Consertando Uma Complicada Cronologia: X-Men – Grand Design #1, de Ed Piskor

Essa semana chegou às comic shops um lançamento dos mutantes que eu estava esperando muito. Se chama X-Men Grand Design e é escrita e desenhada por Ed Piskor, um quadrinista indie que contou a história do Hip-Hop Americano. A proposta de X-Men Grand Design é a de recontar os primeiros 30 anos dos X-Men através de uma minissérie que una as pontas de sua cronologia alquebrada e complicada, de modo que faça sentido. Essa missão que Ed Piskor e faz muito bem em X-Men Grand Design.

X-Men Grand Design será uma minissérie de seis edições com 42 páginas cada uma, contando os 30 primeiros anos de história dos X-Men, ou seja, de 1963 e 1993. A série vencedora do prêmio Eisner de Piskor, Hip Hop Genealogia (Hip Hop Family Tree), é um relato histórico da cultura Hip Hop e os artistas que moldaram o gênero. Piskor além de colaborar com antologias como American Splendor, de Harvey Pekar, também é formado pela Joe Kubert School. Entre seus trabalhos publicados no Brasil está The Beats, uma coletânea, em que junto com outros artistas ele conta a história do movimento Beat e seus nomes mais proeminentes.

XGDed-piskor
O autor Ed Piskor

O estilo de Piskor em todas suas HQs é algo bem retrô, tentando deixar seus trabalhos com um clima vintage. Mas no caso de Grand Design isso é mais acentuado. Ele está presente desde a capa, emulando um papel antigo, como nas páginas internas, o layout das páginas, as letras feitas por ele mesmo, as cores antigas, enfim, tudo alude a passado e História com H maiúsculo sendo contada. Para se ter uma ideia, Grand Design começa com o Vigia conversando com um registrador rigeliano sobre o grande destino que aguarda aos integrantes dos X-Men.

05

Piskor explica que a histeria com os mutantes começou quando Namor submergiu Nova York nos anos 40 e aquilo deixou cicatrizes nos americanos. Os pais de Charles Xavier, Sharon e Brian teriam trabalhado num invento para secar a cidade, que lidava com muita radiação. Essa patente foi comprada pelas Indústrias Stark. Mas a exposição à radiação desses pais fez com que eles se tornassem irradiados e seu filho, Charles, nasceu mutante.   que estão ligados aos Xavier e Stark.

06

Magneto, Wolverine e Capitão América estão envolvidos na próxima cena, em que Magneto usa o escudo do Capitão para se livrar dos nazistas, ao controlá-lo magneticamente. No Egito, em peregrinação, Xavier luta contra o Rei Das Sombras para libertar uma jovem Tempestade. Posteriormente, Charles Xavier fica paralítico depois de Cain Marko se transformar em Fanático e não numa luta contra Lúcifer, como conta a cronologia normal.

32

Xavier conhece Magneto em um clínica para sobreviventes do holocausto em Israel. O relacionamento de Xavier, Magnus e Gabrielle Haller(a mãe de Legião), mostrado  lembra muito o relacionamento entre Carl Gustav  Jung, Sigmund Freud e Sabina Spielrein. O autor dá a entender que Gabrielle teria engravidado por pensamento de Xavier – santa grávida de Taubaté, Batman! -, o que explicaria a mente fraturada de David Haller, o Legião.

25

O surgimento dos poderes de Jean Grey teriam despertado o interesse da Força Fênix para o planeta Terra. Os shiars, sapientes dos movimentos da Fênix, teriam tomado providências para detê-la. Ao irem atrás de Jean Grey, os shiars se defrontam com o avião de Christopher e Katie Summers, os pais de Ciclope e Destrutor. Eles destróem o avião deixando Scott e Alex Summers dividindo um mísero paraquedas. Christopher Summers, ao se tornar prisioneiro dos Shiars, acaba se tornando o Corsário e formando a equipe dos Piratas Siderais. Na primeira manifestação de seus poderes, Ciclope teria lançado uma rajada óptica que destruiu um bully ao meio.

26

O grupo anti mutante A Direita, capitalizado por Warren Worthington, o Anjo, através de seu amigo cof cof Cameron Hodge, seria formado por outros odiadores de mutantes como Donald Pierce, do Clube do Inferno, Larry e Bolívar Trask (criadores dos Sentinelas), o Doutor Stephen Lang (do projeto Armaggedon), e o então prefeito Robert Kelly. Eles criaram uma alcunha e uniformes para Warren, que se chamaria Anjo Vingador. Também bolaram o gás nocaute, para por os criminosos para dormir. mas quando se descobriu que o gás nocaute tinha efeitos colaterais, o Anjo abandonou Hodge até ser recrutado por Xavier para participar dos X-Men.

33

Jean Grey faz sua estreia nos X-Men ao libertar o Fera do El Conquistador. Ela vinha sido treinada secretamente por Charles Xavier. E, enquanto Moira McTaggert reprimia Charles Xavier por conter os poderes de Jean Grey, ela fazia o mesmo com Legião, sem saber quem ele era, na Ilha Muir. Enquanto os X-Men trabalham humanitariamente, inimigos como Magneto e a Irmandade de Mutantes, Mesmero, Blob e Unus, o intocável se aproximam deles, o que dá vasão para nosso próximo número de X-Men Grand Design!!!

X-Men-Grand-Design-issue-1-thru-6-tapestry

Por fim, vale explicar o nome da série, Grand Design, não significa apenas “grande desenho”, como poderíamos pensar. Talvez uma tradução mais legal fosse X-Men: Grandes Desígnios, onde desígnios aqui significaria destino, plano, esquema e, em certa proporção, desenho. A história é planejada para acabar com dias de um futuro esquecido, o seja, o fim dos X-Men, que imagino que aconteceria caso nada fosse feito com a Lei de Registro de Mutantes. Ou seja, grandes emoções aguardam os fãs dos mutantes nessa série. E eu não vou perder. E vocês???

 

Anúncios

8 comentários sobre “Consertando Uma Complicada Cronologia: X-Men – Grand Design #1, de Ed Piskor

  1. Eu adorei a proposta da série (uma brisa de ar fresco depois dos cancelamentos da Marvel…) xD Mas tô com receio de me confundir porque a cronologia dos X-Men é um negócio que sempre me confundo kkk Vou dar uma olhada depois… Valeu pela dica!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s