literatura, quadrinhos, Resenhas
Comentários 5

Um Jogo com Você: Aos Cuidados de Rafaela, de Marcelo Saravá e Marco Oliveira

Uma das melhores histórias em quadrinhos brasileiras lançadas esse ano, Aos Cuidados de Rafaela, é como um jogo de provocações, é um gato e rato ao melhor estilo Nelson Rodrigues, como diz a quarta capa da HQ. A trama é a seguinte: após muitas tentativas, Nicolas acaba contratando Rafaela para cuidar de sua mãe, Aureliana, uma decadente cantora da Era de Ouro do rádio. Ele acaba se afeiçoando à garota e a desejando, embora Rafaela não dê motivos para isso. Com a morte de sua mãe, ele acaba, um conluio com seu amigo médico, inventando uma síndrome que o faz merecer os cuidados de Rafaela.

Rafaela, Cravo e Canela

Rafaela, Cravo e Canela

Em, Aos Cuidados de Rafaela, os autores trabalham bem o silêncio na reação dos personagens, volta e meia aparece um quadro sem palavras apenas com os personagens encabulados ou escondendo uma emoção que está à flor da pele e que a imagem disso não pode negar. Também temos muitas interações aditivas entre quadros de coisas distintas que junto acarretam numa nova situação. Elas muito bem utilizadas aqui, como por exemplo na sequência em que Nicolas se barbeia, ou na parte em que leva um soco. As Splash Pages também são outro recurso utilizado em Aos Cuidados de Rafaela, mas, diferente do que se vê em graphic novels brasileiras, esse artificio é usado mais ao estilo americano, em que algum acontecimento marcante precisa ser destacado. A diferença, entretanto, está no conteúdo destes acontecimentos.

Mais rodada que catecismo...

Mais rodada que catecismo…

O texto de Marcelo Saravá é bem trabalhado. Não existe narração em off, mas os diálogos são eficientes e fazem muitas referências. Estão lá funks, referências a marchinhas de carnaval, música sertaneja, mas também tem coisas que revelam a idade dos personagens, quando Nicolas cita o programa Clube do Bolinha. Também tem citações sobre o momento político atual. A arte de Marco Oliveira é expressiva. Sua Rafaela, com as sobrancelhas e o nariz juntos, dando a ela um ar naïve e ao mesmo tempo aproveitador, mostra também um pouco do que é sua arte: que tem a naïvetté como marca, mas também com a “sujeira” e a “malandragem” da arte underground. Ainda destaco o uso das cores, muito bem aproveitadas para cada situação.

Aos Cuidados de Rafaela, de Marcelo Saravá e Marco Oliveira, (Zarabatana Books, 2014, 144 págs, R$ 46,00)

Aos Cuidados de Rafaela, de Marcelo Saravá e Marco Oliveira, (Zarabatana Books, 2014, 144 págs, R$ 46,00)

Como diz o título da resenha, Aos Cuidados de Rafaela é uma HQ lúdica, que brinca com o leitor ao propor jogos de composição diálogo/imagem ou layout/página. Um exemplo disso é a parte em que Nicolas bebe álcool e dentro da garrafa, os quadrinhos vão diminuindo, indicando, assim, que o conteúdo vai se dissipando. Mas a maior brincadeira é um jogo mesmo, desses de tabuleiro, muito bem engenhado pela equipe criativa. É o “Sem Cuidados de Rafaela”, um jogo no qual Nicolas deve chegar ao final com 50 pontos de dignidade, coisa que, é claro, ele não consegue.

Assim, Aos Cuidados de Rafaela é uma boa surpresa ao entregar para o leitor mais do que o esperado e ainda assim jogar com seu olhar e sua percepção, já que acontecem muitas e muitas reviravoltas na trama.

Este post foi publicado em: literatura, quadrinhos, Resenhas

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É Mestre em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos e sexualidades. É especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Publicidade e Propaganda. Ministra aula de quadrinhos e trabalha com design editorial e roteiros. Já trabalhou em museus e com venda de livros e publicidade. É pesquisador associado do Cult de Cultura e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. A partir de 2014, publicou ao menos um quadrinho independente por ano. Loja de Conveniências, sua primeira narrativa longa foi lançada em 2014. Em 2015 participou da coletânea de HQs LGBT Boys Love. Em 2017 colaborou com o quadrinho A Liga dos Pampas de Jader Corrêa, que explora mitos gauchescos. Também lançou Desastres Ambulantes em parceria com Romi Carlos, um quadrinhos sobre segunda guerra mundial e OVNIs, que foi selecionado pelo edital estadual PROAC/SP. Em 2017, publicou Abandonados Pelos Deuses: Sigrid, com Thiago Krening e Cristian Santos e também Fratura Exposta: REDUX com Jader Corrêa. Também escreve os roteiros para os super-heróis portoalegrenses Super Tinga & Abelha-Girl. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com há mais de 10 anos.

5 comentários

  1. Pingback: Devo comprar Aos Cuidados de Rafaela? |

  2. Pingback: Os Melhores Quadrinhos Brasileiros que Li em 2014 | Splash Pages

  3. Pingback: As Melhores HQs Brasileiras Que Li em 2015 | Splash Pages

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.