5 HQs, cinema, destaque, quadrinhos
Comentários 7

5 Histórias com Apocalipse para Ler Antes do Novo Filme dos X-Men

Quem é Apocalipse? Ele é o primeiro mutante da face da Terra, chamado Em Sabah Nur, ele reinou no Egito antigo por anos e foi responsável pela construção das pirâmides. Ele acredita na sobrevivência dos mais fortes, ou seja, os humanos devem perecer em prol dos mutantes. Sempre que surge, ele vem acompanhado de seus Cavaleiros do Apocalipse, que já foram muitos personagens importantes como Arcanjo, Caliban, Solaris, Rapina, Gambit, Hulk e até o próprio Wolverine! Tirando a óbvia saga A Era do Apocalipse, que mostra um mundo alternativo dominado pelos mutantes e pelo vilão, separei aqui algumas histórias importantes com Apocalipse para serem lidas antes do filme:

APOcapa


 

APOquedaA QUEDA DOS MUTANTES

Aqui se dá a primeira aparição de Apocalipse nas histórias mutantes. É o começo das histórias do X-Factor Original – composto pelos X-Men originais – e o Anjo havia perdido recentemente as suas asas em um acidente forjado por seu “amigo” Cameron Hodge. O Anjo então, procura Apocalipse que o transforma, dotando-o de assas metálicas que disparam dardo atordoantes e ele passa a responder como Morte, o primeiro Cavaleiro do Apocalipse. Cabe ao que sobrou do X-Factor enfrentar o vilão e seus Cavaleiros.


 

APOcarrascoA CANÇÃO DO CARRASCO

Alguém atirou no Professor Xavier e tudo indica que foi Cable. Agora, Xavier está em coma e precisa que seus pupilos, os X-Men, o X-Factor e a X-Force partam em busca de Cable para curar o Professor. Porém, no caminho os X-Heróis ficam sabendo de Conflyto, o líder da Frente de Libertação Mutante e clone de Cable, que quer vingança contra Apocalipse, o que leva os X-Men e sua trupe a se unirem ao vilão egípcio. Ao mesmo tempo, Conflyto libera o Vírus Legado na Atmosfera, causando a contaminação de alguns mutantes, numa doença sem cura. Segue-se uma enorme batalha na Lua envolvendo Apocalipse, Ciclope, Jean Grey, Cable e Conflyto.


 

APOriseA ASCENSÃO DE APOCALIPSE

Uma minissérie originalmente escrita em quatro edições, conta como Apocalipse surgiu e como se tornou de escravo a um mutante superpoderoso capaz de governar o Egito. Nascido Em Sabah Nur, para Apocalipse completar sua missão de domínio do mundo antigo ele terá de passar por cima do faraó Rama Tut, que não é ninguém mais ninguém menos que uma versão passada de Kang, o Conquistador, um dos maiores inimigos dos Vingadores. De quebra, Apocalipse também precisará enfrentar o Quarteto Fantástico!


 

APOtwelveA SAGA DOS DOZE

Desde que Ciclope entregou seu filho Nathan para os Askanis, para que eles o curassem do vírus tecnorgânico – e vindo a se tornar Cable quando adulto, foi profetizado que doze mutantes poderosos seriam capazes de derrotar Apocalipse. Durante essa saga, vemos Apocalipse capturar esse mutantes poderosos para construir uma máquina capaz de garantir poder suficiente a ele para dominar o mundo. A ligação desta máquina provoca realidades alternativas numa microssaga chamada As Eras de Apocalipse, porém, para evitar tudo isso, um x-man precisa se sacrificar, e o escolhido da vez é Ciclope, que acaba se fundindo com Apocalipse para que os X-Men dêem cabo dele. Foi nessa saga que Wolverine se tornou Morte, o principal Cavaleiro do Apocalipse.


 

APOcableA FASE DE JOE CASEY E JOSÉ LADRONN EM CABLE

O quêêê? Eu não acredito, Guilherme, que você está me indicando pra ler a revista do Cable. Bem, o que eu tenho para responder a você é que esta é A fase do Cable. Uma fase para a todas dominar. Explico. Aqui encontramos um Cable já definido, que sabe que a missão de sua vida é derrotar Apocalipse e ele está se preparando para isso. Temos os personagens coadjuvantes Dominó, a garçonete Stacy, por quem Cable as apaixona, a sua biógrafa – a jornalista Irene Merriweather e, por último, mas não menos importante, seu mentor Blaquesmith. Nessas histórias acompanhamos Cable enfrentando o Clube do Inferno, Askanis, Deathlock e emissário do Apocalipse. Além disso conta com o incrível storytelling e a arte emulando Jack Kirby de José Ladrónn.


 

Outras histórias indicadas: Sangue de Apocalipse (em que Gambit e Solaris se tornam cavaleiros), a história em que Ciclope entrega seu Filho para os Askanis no futuro, A Busca Por Ciclope e as histórias da Fabulosa X-Force de Rick Remender.

Este post foi publicado em: 5 HQs, cinema, destaque, quadrinhos

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É Mestre em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos e sexualidades. É especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Publicidade e Propaganda. Ministra aula de quadrinhos e trabalha com design editorial e roteiros. Já trabalhou em museus e com venda de livros e publicidade. É pesquisador associado do Cult de Cultura e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. A partir de 2014, publicou ao menos um quadrinho independente por ano. Loja de Conveniências, sua primeira narrativa longa foi lançada em 2014. Em 2015 participou da coletânea de HQs LGBT Boys Love. Em 2017 colaborou com o quadrinho A Liga dos Pampas de Jader Corrêa, que explora mitos gauchescos. Também lançou Desastres Ambulantes em parceria com Romi Carlos, um quadrinhos sobre segunda guerra mundial e OVNIs, que foi selecionado pelo edital estadual PROAC/SP. Em 2017, publicou Abandonados Pelos Deuses: Sigrid, com Thiago Krening e Cristian Santos e também Fratura Exposta: REDUX com Jader Corrêa. Também escreve os roteiros para os super-heróis portoalegrenses Super Tinga & Abelha-Girl. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com há mais de 10 anos.

7 comentários

  1. Concordo com o Pedro. Fase muito boa, mas Apocalipse é só uma sombra se projetando sobre o Cable. Colocaria X-Factor e Inumanos contra Apocalipse na Lua.

    E a Queda dos Mutantes não é a primeira aparição do Apocalipse. Ele já tinha se mostrado bem antes disso, enfrentando o X-Factor 1 ou 2 vezes já.

    Curtir

    • boa! essa história na lua eh show mesmo.

      concordo com a troca e jogaria essa fase do cable boca de sapo numa posição 0,5 ou referência cruzada.

      a canção do carrasco eu não lembro de nada, lembro que era ruim… a ascensão do apocalipse eu comprei muito voraz, tive q ir no sebo pra conseguir todas e era fraca a história (percebi isso adolescente, quando o conceito de quadrinho ruim era praticamente inexistente pra mim)… a saga dos 12 que habitou toda a minha infância como sendo a possível catarse mutante eu achei muito “no notion” com wolverine morte ganhando do hulk, o monolito vivo pequeno, praticamente todos os 12 eram dos x-men…

      a verdade é que de um vilão legal o apocalipse foi usado milhões de vezes, se tornando cada vez mais um dos clichês da “sobrevivência do mais forte” que é o mote de 4 em cada 5 vilões mutantes.

      Curtir

      • Guilherme Smee diz

        É que não adianta, Apocalipse sempre vai ter um lugar no coração dos adoradores de mutantes por ser o vilão mais poderoso de todos. Isso talvez pelo papel que ele teve no desenho dos anos 90 e em X-Men: Evolution. Porque o filme foi decepcionante! Abraços!

        Curtir

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.