arte, destaque, fique de olho, História dos Quadrinhos, música, quadrinhos, Resenhas
Comentários 9

Consertando Uma Complicada Cronologia: X-Men – Grand Design #1, de Ed Piskor

Essa semana chegou às comic shops um lançamento dos mutantes que eu estava esperando muito. Se chama X-Men Grand Design e é escrita e desenhada por Ed Piskor, um quadrinista indie que contou a história do Hip-Hop Americano. A proposta de X-Men Grand Design é a de recontar os primeiros 30 anos dos X-Men através de uma minissérie que una as pontas de sua cronologia alquebrada e complicada, de modo que faça sentido. Essa missão que Ed Piskor e faz muito bem em X-Men Grand Design.

X-Men Grand Design será uma minissérie de seis edições com 42 páginas cada uma, contando os 30 primeiros anos de história dos X-Men, ou seja, de 1963 e 1993. A série vencedora do prêmio Eisner de Piskor, Hip Hop Genealogia (Hip Hop Family Tree), é um relato histórico da cultura Hip Hop e os artistas que moldaram o gênero. Piskor além de colaborar com antologias como American Splendor, de Harvey Pekar, também é formado pela Joe Kubert School. Entre seus trabalhos publicados no Brasil está The Beats, uma coletânea, em que junto com outros artistas ele conta a história do movimento Beat e seus nomes mais proeminentes.

XGDed-piskor

O autor Ed Piskor

O estilo de Piskor em todas suas HQs é algo bem retrô, tentando deixar seus trabalhos com um clima vintage. Mas no caso de Grand Design isso é mais acentuado. Ele está presente desde a capa, emulando um papel antigo, como nas páginas internas, o layout das páginas, as letras feitas por ele mesmo, as cores antigas, enfim, tudo alude a passado e História com H maiúsculo sendo contada. Para se ter uma ideia, Grand Design começa com o Vigia conversando com um registrador rigeliano sobre o grande destino que aguarda aos integrantes dos X-Men.

05

Piskor explica que a histeria com os mutantes começou quando Namor submergiu Nova York nos anos 40 e aquilo deixou cicatrizes nos americanos. Os pais de Charles Xavier, Sharon e Brian teriam trabalhado num invento para secar a cidade, que lidava com muita radiação. Essa patente foi comprada pelas Indústrias Stark. Mas a exposição à radiação desses pais fez com que eles se tornassem irradiados e seu filho, Charles, nasceu mutante.   que estão ligados aos Xavier e Stark.

06

Magneto, Wolverine e Capitão América estão envolvidos na próxima cena, em que Magneto usa o escudo do Capitão para se livrar dos nazistas, ao controlá-lo magneticamente. No Egito, em peregrinação, Xavier luta contra o Rei Das Sombras para libertar uma jovem Tempestade. Posteriormente, Charles Xavier fica paralítico depois de Cain Marko se transformar em Fanático e não numa luta contra Lúcifer, como conta a cronologia normal.

32

Xavier conhece Magneto em um clínica para sobreviventes do holocausto em Israel. O relacionamento de Xavier, Magnus e Gabrielle Haller(a mãe de Legião), mostrado  lembra muito o relacionamento entre Carl Gustav  Jung, Sigmund Freud e Sabina Spielrein. O autor dá a entender que Gabrielle teria engravidado por pensamento de Xavier – santa grávida de Taubaté, Batman! -, o que explicaria a mente fraturada de David Haller, o Legião.

25

O surgimento dos poderes de Jean Grey teriam despertado o interesse da Força Fênix para o planeta Terra. Os shiars, sapientes dos movimentos da Fênix, teriam tomado providências para detê-la. Ao irem atrás de Jean Grey, os shiars se defrontam com o avião de Christopher e Katie Summers, os pais de Ciclope e Destrutor. Eles destróem o avião deixando Scott e Alex Summers dividindo um mísero paraquedas. Christopher Summers, ao se tornar prisioneiro dos Shiars, acaba se tornando o Corsário e formando a equipe dos Piratas Siderais. Na primeira manifestação de seus poderes, Ciclope teria lançado uma rajada óptica que destruiu um bully ao meio.

26

O grupo anti mutante A Direita, capitalizado por Warren Worthington, o Anjo, através de seu amigo cof cof Cameron Hodge, seria formado por outros odiadores de mutantes como Donald Pierce, do Clube do Inferno, Larry e Bolívar Trask (criadores dos Sentinelas), o Doutor Stephen Lang (do projeto Armaggedon), e o então prefeito Robert Kelly. Eles criaram uma alcunha e uniformes para Warren, que se chamaria Anjo Vingador. Também bolaram o gás nocaute, para por os criminosos para dormir. mas quando se descobriu que o gás nocaute tinha efeitos colaterais, o Anjo abandonou Hodge até ser recrutado por Xavier para participar dos X-Men.

33

Jean Grey faz sua estreia nos X-Men ao libertar o Fera do El Conquistador. Ela vinha sido treinada secretamente por Charles Xavier. E, enquanto Moira McTaggert reprimia Charles Xavier por conter os poderes de Jean Grey, ela fazia o mesmo com Legião, sem saber quem ele era, na Ilha Muir. Enquanto os X-Men trabalham humanitariamente, inimigos como Magneto e a Irmandade de Mutantes, Mesmero, Blob e Unus, o intocável se aproximam deles, o que dá vasão para nosso próximo número de X-Men Grand Design!!!

X-Men-Grand-Design-issue-1-thru-6-tapestry

Por fim, vale explicar o nome da série, Grand Design, não significa apenas “grande desenho”, como poderíamos pensar. Talvez uma tradução mais legal fosse X-Men: Grandes Desígnios, onde desígnios aqui significaria destino, plano, esquema e, em certa proporção, desenho. A história é planejada para acabar com dias de um futuro esquecido, o seja, o fim dos X-Men, que imagino que aconteceria caso nada fosse feito com a Lei de Registro de Mutantes. Ou seja, grandes emoções aguardam os fãs dos mutantes nessa série. E eu não vou perder. E vocês???

 

9 comentários

  1. Eu adorei a proposta da série (uma brisa de ar fresco depois dos cancelamentos da Marvel…) xD Mas tô com receio de me confundir porque a cronologia dos X-Men é um negócio que sempre me confundo kkk Vou dar uma olhada depois… Valeu pela dica!!!

    Curtir

  2. Pingback: 10 HQs que mudaram a história do mundo dos quadrinhos

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.