Quem é Sina (Destiny) e Qual Sua Importância para o Futuro dos X-Men?

Recentemente, nas minisséries House of X e Powers of X, escritas por Jonathan Hickman, a mutante Sina, também conhecida em inglês como Destiny, teve um papel importante ao convencer Moira MacTaggert a assumir um papel que fizesse a diferença perante a raça mutante. Mas quem é Sina e o que ela tem a ver com o futuro dos X-Men? Qual o seu papel no painel geral das equipes mutantes, uma vez que ela influenciou o destino dos X-Men ao se tornar uma longeva amante da mutante Mística, que pode alterar sua forma? Vamos falar um pouco mais sobre Sina e seu envolvimento com Mística, a Irmandade de Mutantes e os X-Men.

É verdade que Sina sempre atuou nas sombras, afinal, o seu poder, a precognição, ou seja, ter a capacidade de revelar partes do futuro, não servia muito em combate. Enquanto outros como Blob, Pyro e Avalanche atuavam na linha de frente, Sina funcionava para a Irmandade de Mutantes, muito mais que uma líder de campo, como era Mística. Sina estava mais para uma Líder Visionária, aquela que inspirava os demais, aquela que falava de suas visões de futuro e, assim guiava suas ações e os motivava.

DESbrotherhood

Sina nasceu como Irene Adler em Viena, na Áustria ainda no final do século XIX, onde através de seu poder de precognição conseguiu acumular uma grande fortuna. Algum tempo depois, se encontrou com Raven Darkhölme, uma alemã que podia mudar de forma, mas cuja aparência real era de uma pele azul com olhos amarelos. De olho no poder mutante de Raven, que mais tarde viria a se chamar Mística, Irene Adler contrata Raven Darkhölme como sua detetive. Juntas, então, poderiam alavancar o poder que tanto desejavam para se tornarem influentes, mesmo sendo mutantes, e passarem despercebidas como tal. Sina contratou Raven com dois objetivos: decifrar os tomos de suas profecias e garantir que a pior delas – nunca revelada – se tornasse real.

DEScoupledance

O tempo foi passando e a espécie mutante foi desabrochando e amadurecendo, o que também desabrocha era o interesse romântico entre Irene e Raven. Um romance que seria mal visto pela sociedade, por ser o romance entre duas mulheres, mas através dos poderes de visão de futuro e de mudança de aparência, as duas poderiam se livrar de qualquer enrascada envolvendo seus papéis de sexualidade e de gênero. Contudo, uma coisa ameaçava o romance entre as duas. E não eram seus inimigos, os humanos, muito menos os X-Men. Era a idade avançada de Irene Adler. A idade não afetava Mística, porque com seus poderes de alterar sua forma, também poderia suprimir seu envelhecimento, como uma espécie de fator de cura também presente em Wolverine e Dentes de Sabre. 

DESmarvelun

Na história da cronologia da Marvel, Sina e Mística, ambas criadas por Chris Claremont sempre tiveram um relacionamento velado, por baixo dos panos, mas bem direto nos olhos dos leitores. Era possível perceber nas histórias dos X-Men as nuances da homoeroticidade e homoafetividade entre as duas da mesma forma que as roupas do Clube do Inferno denotavam suas práticas sadomasoquistas. Contudo, nas páginas dos quadrinhos isso nunca era exibido de forma explpicita. Os leitores só foram confirmar suas suspeitas quando Claremont mostrou em X-Treme X-Men que as duas tiveram um duradouro relacionamento. Mas nada de afeto entre elas nas imagens das histórias. Isso só mudou esse ano, 2019, quando Mark Waid e Javier Fernandez trouxeram nas páginas de Origins of The Marvel Universe, beijos e abraços entre as duas.

O Beijo da Mulher-Vampira!
O Beijo da Mulher-Vampira!

Mística e Sina também acabaram adotando a garota Anne-Marie, que viria a se chamar Vampira. O casal de mutantes acolheu a menina quando fora abandonada por sua família, que não sabia lidar com seus poderes de absorção de memórias e habilidades através do toque de sua pele nua. Outros detalhes sobre Irene Adler é que ela ficou cega após ter passado um ano inteiro apenas escrevendo os tomos de suas profecias. Depois que Sina morreu, Mística começou a enlouquecer cada vez mais e se tornar mais psicótica, além dos limites da ética e da moral humanas, retornando a uma onda de manipulações e assassinatos, que estava envolvida antes de ter o respaldo de Irene Adler. 

DESdie

Sina também participou do projeto Útero Negro, em Alamogordo, que tinha como intenção aumentar a presença de mutantes no mundo e, talvez, descobrir a imortalidade. Foram seus colegas nestas pesquisas o pai de Xavier, Brian, e o pai de Cain Marko, o Fanático que se chamava Kurt Marko. Aparentemente o Senhor Sinistro, sob a forma do Doutor Nathan Milbury também estava envolvido no projeto, bem como uma misteriosa mutante que tinha, por sinal, o nome de Útero Negro também. Claremont também havia planejado que Sina iria ser a mãe do x-man Noturno. Mística, com seu poder de transmorfismo, seria o seu pai. Mas a terrível saga Draco, de Chuck Austen desfez essa possibilidade dando a maternidade de Noturno à Mística e a paternidade ao demônio Azazel. 

CANfuturepast

Na cronologia dos leitores, Irene Adler surgiu como uma integrante da Irmandade de Mutantes de Mística, em histórias das super-heroínas Miss Marvel e Cristal e, depois, nos X-Men. Seus poderes ajudavam a Irmandade a se safar e escapar da prisão pelos X-Men. Sina teve um papel de destaque na saga Dias de Um Futuro Esquecido. É ela que diz à Mística que a Irmandade de Mutantes precisa matar o Senador Robert Kelly para garantir um futuro bom para os mutantes e evitar algo tenebroso para eles no que vinha à frente. Mas a intervenção de uma Kitty Pryde mais velha no corpo de seu eu mais novo impede que Mística e seus aliados assassinem Kelly e isso muda todo o curso da história. Kelly não promulga mais a lei de Registro de Mutantes e o futuro de Dias de um Futuro Esquecido é evitado. Será que Sina sabia disso o tempo todo? Ao que parece, sim.

Outra saga em que Sina teve grande destaque foi A Queda dos Mutantes, quando a Irmandade de Mutantes, agora chamada Força Federal (Freedom Force, agora com Espiral e a Mulher-Aranha Julia Carpenter em suas fileiras) é chamada para salvar os X-Men. A equipe mutante se encontra no Ninho da Águia, a base de Forge em Dallas e enfrenta a ameaça interdimensional do Adversário. Sina, então prevê que os X-Men vão morrer e ativa sua equipe para evitar esse destino. Mas não conseguem penetrar no prédio, envolto por uma tempestade dimensional. Os X-Men, então, são dados como mortos. Mas na verdade eles haviam atravessado o místico Portal do Destino, fornecido por Roma, a guardiã omniversal e começam uma vida nova nos desertos australianos. 

DESfall

Enquanto todos pensavam que os X-Men estavam mortos, Forge e Banshee construíam uma nova equipe de mutantes com base na Ilha Muir, a ilha de pesquisas da cientista Moira MacTaggert. Sina, mais uma vez, convoca a Força Federal para ir até a Ilha Muir e assassinar outra pessoa que prejudicaria o futuro dos mutantes: Moira MacTaggert. Contudo, a Força Federal imagina que estão indo até a ilha para defendê-la do ataque dos ciborgues carniceiros. As motivações de Sina só são reveladas por Hickman anos mais tarde. Depois de uma luta com os X-Men de Forge e Banshee, Sina e Pyro, que iriam matar a cientista, são surpreendidos por uma variável não planejada: o filho de Charles Xavier, o mutante superpoderoso Legião, David Haller. 

DESuncanny255

David, então, mata Sina e a impede de concluir a sua previsão que salvaria a espécie mutante. David via Moira como uma espécie de mãe para ele, que cuidou de sua mente quando tanto seu pai, Xavier, como sua mãe, a embaixadora israelense Gabrielle Haller estavam ausentes. Daí a importância de Moira também em outra saga, Era do X, como a grande vilã. No retconning feito por Jonathan Hickman, Sina avisa Moira sobre seus poderes de ressuscitar cada vez numa continuidade diferente e que ela devia prestar mais atenção na espécie mutante e lutar por ela. Senão ela voltaria a perseguí-la. 

DEShouseofx

Mas mesmo morta, Sina continua tendo papeis importantes na vida dos X-Men. Ela foi uma chave fundamental para desbloquear a realidade da Era do Apocalipse, inventada por Legião, ao matar por engano seu pai, Charles Xavier no lugar de Magneto. A partir de Sina foi possível reverter a Era do Apocalipse para a realidade 616 normal da Marvel. Da mesma forma, seu papel foi fundamental na saga Necrosha, quando a rainha negra do Clube do Inferno, Selene, reviveu todos os mutantes mortos. Sina reapareceu na Ilha Muir junto com o mutante superpoderoso Proteus, filho de Moira MacTaggert. De alguma forma, Sina estava livre da influência maligna de Selene que transformava os mutantes em zumbis. Sina conversa com Vampira, sua filha adotiva, e ajuda a sua equipe a conter Proteus. 

A revista X-Treme X-Men, no início dos anos 2000 começou com a premissa de que a equipe de Tempestade iria lidar com a procura e leitura dos Diários de Sina. Estes livros eram uma coleção de treze volumes que iria revelar o futuro da raça mutante. A partir dos dois volumes que já estavam em sua posse, os X-Men de Tempestade não deviam apenas encontrar os volumes restantes, deveriam também decodificar os mesmos, porque cada um deles possuía um sistema de códigos diferentes. Contudo, apesar de a trama ser muito antecipada, acabou sendo abandonada por Chris Claremont que era o responsável pela revista. 

DESdiaries

Como vimos tanto nas minisséries House of X/Powers of X e Origins of Marvel Universe, e em outros lugares da cronologia Marvel, a importância e a influência de Irene Adler, a Sina,não acabou com sua morte. Por ser uma mutante precognitiva, ela mesma sabia de seu fim, e elaborou um plano para que tudo acontecesse como previsto e ainda mudou o destino da raça mutante ao fazer o aviso/ameaça a Moira MacTaggert. Por isso, creio que ainda vamos ouvir falar muito das previsões de Sina nas histórias dos X-Men e da Marvel.

DESnecrosha

2 comentários sobre “Quem é Sina (Destiny) e Qual Sua Importância para o Futuro dos X-Men?

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.