Riverdale: A Série de TV da Turma do Archie

Em fevereiro estreia a série Riverdale, a nova série do canal CW, casa de Arrow, Flash, Supergirl, Gotham e Legends of Tomorrow. Riverdale é a cidade onde moram Archie Andrews e sua turma. Também é uma série vinda dos quadrinhos, mais precisamente dos anos 40. Mas quem é Archie Andrews, por quê ele é tão importante e por que os brasileiros praticamente o desconhecem?

Tudo começou com a editora MLJ, que publicava quadrinhos de humor e de super-heróis em 1939. Foi lá que surgiu The Shield, o protótipo do Capitão América, também criado por Joe Simon e Jack Kirby. Mas foi na edição de número 22 da Pep Comics, de dezembro de 1941, que surgiu Archie Andrews, escrito por Vic Bloom e desenhado por Bob Montana. Com a criação de Archie, o editor John L. Goldwater pretendia agradar aos fãs de Andy Hardy, estrelado por Mickey Rooney. O título Archie Comics começou  a ser publicado em 1942 e é trazido às lojas ininterruptamente até hoje.

012archiefirst
A primeira aparição de Archie em Pep Comics #22 (1941).

As histórias de Archie se passam na cidade fictícia de Riverdale, uma pequena cidade do meio-oeste dos Estados Unidos, embora nunca se diga realmente em que estado ela fica. Archie Andrews é um garoto ruivo que estuda no ensino médio, as suas principais aventuras giram em torno de um triângulo amoroso entre ele, Betty Cooper e Veronica Lodge (a loira e a morena, respectivamente). Archie possui uma banda, chamada The Archies, onde toca com Betty, Veronica, seu rival Reggie Mantle e seu melhor amigo Jughead Jones, que é fanático por hambúrgueres.

012arquibaldo
O gibi Arquibaldo e Sua Turma #7, da Vecchi, nos anos 70.

Talvez os personagens derivados da Turma do Archie sejam mais famosos aqui no Brasil do que sua própria série, devido às adaptações para outras mídias. É o caso do desenho de Josie e As Gatinhas, que foi criado nos anos 70 e muito passou no canal à cabo Cartoon Network. O desenho de Josie era produzido pela Hanna-Barbera. Também é o caso de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, que teve desenho na década de 70 e uma série de TV nos anos 90 que era bastante popular no Brasil e passava na Rede Globo.

A Turma do Archie também teve seu desenho nos anos 70, mas ele era menos popular por era produzido e distribuído pela Filmation. Para a abertura dessa animação foi criada a banda The Archies, cuja música também virou tema da novela Despedida de Solteiro, da Rede Globo. A música Sugar, Sugar chegou a ser número um na Billboard. Aqui no Brasil, a série de quadrinhos do Archie nunca foi muito popular. Era chamada de Arquibaldo e Sua Turma, pela Vecchi, e durou de 1975 a 1976. A revista foi relançada no Brasil como Archie em 1992-1993, pela Viz. A primeira durou 11 edições e a segunda, 18.

Crédito: Apple/Divulgação. Novo iPad Pro da Apple.
A bandinha The Archies, muito popular nos anos 70.

Nos anos 90, com a onda dos crossovers em alta, Archie e sua turma chegaram a estrelar um inesperado encontro com o Justiceiro. Mais para frente também aconteceu uma minissérie em que o pessoal de Riverdale enfrentava o Predador. Totalmente inusitado também. Archie Andrews e sua turma andavam meio apagados nos anos 2000, tendo até tentado se afastar do estilo cartunesco e desagradado um bocado os fãs.

012anos90
Archie e o marketing nos quadrinhos.

Mas a linha de gibis voltou à boca do povo e ganhou um público novo quando Dan Parent criou o personagem gay Kevin Keller. A primeira aparição de Kevin Keller se deu em Veronica # 202 e se provou tão popular que a edição esgotou, fazendo com que a  Archie Comics produzisse uma reimpressão pela primeira vez em sua história.

 

012kevin
Kevin Keller na campanha da Pixar, “it gets better”.

O então presidente da Aliança Gay & Lésbica Contra a Difamação (GLAAD) Jarrett Barrios elogiou a criação de Kevin. “É emocionante ver Riverdale High acolher o seu primeiro estudante abertamente gay e dar aos leitores um vislumbre das vidas da juventude gay hoje.Como a retratação de gays e de pessoas transgêneros pessoas se tornam mais freqüentes na TV e no cinema, as pessoas estão abraçando e esperando para ver mais retratos de nossa comunidade através de diversas plataformas de mídia, incluindo os quadrinhos”. Parent foi nomeado para o prêmio GLAAD Media Award em 2011 pela criação de Kevin.

 

012josieversions
As versões de Josie. A estreia nos quadrinhos. O desenho animado da Hanna-Barbera. O novo quadrinho desta década. E sua versão live-action para a série Riverdale.
012sabrina
Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. Quadrinhos e Série dos Anos 90.

Parent contou que a reação dos fãs a Keller foi completamente favorável. “Nem todo mundo está particularmente feliz com isso, mas até onde vejo, foi cerca de 98% positivo”. Ele reparou no número de fãs gays que se aproximaram dele em aparições pessoais para expressar sua apreciação e contar como um personagem gay como Kevin faz diferença na vida dele e das outras pessoas. Um eventual boicote da organização conservadora One Million Moms  contra a venda da revista-solo de Kevin Keller só serviu para atrair mais atenção ao personagem.

712515_orig
A nova versão dos moradores de Riverdale nos quadrinhos.

Em 2014 Roberto Aguirre-Sacasa (Marvel Knights: 4, Noturno) foi chamado para criar uma nova linha na editora. Sua primeira ação foi criar uma revista de horror chamada Afterlife With Archie (uma paródia à revista Life With Archie, que mostra os personagens em idade adulta) e criar nela a Turma do Archie em versões zumbis. Ele mesmo escreveu a revista e para desenhar chamou talentos da indústria de comics de super-heróis como Francesco Francavilla.

012afterlife
Imagem extraída de Afterlife With Archie.

Em dezembro de 2014, o título carro-chefe, Archie, foi relançado com roteiros de Mark Waid (Flash, Demolidor) e desenhos de Fiona Staples (Saga). O novo quadrinho se afastava do traço cartunesco e de humor e se aproximava de um desenho realista e do drama adolescente. A mudança foi um sucesso e em 2015 a série recebeu o prêmio Eisner de Melhor Novo Quadrinho de 2015. Seguiram-se os títulos Betty & Veronica, Jughead, Life With Kevin, Josie And The Pussycats e Reggie and Me.

012riverdaleseries
Imagem promocional da série Riverdale, pelo canal CW.

O que levou à série de TV pelo canal CW nos Estados Unidos. Riverdale, a série de TV, está sendo desenvolvida pelo showrunner Greg Berlanti (Dawson’s Creek, Everwood) e terá roteiros de Roberto Aguirre-Sacasa, que definiu a série como “Archie encontra Twin Peaks”. A série de TV sairá no Brasil no Warner Channel.


Assista um trailer da série  Riverdale e um clipe animado da música Sugar, Sugar, pelos The Archies:



012rivercapa
A série estreia em 26 de janeiro de 2017 nos EUA e no Brasil, começa a ser exibida no dia 13 de fevereiro, às 21h40, pelo canal Warner.

 

Anúncios

5 Comments

  1. ” Aqui no Brasil, a série de quadrinhos do Archie nunca foi muito popular. Era chamada de Arquibaldo e Sua Turma, pela Vecchi”

    Com esse nome não tinha mesmo como ser popular né.

    E nas adaptações da Josie faltou mencionar o filme (horrivel) em live action com a Rosario Dawson e a guria do Ela é Demais

    Mas a serie ta com cara de que vai ser boa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s