam trazer.

    Curtir

  2. O MAGOBARDO DE NORTHAMPTON “DOES KNOW THE SCORE” !!!

    VENDA GIBIS E LIVROS raros, posters,fotos de cinema, albuns, fanzines,memorabilia etc contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    ENTROU HOJE ARTES ORIGINAIS, JERUSALÉM,A NOVA OBRA-PRIMA DE ALANMOORE; BIG NUMBERS E BROUGHT TO LIGHT DE MOORE E BILL/ ARTBOOK AUTOGRAFADO DE BILL SIENKIEWICZ., ARTE AUTOGRAFADA POR ALAN MOORE , Artes E Quadrinhos (paginas originais) de MOZART COUTO, WATSON PORTELA, RODVAL MATIAS ….raridades da EBAL(UM HOMEM UMA AVENTURA) da Meriberica, Bertrand…MATERIAL RARO DE STAR WARS …LIVROS RARÍSSIMOS – E MUITA COISA BOA…

    https://www.facebook.com/groups/1475413186092804/

    ANIMATOR-S SURVIVAL KIT 16 dvds raros – mais de 10 horas com praticamente tudo sobre a arte da Animação – ( KIT DE SOBREVIVENCIA DOS ANIMADORES -) animes,mangás, hentais, tokusatsus…
    dvds raros de desenho ,arte,animação, Quadrinhos (cursos, entrevistas raras, documentarios etc) escultura, anatomia,design..
    revistas em quadrinhos raras – peçam listagem.. DVDs de Cursos de Desenho, de Quadrinhos e de Escultura…
    magobardo@yahoo.com

    JOSE CARLOS NEVES – MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER…(VEJA MEU PERFIL)

    abaixo, modesto desenho meu..mais no ALBUM (lá tem também minhas esculturas, maquetes de naves, replicas de armas etc)

    meus desenhos,maquetes,esculturas,replicas de armamentos.. https://www.facebook.com/ARTE-Fant%C3%A1stica-193897540981420/

    NOSSA “LOJA VIRTUAL” : https://memoria-tv-cinema.loja2.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.